6 conselhos lean para armazenamento em frio

Um dos maiores desafios em armazenagem em frio, é manter a temperatura certa para os produtos armazenados em ambientes internos, mantendo os custos baixos. Isso deve ser feito sem comprometer o bom funcionamento do empilhador. Outros desafios incluem otimizar a capacidade da bateria, minimizar o espaço desperdiçado e evitar problemas causados pela condensação. Aqui estão algumas dicas para resolver esses desafios comuns e otimizar as suas operações.

Use o equipamento certo

Empilhadores fiáveis são manobráveis, rápidos e apoiam o fluxo de trabalho para garantir que os produtos frescos não se estragam. As operações de armazenamento em frio são um dos desafios mais difíceis no manuseamento de materiais, pois as temperaturas muito negativas podem afetar os empilhadores de maneira adversa. Portanto, para evitar avarias e custos de reparação, são recomendados equipamentos com especificação cold store, com opções específicas (como óleo para baixas temperaturas, eixos de aço inoxidável, verificação de todas as soldaduras expostas, proteção de placas e componentes elétricos, etc.). A opção POC (controlo pré-operacional), também permite, de uma forma simples e rápida, que os operadores se certifiquem de que o equipamento está ok para ser usado.

Aproveite o espaço

O espaço é muito caro em câmaras frigoríficas. Portanto, a utilização e a área de armazenamento devem ser otimizadas. Uma boa opção é escolher opções de armazenamento que utilizem o espaço da forma mais eficiente possível. Por exemplo, a solução de transportador de carga automatizado maximiza o uso do espaço, mantendo o alto desempenho e reduzindo o número de equipamentos e operadores necessários na câmara fria.

Procure novas soluções de energia

Sabia que as baterias de iões de lítio quase não perdem desempenho em ambientes frios e têm uma eficiência energética até 30% superior às baterias de chumbo-ácido? 

 

As baterias de iões de lítio permitem um tempo de funcionamento mais longo e existem soluções no mercado que permitem inclusivé o carregamento no frio. Graças a um pequeno aquecedor de bateria, os empilhadores podem operar continuamente no frio, durante todo o turno.

 

Como escolher o equipamento para armazenamento refrigerado certo? Descubra tudo o que precisa saber sobre empilhadores

DESCUBRA AS VANTAGENS DE BATERIAS LI-ION

 

Garanta o conforto do operador

Além de roupas adequadas, a produtividade do operador será beneficiada, se o empilhador com que ele trabalha o mantiver quente no ambiente frio. Por exemplo, equipar empilhadores retráteis com cabine aquecida pode contribuir para a saúde e a segurança dos funcionários. O custo adicional associado a uma cabina aquecida tem um rápido retorno do investimento, a produtividade permanece alta durante todo o turno de trabalho, resultando em pausas de trabalho reduzidas (estas são práticas comuns em ambientes frios e geralmente representam uma perda de 10% a 15% de produtividade).

Considere automação para tarefas repetitivas

Uma maneira simples de reduzir o número de operadores em ambientes frios é automatizar certos processos. A introdução de equipamentos automatizados para transporte ou armazenamento automatizado de paletes pode ser feita passo a passo. Os funcionários podem assumir tarefas alternativas, onde não estão expostos a condições de trabalho adversas.

 

SAIBA MAIS SOBRE SOLUÇÕES PARA ÁREAS REFRIGERADAS

 

Mantenha a manutenção atualizada

Trabalhar em condições de frio e humidade pode ser um desafio para as frotas de empilhadores. Ter acesso a técnicos de serviço qualificados e peças sobressalentes genuínas é fundamental para operar as operações de logística 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Na Toyota Material Handling temos equipamentos inteligentes, que utilizam os dados disponibilizados pela telemática para melhorar o serviço que oferecemos. Recomendamos sempre a contratação de um contrato de serviço, principalmente quando se trabalha com empilhadores em condições difíceis, como é o caso de armazenamento com temperatura controlada.

 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo