Posso usar baterias de lítio em ambientes frios?

Quais são os valores do consumidor, atualmente? Conveniência, comida saudável e entrega na hora certa. Traduzido, isto significa que os consumidores exigem cada vez mais, produtos frescos ou refrigerados e em pequenas quantidades. Por esta razão, os ambientes frios ou frigoríficos estão em ascensão, tornando a flexibilidade nas operações um fator cada vez mais importante. Para acompanhar essa tendência as baterias de lítio são a melhor opção, porque se adaptam às mudanças de operação sem condicionar a forma de trabalhar.

Baterias de lítio em câmaras de frio

Um dos itens que geralmente causa preocupação é se as baterias de lítio podem funcionar em ambientes de frio. Como vimos em 6 conselhos lean para armazenagem em frio, esses ambientes representam um desafio para as operações diárias devido às condições de trabalho.

As baterias de chumbo e de lítio podem funcionar em câmaras frigoríficas. Mas sabia que as baterias de chumbo-ácido perdem uma quantidade significativa da sua capacidade de energia quando operam num ambiente refrigerado ou congelado? Em contrapartida, as baterias de lítio quase não perdem desempenho no armazenamento em frio. Vamos então analisar as duas soluções disponíveis no mercado para trabalhar com baterias de lítio em câmaras frigoríficas .

Solução 1: bateria de lítio standard

A maioria das baterias de lítio do mercado incorporam características de série, que permitem aos empilhadores operar em áreas refrigeradas, mas com certas limitações nas condições de operação:

Em áreas de trabalho com temperatura negativa:

  • Tempo de uso limitado e sob certas condições.
  • Não deixar o equipamento parado em zonas de temperatura negativa
  • Carregamentos a temperatura +5ºC

A principal vantagem desta solução é que não acrescenta nenhum custo adicional à bateria, podendo ser uma solução válida para operações realizadas em diversos armazéns com estas características. 

Solução 2: bateria de lítio aquecida

Em função das condições de trabalho pretendidas, uma segunda opção são as baterias de lítio aquecidas. Esta alternativa permite o carregamento fora ou dentro da área refrigerada e, portanto, proporciona total versatilidade. Além disso, manter o empilhador no ambiente frio evita possíveis problemas de condensação causados por entradas e saídas frequentes da área fria.

As baterias de lítio aquecidas não implicam nenhuma restrição ao método de trabalho. Como única desvantagem poderíamos dizer que a autonomia é reduzida entre 5-10% para garantir uma temperatura ótima do equipamento em todos os momentos. Em qualquer caso, é aconselhável aproveitar qualquer oportunidade de carga, em intervalos de 5 minutos ou mais.

 

“As baterias de iões de lítio aquecidas oferecem alta eficiência e eliminam possíveis problemas de condensação”.

Baterias de lítio: múltiplas vantagens

Seja com uma bateria de lítio standard ou aquecida, podemos dizer que o lítio é a opção recomendada para trabalhar em ambientes frigoríficos. Além de se adaptar às condições de trabalho, possui múltiplas vantagens no dia a dia:

  • 3 vezes mais duradouro do que baterias de chumbo-ácido
  • Até 30% mais eficiente em termos de energia
  • 1 única bateria durante a vida útil da máquina
  • Carga completa em cerca de apenas 1 hora
  • Eficiência máxima: Ao eliminar as salas de carga, a possibilidade de aproximar os pontos para carregamento das áreas de trabalho, permite uma redistribuição do armazém e otimiza os fluxos de trabalho

 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo