Antuérpia Euroterminal - estação móvel de abastecimento de hidrogénio para o seu empilhador Toyota

O Euroterminal de Antuérpia ou AET é o maior terminal polivalente da Europa localizado no porto de Antuérpia, na Bélgica. Junto com os seus parceiros de negócios, decidiram testar um empilhador Toyota equipado com célula de combustível de hidrogénio e utilizar uma estação de abastecimento móvel, no seu novo projeto de sustentabilidade.

Dados e números

  • Empresa: Euroterminal de Antuérpia
  • Localidade: Antuérpia (zona portuária), Bélgica
  • Indústria: Terminal multiuso e logística
  • Soluções: Estação móvel de abastecimento de hidrogénio

Sobre o Euroterminal de Antuérpia

O Euroterminal de Antuérpia ou AET é o maior terminal polivalente da Europa e pode ser encontrado no porto de Antuérpia, na Bélgica. São especializados em diversos tipos de carga, desde contentores e cargas fracionadas a veículos, cargas pesadas, cargas especiais e muitos outros. A maioria das suas atividades envolvem movimentação de navios e unidades RoRo (roll-on / roll-off) e LoLo (lift-on / lift off). AET faz parte do Grupo Grimaldi e abriga muitos dos seus navios, mas também é um centro de distribuição para a Toyota e outras marcas de automóveis. O Grimaldi Group foca-se atualmente na redução da pegada de carbono do planeta e visa soluções mais verdes para o transporte marítimo e aéreo. O porto de Antuérpia, onde a AET está localizada, é o local ideal para soluções de energia verde; graças a diversas turbinas eólicas e várias empresas que têm H2 como produto residual das suas atividades. Portanto, é o lugar perfeito para testar equipamentos movidos a hidrogénio.

Grandes esperanças para soluções de hidrogénio

Na jornada global para encontrar uma fonte de energia adequada para carga e transporte, o hidrogénio tem sido cada vez mais rotulado como uma alternativa ambientalmente correta aos combustíveis fósseis. A decisão de usar célula de combustível de hidrogénio para empilhadores, camiões, ‘straddle carriers’, guindastes, etc. não é fácil, pois poucas soluções de transporte permitem a coexistência de tanque de hidrogénio e bateria. A implementação de veículos com célula de combustível também requer planeamento e uma estratégia clara de desenvolvimento, em relação à estrutura de abastecimento de hidrogénio. A acrescentar, a tecnologia de célula de combustível representa um investimento a considerar.

A energia do hidrogénio tem grandes vantagens em comparação com o chumbo-ácido ou mesmo os iões de lítio: um alcance maior, as máquinas têm um intervalo de abastecimento muito mais curto e exigem menos manutenção, sem desperdiçar energia. Para além de ser ambientalmente amigável, a célula de combustível pode economizar tempo e dinheiro para a empresa.

Antuérpia Euroterminal e os seus parceiros decidiram testar um empilhador Toyota de célula a combustível de hidrogénio e usar uma estação de carregamento móvel no seu novo projeto de sustentabilidade.

O trabalho em equipa faz com que a solução de hidrogénio funcione

O Projeto ‘Hydrolog’ junta vários parceiros e colaboradores (dezassete no total), entre os quais AET, VIL, Toyota. Foi lançado como um projeto piloto para mostrar que há espaço para energias renováveis, ​​como o hidrogénio, num ambiente de logística tão exigente, como um porto. Uma vez que o manuseamento de materiais movidos a hidrogénio requer um grande investimento (camiões, posto de abastecimento ...), a VIL pediu à organização Waterstofnet para cooperar, a Waterstofnet ofereceu o seu posto móvel de reabastecimento gratuitamente. A União Europeia reconheceu os possíveis benefícios do projecto ‘Hydrolog’ e decidiu subsidiá-lo, reduzindo os custos de investimento. A Toyota forneceu o empilhador com célula de combustível.

O empilhador movido a hidrogénio recebeu alguns comentários promissores e muitas reações positivas na AET: 'Depois de usar o empilhador, podemos comparar as características do empilhador a hidrogénio com os benefícios do empilhador elétrico: ajustável, rigoroso na utilização, ágil, quase totalmente silencioso e sem emissão de gases de escape. Além disso, após um dia longo e especialmente produtivo, podemos reabastecer o equipamento de imediato. Com um tanque totalmente vazio, o enchimento levará cerca de dez minutos, tal como um empilhador a diesel. Ao contrário dos empilhadores movidos a chumbo-ácido, o empilhador movido a hidrogénio não precisa que a sua bateria seja substituída e, ao contrário da bateria de iões de lítio, não precisa de carregamentos de oportunidade. Foi uma experiência muito agradável para nós ', diz Luc De Ben - Coordenador de apoio de Terminal da AET. Uma estação fixa de hidrogénio, no entanto, é mais rápida do que uma estação móvel. Em termos de reabastecimento do empilhador: leva apenas dois a três minutos para encher o tanque.

Investimento partilhado

A maior desvantagem para a maioria das empresas em investir em células de combustível é o preço das soluções movidas a hidrogénio. O Projeto ‘Hydrolog’ tentou manter os seus custos no mínimo. Uma estação móvel de hidrogénio pode ser adquirida em conjunto com vários parceiros e pode ser partilhada. Isto pode reduzir o custo de investimento inicial. Alguns projetos relacionados com o hidrogénio, como o projeto ‘Hydrolog’, estão abrangidos por subsídio, o que permite manter o custo do investimento inicial relativamente baixo.

Além disso, os investidores não precisarão de criar uma rede de tubagens para abastecer a sua estação com hidrogénio, o que reduz os custos e preocupações com a infraestrutura: 'Com' Hydrolog 'não queremos apenas encontrar uma solução para a infraestrutura de estações de hidrogénio; também queremos mostrar que existem cada vez mais possibilidades de transporte interno que podem ser equipadas com tanques de hidrogénio. Desta forma, podemos evitar a situação do ovo e da galinha e ter um acompanhamento valioso para as nossas máquinas já amplamente disponíveis ", disse Filip Van Hulle - Gestor de Projeto na VIL. Os coordenadores do projeto Luc e Karl também estão muito felizes com o projeto: ‘uma experiência muito interessante e positiva! A energia do hidrogénio realmente permite muitas possibilidades em relação a um futuro mais sustentável. '

Uma Europa limpa e verde

O projeto VIL ‘Hydrolog’ na AET mostra-nos que a mudança para soluções movidas a hidrogénio, no transporte elétrico de material pesado é certamente possível e é fortemente suportado. O ministro flamengo da economia, inovação e trabalho, Hilde Crevits, também concorda: "Este projeto mostra que a mudança para o hidrogénio como um transportador de energia é possível na vida real, mesmo na logística. Isto ajudará a reduzir a pegada de carbono de máquinas pesadas. Estou muito feliz em ver que a VIL e os seus parceiros de projeto estão a utilizar esta oportunidade para colocar Flandres no mapa como uma figura importante em soluções de hidrogénio. ”Embora Flandres possa ter sido pioneira neste projeto do hidrogénio na logística, os benefícios desta fonte de energia renovável vão-se estender por toda a Europa e talvez até mesmo por todo o mundo.

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