Em todos os setores, há um impulso para a adoção de tecnologias com baixos níveis de carbono, o que na maioria dos casos significa o uso de energia elétrica. Como resultado, há uma procura maior tanto por eletricidade quanto pela infraestrutura que é usada para a fornecer – basta pensar na quantidade de carregadores para carros elétricos que foram instalados em locais públicos, por exemplo.
As empresas querem adotar energia elétrica, mas não querem ficar limitados pela capacidade da rede ou pelo tempo que leva a carregar uma bateria. É aí que entram os empilhadores com células de combustível. Funcionam com hidrogénio, levam de 2 a 3 minutos para reabastecer totalmente e apresentam emissões zero se for utilizado o hidrogénio verde. O hidrogénio pode ser facilmente armazenado no local, dando-lhe controlo total sobre o abastecimento.
90% da gama de empilhadores da Toyota é elétrica, incluindo equipamentos movidos a bateria de iões de lítio e movidos a hidrogénio. Na verdade, a experiência da Toyota com empilhadores a hidrogénio remonta há mais de 15 anos.
O sistema de células de hidrogénio num empilhador consiste numa pilha de célula de combustível, num tanque de hidrogénio a 350 bar, numa pequena bateria de iões de lítio para armazenar temporariamente o excedente de energia e num ventilador. Tudo isto está contido numa estrutura fundida do tamanho de uma bateria de chumbo-ácido clássica e pode ser instalado com relativa facilidade em empilhadores elétricos convencionais.
Dentro da pilha de célula de combustível, o hidrogénio é misturado com o ar, reagindo com o oxigénio do ar e produzindo água. Durante essa reação química, é libertada energia elétrica que é coletada e usada para acionar os motores elétricos responsáveis pelos sistemas de propulsão, elevação e inclinação do empilhador.
Quer saber mais sobre empilhadores com célula de combustível de hidrogénio? Ler FAQs >>
Não tem a certeza se o hidrogénio é adequado para si? Basta responder às questões da lista de perguntas abaixo. Se responder "não" a todas, deve investigar uma fonte de energia diferente. Mas quanto mais respostas "sim" der, mais provável será que os empilhadores com célula de combustível a hidrogénio, sejam a melhor escolha para a sua operação.
Se gere uma operação de vários turnos em que os empilhadores são operados constantemente, encontrar tempo para carregar a bateria pode ser um desafio. Com as células de combustível a precisar de apenas 2-3 minutos para reabastecer, é fácil encaixar esta tarefa na programação do turno de trabalho.
As aplicações pesadas têm altos requisitos de energia, o que significa que os empilhadores precisam de reabastecer com frequência. Nestes casos, a tecnologia de célula de combustível destaca-se, uma vez que o curto ciclo de reabastecimento reduz o tempo de inatividade ao mínimo.
Se as empresas se comprometeram a reduzir as suas emissões de CO2 a um determinado nível, a tecnologia de célula de combustível pode ser um grande passo nessa direção: ao usar hidrogénio verde, uma célula de combustível não produz qualquer emissão.
Uma frota maior no local, com vários tipos de equipamentos, pode funcionar com um único dispensador de hidrogénio, economizando tempo, espaço e custos.
Ao contrário das baterias de chumbo-ácido, as células de combustível de hidrogénio operam em baixas temperaturas sem perda de eficiência.
As empresas que já possuem outros veículos movidos a hidrogénio podem mudar para empilhadores com célula de combustível rapidamente e começar a ver os benefícios imediatamente.
O hidrogénio de grau energético é obtido separando-o dos outros elementos nas moléculas onde ocorre (tais como água, hidrocarbonetos e biomassa). Os dois métodos mais comuns para essa separação, são a reforma a vapor e a eletrólise. Destes, a eletrólise é considerada o processo mais limpo. Se esta eletrólise for alimentada por uma fonte de energia renovável (como energia solar ou eólica), o produto final pode ser qualificado como ‘hidrogénio verde’.
É possível produzir o seu próprio hidrogénio no local, utilizando o seu próprio eletrolisador. Alternativamente, o hidrogénio pode ser fornecido através de linhas no telhado ou subterrâneas, ou botijas de gás ou reboques especiais. Isto significa que o armazenamento e o reabastecimento podem ser feitos em ambientes internos ou externos.
A energia fornecida por uma célula de combustível de hidrogénio há muito é considerada uma opção amiga do ambiente - mas atualmente também é encarada como prática. Os empilhadores movidos a célula de combustível de hidrogénio são:
Os empilhadores operam com zero emissões – uma vez que o único resíduo é água destilada. Usar 'hidrogénio verde' torna todo o ciclo de vida do hidrogénio neutro em carbono. Sem produtos químicos tóxicos, as máquinas são seguras para os operadores.
Os tanques de combustível de hidrogénio têm uma longa vida útil, com baixa necessidade de manutenção. Não há perda de desempenho durante o uso e o abastecimento oportuno é possível sem prejudicar a vida útil da bateria.
O reabastecimento leva apenas 2-3 minutos e não há necessidade de trocar a bateria. O hidrogénio pode ser armazenado de variadas formas e não precisa de uma área de carga exclusiva ou sistema de ventilação. Isto torna a célula de combustível de hidrogénio uma opção altamente produtiva.
O reabastecimento pode ser feito tanto ao ar livre como dentro do armazém, em baixas temperaturas e a qualquer hora. Os tanques podem ser adaptados aos equipamentos existentes e não ocupam espaço excessivo.
Mudar para empilhadores com célula de combustível requer um investimento inicial na infraestrutura de hidrogénio na sua instalação. Este investimento começa a pagar-se imediatamente por meio de economias regulares nos custos operacionais. Quanto tempo leva para pagar totalmente, depende da natureza da sua operação - vale a pena analisar isso com cuidado antes de decidir se a célula de combustível é certa para o seu negócio.
Em geral, uma solução de célula de combustível fará mais sentido para os negócios com grandes frotas baseadas num único local operacional. As operações em que os empilhadores são submetidos a vários turnos ou trocas frequentes de bateria também terão um retorno mais rápido.
No entanto, existem outros fatores que pode considerar antes de fazer a troca. Para garantir que está a fazer a melhor escolha, responda ao questionário de autoavaliação nesta página.
Cerca de 90% da frota de empilhadores elétricos da Toyota está atualmente disponível com tecnologia de célula de combustível e estamos constantemente a aumentar a nossa gama de empilhadores com célula de combustível. Usamos a energia do hidrogénio nas nossas próprias instalações de produção no Japão e na Itália, bem como com parceiros em França, Noruega e Finlândia. Com esta experiência prática, adquirimos um conhecimento em primeira mão dos requisitos, oportunidades e dificuldades quando se trata de instalar a energia do hidrogénio. Transmitimos isto aos clientes sempre que podemos.
Folheto tecnologia de célula de combustível >>
A Toyota Caetano Portugal terá o prazer de falar consigo sobre a gama de oferta e aconselhar sobre como fazer com que equipamentos com célula de combustível trabalhem em seu benefício.
O equipamento movido a hidrogénio recebeu comentários promissores e reações positivas na AET:
"Depois de utilizar o empilhador, podemos comparar as características do empilhador a hidrogénio com os benefícios do empilhador elétrico: ajustável, rigoroso no uso, ágil, quase completamente silencioso e sem emissão de gases através do escape. Além disso, após um dia longo e especialmente produtivo, podemos reabastecer de imediato o empilhador."
Luc De Ben, Coordenador de Suporte Terminal da AET