As divulgações sociais da ESRS - Força de trabalho própria, trabalhadores na cadeia de valor e Comunidades afetadas - solicitam às empresas que informem sobre os seus impactos materiais, riscos e oportunidades num contexto social. O nosso objetivo é proporcionar transparência relativamente às nossas práticas, políticas e medidas sociais.
‘O nosso objetivo é demonstrar todos os dias que as pessoas estão em primeiro lugar ’
Peter Damberg,
Vice-Presidente Sénior de Recursos Humanos
Investimos continuamente nos nossos colaboradores, desenvolvendo e mantendo as suas competências profissionais e capacidades pessoais, e medimos a satisfação dos colaboradores localmente para salvaguardar o bem-estar.
Em 2023, a EcoVadis classificou a nossa transparência e a comunicação de informações sobre "Práticas laborais e direitos humanos" em 77%. Isto coloca-nos entre os primeiros 1% de mais de 100.000 empresas business-to-business (B2B) em todo o mundo.
Quando se trata dos nossos mais de 13.000 funcionários, a sua saúde, segurança e bem-estar são uma responsabilidade partilhada. Os líderes devem proporcionar um ambiente físico e psicológico seguro para criar uma cultura próspera. Os funcionários são obrigados a seguir as diretrizes de segurança e a tomar medidas proactivas para garantir a sua segurança e bem-estar e a dos seus colegas.
Respeitamos todas as pessoas por igual, aceitamos as diferenças e refletimos a natureza global da família e dos valores Toyota. Através da nossa parceria de longo prazo com a EU-OSHA, pretendemos criar um local de trabalho mais seguro e saudável para todos. Em 2023, a nossa equipa de gestão assinou um novo compromisso de diversidade, equidade e inclusão, onde defendemos ativamente uma cultura de trabalho que dá prioridade à diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades.
Leia sobre S1 - A nossa própria força de trabalho no nosso relatório de sustentabilidade >>
‘Estou orgulhosa da minha empresa por nos termos concentrado mais na Diversidade, Equidade e Inclusão, mas admito humildemente que este é um longo caminho que estamos a percorrer e que requer persistência e paciência.
Os lideres e gestores são modelos importantes, mas todos na nossa empresa têm a responsabilidade de contribuir para o ótimo local de trabalho que queremos criar, em conjunto. O esforço de todos é importante’.
Maria Hagegård, Gestora Sénior de Projectos de RH
Mais de 80% dos nossos fornecedores estão localizados perto das fábricas, o que nos permite apoiar a economia local e reduzir o impacto do transporte. No entanto, muitos outros fornecedores estão sediados em vários países onde a proteção legal dos trabalhadores é diferente.
As práticas laborais e os direitos humanos na cadeia de valor representam desafios para todo o sector, difíceis de resolver por qualquer empresa isoladamente. Estamos a desenvolver capacidades para aprofundar este tópico no futuro - assim que os fornecedores tiverem sido integrados na ferramenta EcoVadis, as suas ferramentas integradas de mapeamento de riscos permitir-nos-ão investigar as práticas laborais e os direitos humanos das nossas operações, bem como as dos nossos fornecedores. Isto dar-nos-á uma melhor visão geral da forma como os nossos fornecedores lidam com as práticas sociais em relação aos fornecedores de segundo nível.
De acordo com o nosso Código de Conduta para Fornecedores, o nosso objetivo é conduzir os negócios de uma forma justa e honesta e criar uma cadeia de valor sustentável - queremos tornar-nos o parceiro de manuseamento de materiais mais respeitado e de maior confiança na Europa.
Ler sobre S2 - Trabalhadores na cadeia de valor no nosso relatório de sustentabilidade >>
Embora tenhamos uma extensa base de fornecedores, mais de 80% dos nossos fornecedores europeus estão localizados nas proximidades das nossas fábricas.
Embora mais de três quartos dos nossos fornecedores estejam sediados na Europa, alguns estão sediados noutros locais, em países onde a proteção jurídica continua a ser mais fraca e onde as comunidades materialmente afetadas não estão abrangidas. Atualizámos o nosso Código de Conduta para Fornecedores em 2023 para abordar esta questão, em conformidade com a nossa Política de Compra Responsável.
Uma série de regulamentos climáticos e sociais da UE - incluindo o Regulamento sobre o Trabalho Forçado e o Diálogo Social Setorial - exige que aumentemos ainda mais o nosso nível de governação nestas questões. Congratulamo-nos com esta oportunidade de criar condições de concorrência equitativas, uma vez que todas as empresas da UE terão de abordar estas questões de uma forma mais normalizada.
Ler sobre S3 - Comunidades afetadas no nosso relatório de sustentabilidade >>
Uma cultura empresarial ética