Baterias de lítio ou baterias de chumbo-ácido?

Ao escolher o empilhador ideal para o seu negócio, é importante considerar vários aspetos; Manual ou elétrico? Alugar ou comprar? Usado ou novo ? Baterias de chumbo-ácido ou baterias de lítio?

Um dos componentes mais importantes dos empilhadores elétricos é a bateria. Por isso, vamos ajudá-lo a comparar as soluções mais comuns atualmente: ácido-chumbo ou iões de lítio.

Diferenças entre baterias de lítio e chumbo-ácido

A maioria dos empilhadores no mercado ainda são máquinas com baterias de chumbo-ácido. No entanto, apesar de grande parte do setor se concentrar neste tipo de bateria, atualmente há uma grande tendência para as baterias de lítio, devido às suas inúmeras vantagens.

As principais diferenças pelas quais as baterias de lítio se destacam face às tradicionais de chumbo são as seguintes:

    • Possuem uma densidade de energia mais alta: os iões de lítio têm uma densidade de energia muito maior, o que significa que podem armazenar energia ocupando menos espaço e implicitamente menos peso. Também se diferenciam pela eficiência energética e maior desempenho, pois são 30% mais eficientes do ponto de vista energético do que uma bateria tradicional de chumbo-ácido, ou seja, representam um menor consumo de energia, para os mesmos resultados ou para resultados ainda melhores do que aqueles que seriam obtidos com as baterias de chumbo-ácido.
    • Vida útil prolongada: A eficiência energética está relacionada com o desempenho da bateria ao longo da vida útil do equipamento. As baterias de chumbo-ácido permitem 1500 ciclos de vida, enquanto a tecnologia de iões de lítio dura até três vezes mais. Com baterias de chumbo, poderão ser necessárias duas a três baterias durante a vida útil de uma máquina, enquanto no caso de usar uma bateria de lítio, apenas será necessária uma. 
    • Baixa taxa de autodescarga: Autodescarga é entendida como a perda de energia quando as máquinas não são utilizadas. No caso dos empilhadores Toyota, a taxa de autodescarga das baterias de lítio é 10 vezes menor do que a do chumbo-ácido.
    • Cargas rápidas: as baterias de chumbo-ácido precisam de 6- 8 horas, para conseguir 100% de carga, enquanto as baterias de iões de lítio podem ser carregadas a 100% em 1 hora. Com isso, obtém-se um maior tempo de uso das máquinas.
    • Evitam o sobreaquecimento: As baterias de lítio permitem que o equipamento seja deixado conectado à corrente elétrica sem correr o risco de sobreaquecimento, o que pode aumentar o grau de autodescarga ou o risco de incêndio.
    • Evitam o efeito de memória: Entendido como a redução da capacidade de carga das baterias ao longo do tempo, em consequência de as recarregar frequentemente com um nível de carga da bateria acima dos 20%. O efeito de memória só afeta as baterias de chumbo, pois a capacidade de recarregamento das baterias de iões de lítio é maior. Ou seja, as baterias de lítio podem ser colocadas à carga em qualquer altura, independentemente do seu estado de carga.
    • Evitam a necessidade de manutenção : As baterias de lítio, ao contrário das baterias de chumbo, não precisam de nenhum tipo de manutenção ou troca de bateria ; não há enchimento de água, não emitem gases e, portanto, são mais seguras .
    • Evitam riscos de segurança para os operadores:
      • Riscos de queimaduras químicas: as baterias de chumbo-ácido são compostas de uma solução líquida chamada eletrólito, composta de ácido sulfúrico e água destilada. O ácido sulfúrico é responsável por possíveis riscos de queimaduras na pele ou olhos em caso de acidente ou uso indevido.
      • Gases tóxicos e inflamáveis ​​durante o carregamento: Uma bateria de chumbo-ácido deve ser recarregada num espaço dedicado, com ventilação, e longe de qualquer fonte de fogo ou chama. Por outro lado, as baterias de lítio são totalmente seladas, carregam em qualquer lugar, com segurança para os operadores, não emitindo partículas.

Resumindo, as baterias de lítio apresentam múltiplas vantagens em relação às baterias tradicionais, constituindo uma grande alternativa e inovação energética. Quer saber se o lítio é a melhor solução de energia para si? Fale connosco , teremos o maior prazer em ajudá-lo.

QUERO SER CONTACTADO

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo