Embora as baterias de chumbo-ácido tenham sido durante vários anos, a fonte de energia mais comum em empilhadores, a Toyota Material Handling foi pioneira na utilização de baterias de iões de lítio como opção, já em 2013. Desde então, esta solução tornou-se rapidamente uma fonte de energia básica para empilhadores. As fontes de energia de iões de lítio e hidrogénio ajudam as empresas a atingir os seus objetivos de sustentabilidade, uma vez que utilizam menos energia do que as baterias tradicionais de chumbo-ácido.
Escolher a opção de energia certa para a sua frota de equipamentos depende das prioridades do seu negócio. A tabela abaixo compara algumas das opções mais comuns:
Tempo para carregamento total: 80 min
Infraestrutura de carregamento: Nenhuma, carregam na sua rede elétrica
Manutenção: Nenhuma
Ciclo de vida: 5.000 ciclos de carga
Emissões: Nenhumas (combinado com eletricidade verde)
Disponibilidade: Gama elétrica completa
Tempo para carregamento total: 3 min
Infraestrutura de carregamento: Posto de combustível e eletrolisador opcional
Manutenção: Mínima
Ciclo de vida: 10 anos
Emissões: Nenhumas (combinado com hidrogénio verde)
Disponibilidade: 90% da gama elétrica
Tempo para carregamento total: 8-12 horas
Infraestrutura de carregamento: sala de carregamento separada
Manutenção: Intensa: cobertura de água regular
Ciclo de vida: 1.500 ciclos de carga
Emissões: produtos químicos durante o carregamento
Disponibilidade: Gama elétrica completa
A solução de iões de lítio é a solução de energia disponível, mais eficiente, altamente adequada quer para ambientes de turno único quer em multi-turnos. Estas baterias são mais fáceis e rápidas de carregar do que as de chumbo-ácido e permitem carregamentos de oportunidade. Isto elimina a necessidade de trocar as baterias durante o dia, maximizando as taxas gerais de produtividade do equipamento.
Oferecemos as nossas próprias baterias de iões de lítio montadas internamente, com diferentes capacidades ao longo da gama. Dependendo das suas necessidades, taxas de utilização, aplicação e infraestrutura de energia, combinamos a bateria certa com o carregador certo. Todos os nossos carregadores inteligentes possuem DPL (limitação dinâmica de energia), que gere o uso geral de energia, evitando "picos" de consumo. Ao carregar vários equipamentos ao mesmo tempo, os carregadores enviarão mais energia para a máquina que tem a bateria com menos carga. Isto reduz o tempo de carregamento e melhora a eficiência energética do processo em até 15%.
Baterias de lítio ou baterias de chumbo-ácido? Como escolher? >>
A tecnologia de iões de lítio é segura, eficiente e fiável. Alguns dos benefícios incluem:
Saiba mais sobre baterias de iões de lítio para os seus equipamentos >>
Se gere uma aplicação de serviço pesado ou uma operação intensa com vários turnos, onde os carregamentos de oportunidade não são possíveis, a célula de combustível é o caminho certo a seguir. Abastecer e carregar é fácil e rápido para equipamentos movidos a célula de combustível, enquanto reduz o impacto de CO2.
As células de combustível geram eletricidade quando o hidrogénio encontra o oxigénio no processo de eletrólise, acionando o motor elétrico e gerando água como produto residual. O hidrogénio produzido com energia renovável é totalmente livre de carbono. Ao transformá-lo em eletricidade, a única emissão é água destilada. O hidrogénio pode ser facilmente armazenado e transportado, permitindo que as fontes de energia renováveis sejam utilizadas em todo o seu potencial.
A célula de combustível é benéfica para frotas complexas e grandes, com vários turnos, onde a troca da bateria é necessária. Alguns benefícios:
Saiba mais sobre células de combustível para o seu empilhador >>
Embora as baterias de chumbo-ácido tenham um menor custo inicial, elas necessitam de manutenção regular para permanecerem em condições para trabalho contínuo. Estas baterias precisam duma sala de carregamento separada e levam entre 8 a 12 horas para serem totalmente carregadas. A bateria também necessita de enchimento de água, regularmente. As baterias de chumbo-ácido tem uma vida útil de 1500 ciclos de carga.
O chumbo-ácido é ótimo para um processo de logística simplista com princípios de economia circular.
Um empilhador com motor de combustão interna tem um custo inicial inferior em comparação com um empilhador elétrico. Os empilhadores com motor de combustão são adequados para aplicações no exterior e funcionam bem em climas desfavoráveis, tal como chuva. Para ser usado em ambiente interno, é necessário um sistema de ventilação no ambiente operacional, suficiente para lidar com as emissões de exaustão. Os motores de combustão interna não precisam de nenhum tempo para carregamento e são fáceis e rápidos de reabastecer se a infraestrutura para reabastecimento estiver disponível.
A gama de empilhadores contrabalançados de combustão interna da Toyota responde aos mais recentes e exigentes regulamentos europeus de emissões (fase V) e está disponível com duas opções de combustível: diesel e GPL, com capacidades até 8 toneladas.
Ideal para tarefas ao ar livre, os motores de combustão interna oferecem vários benefícios:
Já encontrou a solução energética certa para si? Agora vamos ajudar a combiná-la com o modelo de empilhador adequado para o seu negócio. Abaixo, quatro tipo de máquinas comuns, para começar com a sua escolha.
Recomendações:
Toyota BT Levio LWI160 é um porta paletes elétrico ideal para trabalhar em espaços confinados, como áreas de vendas no retalho, lojas e supermercados.
Recomendações:
A nossa gama de empilhadores retráteis é ampla e pode apoiar diferentes aplicações: interior, exterior e em espaços confinados.
Recomendações:
Os modelos Traigo 48 são muito eficientes em termos de energia, possuem excelente visibilidade a toda a volta e alto desempenho de elevação e condução.
Recomendações:
A gama Toyota Tonero varia de 1,5 a 8,0 toneladas e possui motores industriais Toyota potentes e fiáveis que proporcionam estabilidade e potência incomparáveis.
O nosso sistema de gestão de frotas I_Site oferece uma função de gestão da bateria - com o pack I_Site Explorer - por meio da qual pode obter informações úteis sobre as suas baterias, para melhorar o custo e a eficiência energética.
As baterias de iões de lítio apresentam novas oportunidades para um carregamento mais flexível. Ao contrário das baterias de chumbo-ácido, a expectativa de vida dos iões de lítio não é afetada pela frequência de carregamento. Na verdade, o carregamento de oportunidade é ativamente incentivado para manter o tempo de atividade dos equipamentos. Ao utilizar o I_Site Explorer, é possível rastrear os níveis de carga das baterias e garantir que estas estejam sempre carregadas em níveis ideais. Carregar um empilhador enquanto este está desocupado, permitirá usar menos baterias e minimizar o risco de paragens não planeadas.
A visão da empresa é ‘zero muda’ (ou seja, desperdício zero) em tudo o que fazemos. Isto também é demonstrado na nossa abordagem energética. Temos o compromisso de atingir níveis zero de carbono até 2030 nas nossas próprias operações.
Para cumprir esta promessa, estabelecemos uma política energética baseada em 3 pilares e metas para 2030:
Desde agosto de 2019, a Toyota Material Handling Sweden foi reconhecida como a nossa primeira fábrica livre de carbono, emitindo zero CO2 e usando apenas eletricidade verde, aquecimento urbano e biogás líquido.
Leia mais sobre a abordagem de sustentabilidade da Toyota Material Handling na Europa >>