O que a tecnologia de célula de combustível significa para o seu empilhador

Os empilhadores com célula de combustível a hidrogénio combinam a sustentabilidade de um empilhador elétrico com a simplicidade e o curto tempo de reabastecimento de um motor de combustão interna.

O que significa ‘tecnologia de célula de combustível’ para o seu empilhador

Em todos os setores, há um impulso para a adoção de tecnologias com baixos níveis de carbono, o que na maioria dos casos significa o uso de energia elétrica. Como resultado, há uma procura maior tanto por eletricidade quanto pela infraestrutura que é usada para a fornecer – basta pensar na quantidade de carregadores para carros elétricos que foram instalados em locais públicos, por exemplo.

As empresas querem adotar energia elétrica, mas não querem ficar limitados pela capacidade da rede ou pelo tempo que leva a carregar uma bateria. É aí que entram os empilhadores com células de combustível. Funcionam com hidrogénio, levam de 2 a 3 minutos para reabastecer totalmente e apresentam emissões zero se for utilizado o hidrogénio verde. O hidrogénio pode ser facilmente armazenado no local, dando-lhe controlo total sobre o abastecimento.

90% da gama de empilhadores da Toyota é elétrica, incluindo equipamentos movidos a bateria de iões de lítio e movidos a hidrogénio. Na verdade, a experiência da Toyota com empilhadores a hidrogénio remonta há mais de 15 anos.

Como funciona a célula de combustível de hidrogénio em empilhadores?

O sistema de células de hidrogénio num empilhador consiste numa pilha de célula de combustível, num tanque de hidrogénio a 350 bar, numa pequena bateria de iões de lítio para armazenar temporariamente o excedente de energia e num ventilador. Tudo isto está contido numa estrutura fundida do tamanho de uma bateria de chumbo-ácido clássica e pode ser instalado com relativa facilidade em empilhadores elétricos convencionais.

Dentro da pilha de célula de combustível, o hidrogénio é misturado com o ar, reagindo com o oxigénio do ar e produzindo água. Durante essa reação química, é libertada energia elétrica que é coletada e usada para acionar os motores elétricos responsáveis pelos sistemas de propulsão, elevação e inclinação do empilhador.

Quer saber mais sobre empilhadores com célula de combustível de hidrogénio? Ler FAQs >>

Devo usar empilhadores com tecnologia de célula de combustível?

Não tem a certeza se o hidrogénio é adequado para si? Basta responder às questões da lista de perguntas abaixo. Se responder "não" a todas, deve investigar uma fonte de energia diferente. Mas quanto mais respostas "sim" der, mais provável será que os empilhadores com célula de combustível a hidrogénio, sejam a melhor escolha para a sua operação. 

Questionário de autoavaliação

De onde vem o hidrogénio?

O hidrogénio de grau energético é obtido separando-o dos outros elementos nas moléculas onde ocorre (tais como água, hidrocarbonetos e biomassa). Os dois métodos mais comuns para essa separação, são a reforma a vapor e a eletrólise. Destes, a eletrólise é considerada o processo mais limpo. Se esta eletrólise for alimentada por uma fonte de energia renovável (como energia solar ou eólica), o produto final pode ser qualificado como ‘hidrogénio verde’.

Posso produzir o meu próprio hidrogénio?

É possível produzir o seu próprio hidrogénio no local, utilizando o seu próprio eletrolisador. Alternativamente, o hidrogénio pode ser fornecido através de linhas no telhado ou subterrâneas, ou botijas de gás ou reboques especiais. Isto significa que o armazenamento e o reabastecimento podem ser feitos em ambientes internos ou externos.

Vantagens das células de combustível de hidrogénio

A energia fornecida por uma célula de combustível de hidrogénio há muito é considerada uma opção amiga do ambiente - mas atualmente também é encarada como prática. Os empilhadores movidos a célula de combustível de hidrogénio são:

Sustentáveis

Os empilhadores operam com zero emissões – uma vez que o único resíduo é água destilada. Usar 'hidrogénio verde' torna todo o ciclo de vida do hidrogénio neutro em carbono. Sem produtos químicos tóxicos, as máquinas são seguras para os operadores.

Fiáveis

Os tanques de combustível de hidrogénio têm uma longa vida útil, com baixa necessidade de manutenção. Não há perda de desempenho durante o uso e o abastecimento oportuno é possível sem prejudicar a vida útil da bateria.

Produtivos

O reabastecimento leva apenas 2-3 minutos e não há necessidade de trocar a bateria. O hidrogénio pode ser armazenado de variadas formas e não precisa de uma área de carga exclusiva ou sistema de ventilação. Isto torna a célula de combustível de hidrogénio uma opção altamente produtiva.

Flexíveis

O reabastecimento pode ser feito tanto ao ar livre como dentro do armazém, em baixas temperaturas e a qualquer hora. Os tanques podem ser adaptados aos equipamentos existentes e não ocupam espaço excessivo.

A célula de combustível compensa como um investimento?

Mudar para empilhadores com célula de combustível requer um investimento inicial na infraestrutura de hidrogénio na sua instalação. Este investimento começa a pagar-se imediatamente por meio de economias regulares nos custos operacionais. Quanto tempo leva para pagar totalmente, depende da natureza da sua operação - vale a pena analisar isso com cuidado antes de decidir se a célula de combustível é certa para o seu negócio.

Quando é que o hidrogénio tem mais sucesso?

Em geral, uma solução de célula de combustível fará mais sentido para os negócios com grandes frotas baseadas num único local operacional. As operações em que os empilhadores são submetidos a vários turnos ou trocas frequentes de bateria também terão um retorno mais rápido.

No entanto, existem outros fatores que pode considerar antes de fazer a troca. Para garantir que está a fazer a melhor escolha, responda ao questionário de autoavaliação nesta página.

Empilhadores de célula de combustível da Toyota

Estamos constantemente a aumentar a nossa gama de empilhadores com célula de combustível. Usamos a energia do hidrogénio nas nossas próprias instalações de produção no Japão e na Itália, bem como com parceiros em França, Noruega e Finlândia. Com esta experiência prática, adquirimos um conhecimento em primeira mão dos requisitos, oportunidades e dificuldades quando se trata de instalar a energia do hidrogénio. Transmitimos isto aos clientes sempre que podemos.

Quer saber mais sobre empilhadores com célula de combustível de hidrogénio? Leia a nossa página de FAQs >>

 

Folheto tecnologia de célula de combustível >>

Células de combustível - tudo o que precisa saber

O que é a tecnologia de célula de combustível, como funciona e será adequada para a sua operação? Leia a nossa página de FAQs com as perguntas mais frequentes sobre a tecnologia de célula de combustível.

Saber mais >>

Que fonte de energia escolher?

Desde motores de combustão interna até à tecnologia de célula de combustível, temos as soluções de energia que melhor se adaptam às suas operações. Saiba mais sobre as nossas soluções de energia para empilhadores.

Leia mais >>

Li-ion: o caminho a percorrer

Baterias sem manutenção que permitem que os seus equipamentos funcionem 24 horas por dia. Saiba mais sobre as nossas baterias de iões de lítio como fonte de energia para o seu próximo empilhador Toyota.

Leia mais >>

A nossa abordagem à sustentabilidade icon

A nossa abordagem à sustentabilidade

Juntos, fazemos a diferença para maximizar a segurança, minimizar o impacto ambiental e otimizar os processos de negócios. 

Saiba mais >

Limpar tudo