Abraçar a inovação não é apenas uma opção, é a rampa de lançamento para as empresas e a sociedade prosperarem. É por isso que, nos próximos anos, vamos aumentar os investimentos em investigação e desenvolvimento. Isto terá um impacto significativo e positivo em toda a nossa empresa e afetará igualmente os nossos clientes. Vamos desenvolver novos produtos e serviços a um ritmo cada vez maior e aumentar a eficiência com novos processos e formas mais sofisticadas de trabalhar.
'A inovação é a chave para se manter relevante no mundo da logística, cada vez mais complexo, e a mudar a uma velocidade que nunca vimos antes.'
Hans Larsson
Diretor de Inovação Estratégica na Toyota Material Handling Europe
Que tendências e desenvolvimentos moldarão o futuro da logística? Essa é a questão vital.
Para monitorizar, compreender e antecipar, criámos o "Radar de Tendências". Aqui, analisamos tendências em negócios, logística e tecnologia a partir de diferentes perspetivas e prazos. Consultamos muitas e várias fontes de alta qualidade, criando insights que nos permitem a nós e aos nossos clientes tomar decisões bem informadas.
O azul é a cor designada para os nossos conceitos e protótipos de inovação. Representa pensamento e tecnologia de ponta, design industrial inovador e, mais importante ainda, a ambição de ultrapassar os limites do que é possível. Seja na fase de desenvolvimento ou numa instalação de testes, quando alguém vê um dos nossos "azuis de inovação", sabe que esse conceito em breve terá um impacto real no mundo.
A engenharia humana e a inteligência artificial (IA) juntas no design não são apenas uma parceria, são um divisor de águas. Representando a nova fronteira do design industrial, os nossos engenheiros procuram otimizar o projeto estrutural dos nossos produtos usando algoritmos de IA, resultando numa harmonia única de resistência e durabilidade, sem comprometer a capacidade enquanto se retira o excesso de material, sempre que possível.
Com o nosso conceito A.I. TeamDelivery, partilhamos a nossa visão sobre como poderia ser o mundo da (intra)logística e do comércio eletrónico. Para entregas de última milha, a nossa equipe de design criou um veículo autónomo chamado 'Urban Runner'. Este veículo de entrega, apesar de ter sido concebido recentemente, já ganhou um iF DESIGN AWARD.
A construção de novas parcerias e ecossistemas colaborativos é crucial para nós:
Transformamos grandes ideias em grandes produtos. Sempre que isso acontece, os nossos protótipos "azul inovação" tornam-se os produtos "Toyota Material Handling laranja" conhecidos e utilizados em todo o mundo. Esta mudança representa o núcleo do nosso negócio – a nossa capacidade de nutrir e desenvolver ideias desde a prancheta até à implementação final no local.
'A inovação tem a ver com a criação de valor de formas inovadoras. Todos os dias trabalhamos com tecnologias de ponta, mas a inovação é muito mais do que isso. Trata-se de desenvolver uma compreensão profunda dos nossos clientes e dos problemas que enfrentam e desafiar o estado atual com novas soluções. É isso que transforma um equipamento azul num equipamento laranja.'
Johan Brynås
Chefe de Investigação e Inovação na Toyota Material Handling Europe
O futuro é moldado pela inovação em automação, conectividade e produtividade. Podemos contribuir para uma sociedade mais sustentável desenvolvendo as soluções logísticas mais seguras e eficientes do ponto de vista energético possíveis. Fazemos isso focando na tecnologia com o maior potencial de mudança positiva.
O setor da logística enfrenta alguns desafios reais na execução do plano do Pacto Ecológico da UE, que visa remodelar as políticas da UE em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade, a fim de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 90 % até 2050.
Para além dos desafios ambientais, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas e o quadro de relatórios ESRS da UE também incluem as questões sociais e o governo das sociedades como considerações empresariais. Aqui, as parcerias são cruciais, uma vez que nenhuma organização pode trabalhar sozinha para um futuro sustentável.
Para nos mantermos na vanguarda, precisamos monitorizar todos os desenvolvimentos que impactam o mundo da logística, o que obviamente significa tornar a sustentabilidade parte integrante de nossa abordagem de negócios.