Os empilhadores elétricos são conhecidos pela sua facilidade de uso, tecnologia limpa, potência e baixo ruído. Então, serão uma boa alternativa aos empilhadores de combustão, normalmente escolhidos para as difíceis condições de trabalho no exterior? - A resposta é sim, mas precisa ter algumas considerações em mente.
Empilhadores elétricos estão disponíveis em modelos de 3 e 4 rodas, tal como a gama Traigo da Toyota . Os modelos de 4 rodas oferecem uma direção mais estável em superfícies irregulares, mantendo a produtividade e a confiança do operador. Os pneus pneumáticos comuns nos empilhadores térmicos ou de combustão interna, oferecem grande conforto ao conduzir, porém os pneus PSC ou maciços amortecidos, comuns em empilhadores elétricos, proporcionam um bom equilíbrio entre conforto e capacidade de carga do empilhador e são adequados para uso ao ar livre. O SAS, (Sistema de Estabilidade Ativa), instalado de série nos empilhadores elétricos Toyota, contribui para uma estabilidade superior em pisos planos e irregulares.
Os seus motoristas precisam trabalhar à chuva, vento ou frio? Essa, com certeza, não é uma maneira confortável de trabalhar. Podemos garantir um espaço de trabalho confortável e aquecido para os seus operadores de empilhador, graças a uma cabine fechada, com ou sem aquecedor. Quando se trata da sua preferência de cabine, um empilhador elétrico não difere de um empilhador de combustão interna.
Para aumentar a segurança em situações de pouca visibilidade, como áreas escuras ou em condições de chuva, existem acessórios, tal como limpa-parabrisas e faróis, que podem ser muito úteis.
O que há de tão bom nos empilhadores elétricos é que eles são silenciosos e têm um nível de vibrações baixo, tornando-se mais agradável sentar ou trabalhar ao seu redor, não importa se está dentro ou fora do armazém.
Em condições normais de trabalho, os empilhadores podem operar em temperaturas que variam de -20ºC a +40°C. No entanto, dependendo da situação, pode ser necessário adicionar alguns opcionais para garantir a produtividade total. Também é recomendável não operar os empilhadores em más condições climáticas, pois a visibilidade pode ser restrita, diminuindo a segurança.
Armazene sempre os empilhadores elétricos em ambientes secos e próximo de 20°C, para garantir uma longa vida útil para empilhadores e componentes de bateria. A bateria e os componentes elétricos podem ficar danificados em certas condições climáticas, como chuva e neve, principalmente se o empilhador não estiver em uso. As variações de temperatura também podem enfraquecer a bateria e reduzir a sua vida útil.
Também recomendamos carregar as baterias de chumbo-ácido ou iões de lítio em temperaturas entre +5 °C e +30 °C.
Os empilhadores elétricos Toyota Traigo funcionam bem em condições ambientais normais, mas para garantir alto desempenho e durabilidade durante a utilização extensa em condições difíceis no exterior, é aconselhável proteção adicional. Especialmente contra água e poeiras (definido pelo nível IP* do empilhador ou dos seus componentes). Ambientes de trabalho especiais, como portos, reciclagens, regiões de baixa temperatura... peça proteção extra para os seus empilhadores:
* O que significa IP?
O código IP ou Índice de Proteção é definido pela norma IEC 60529, que classifica o grau de proteção fornecido por componentes mecânicos e componentes elétricos contra penetração de corpos estranhos, tal como poeiras e água, bem como a resistência ao impacto. O primeiro dígito representa a proteção contra poeiras (escala 0-6, 6 significa à prova de poeira). O segundo dígito significa proteção contra humidade (escala 0-9, 9 significa proteção contra imersão em alta pressão).
Por exemplo: os novos motores Toyota Traigo80 estão disponíveis com IP54:
Para concluir, os empilhadores elétricos da Toyota certamente são adequadas para operar em ambientes internos e externos em condições normais de trabalho. Além disso, são versáteis, potentes, limpos e silenciosos.
É importante armazená-los no interior após o turno, onde podem ser carregados para o dia seguinte. Recomendamos consultar os nossos especialistas para aconselhamento em caso de operação em ambientes com poeiras, frios ou muito húmidos.