Goods to Man

Durante o 25º Congresso da APLOG (Associação Portuguesa de Logística) tivemos a oportunidade de abordar o “radar de tendências” da Toyota, com uma versão resumida do episódio 7 da Logiconomi TV. Aprendemos com Hans Larsson, Diretor de Inovação Estratégica da Toyota Material Handling Europe, que o crescimento contínuo do comércio eletrónico e a escassez generalizada de mão de obra no mercado são duas tendências significativas atualmente.

Picking

Isto obriga muitas empresas a procurar novas formas e mais resilientes de organizar a preparação das encomendas. Como resultado, há uma clara tendência atual para soluções que apoiam o conceito de 'goods to man’, em oposição ao tradicional envio de pessoas para as rondas de picking.

No episódio 8 da Logiconomi TV, Lotte Willems da Vanderlande explica os últimos desenvolvimentos em robótica, e Guillermo Albaladejo, Diretor Geral da equipa de Integração de Soluções Logísticas da Toyota Material Handling, discute os desenvolvimentos em automação orientada por software.

A ascensão do AMR

Guillermo afirma que tem havido muita criatividade nos últimos anos, misturando diferentes métodos e tecnologias de armazenamento. Muitas soluções ainda se baseiam no conceito de um sistema de estantes com corredores de acesso. São geralmente descritas como sistemas automatizados de armazenagem e recuperação (AS/RS) - ou Mini-cargas.

Nestes AS/RS, um elemento - normalmente uma grua - percorre um corredor ou corredores para recuperar os artigos e levá-los até um posto de trabalho.  Esta tecnologia existe há décadas, pelo que os custos de assistência podem ser acessíveis, uma vez que é fácil encontrar empresas de manutenção. O espaço utilizado pode ir até mais de 30 metros e quando o rendimento, a velocidade da máquina, não é demasiado elevado, o custo por localização é relativamente baixo.

Estas soluções ainda são adequadas para algumas aplicações, mas estão definitivamente em declínio. Há uma clara tendência para os robôs móveis autónomos (AMR) ou para os robôs shuttles. Atualmente, AMR é uma espécie de palavra da moda. É um concorrente dos sistemas de gruas, porque é uma espécie de grua, mas pode entrar no corredor, recolher a mercadoria e levá-la até o operador.

Quais são as principais vantagens dos shuttles AMR?

Em vez de ter uma única grua por corredor, pode ter uma colmeia de robôs a percorrer todo o espaço. Outra vantagem é o facto de poderem levar os artigos recolhidos diretamente para o ponto de consolidação da encomenda. No entanto, têm algumas desvantagens claras em comparação com os Mini-cargas, tais como a altura de operação limitada. Os Mini-cargas continuarão a ser úteis, por exemplo em ambientes de produção, quando forem movimentadas poucas unidades de stock, a taxas médias ou lentas.

Segundo Guillermo - ainda assim, quem passou pela Logimat em abril, sabe que os AMRs estão por todo o lado. A feira estava repleta de diferentes fornecedores de tecnologia que oferecem robótica móvel. Uma das razões para este boom é que a maioria dos novos utilizadores de automação são aqueles que investem em contratos mais pequenos, como empresas que nunca automatizaram antes, ou grandes empresas que investem em projetos táticos. Os AMRs são muitas vezes uma boa opção para este tipo de projetos. São fáceis e rápidos de implementar, e o preço inicial é geralmente mais baixo do que com outras tecnologias.

Outras tecnologias notáveis atualmente disponíveis

Outra área chave é a solução AS/RS baseada em cubos, onde o corredor é eliminado, resultando numa capacidade de armazenamento muito superior. A AutoStore é provavelmente a mais famosa, mas existem outras empresas. A lógica é completamente diferente porque os produtos são empilhados uns sobre os outros - não são colocados em corredores - o que dá a vantagem da densidade.

É claro que, depois de deslocar as mercadorias para a área de montagem das encomendas, ainda é necessário selecionar os artigos individuais. Tradicionalmente, esta é uma tarefa de trabalho manual. No entanto, os robôs estão a tornar-se uma alternativa cada vez mais atrativa.

Robôs entram na fase de montagem

Lotte Willems, esclarece que a Vanderlande é conhecida pelas suas soluções "goods-to-person", que levam os artigos até às estações de trabalho, para a montagem final da encomenda, reduzindo a dependência de pessoas. Mas agora estão a dar um passo em frente e a desenvolver robôs também para a fase de montagem.

Segundo Lotte, existem três forças motrizes neste domínio. Em primeiro lugar, a oferta e a procura de mão-de-obra. Muitas empresas simplesmente não conseguem encontrar pessoas suficientes para fazer o trabalho manualmente. Em segundo lugar, o custo - porque as pessoas são cada vez mais caras, atualmente. E, em terceiro lugar, a resiliência. O impacto da pandemia impulsionou as empresas a procurar formas de manter um certo nível de fiabilidade nas suas operações, porque não querem desiludir os seus clientes.

Como é que a Vanderlande lida com as limitações de um robô

A realidade é que os robôs utilizam normalmente a sucção para apanhar os artigos, pelo que as características dos produtos ditarão se são ou não adequados para serem apanhados por robôs. Por exemplo, um único limão não será um problema, mas um saco de rede com limões causará dificuldades. Alguns artigos são demasiado pesados e outros podem necessitar de dispositivos adicionais, como leitores de códigos de barras - por exemplo, embalagens de queijo com pesos diferentes - pelo que o robô lê o código de barras durante a recolha e transmite esses dados para que o cliente seja cobrado corretamente.

É necessário considerar a embalagem para aumentar os conjuntos de artigos que o robô pode recolher. Felizmente, a inteligência artificial existe para nos ajudar a lidar com as mudanças em todas as categorias de produtos. Um produto pode tornar-se maior, ou pode ter um autocolante. Pode mudar a sua aparência - não importa - a inteligência artificial pode lidar com isso. Como integrador, temos de nos certificar de que orientamos o produto certo para o posto de trabalho certo, para que não seja necessário preocuparmo-nos em enviá-lo para o robô certo. Enquanto integrador, certificamo-nos de que o sistema pode fazer isso automaticamente.

A ideia é ter estações de montagem robotizadas e manuais e enviar os produtos para a estação correta, de modo a otimizar o processo de picking. A tecnologia está sempre a melhorar! Por exemplo, nos últimos meses, a Vanderlande desenvolveu uma nova troca de ventosas que aumenta a capacidade do robot. Os robôs agora podem recolher artigos mais pequenos e mais pesados.

O futuro da automatização na sua operação

A tecnologia tem claramente um grande impacto no trabalho tradicional, no mundo da separação de encomendas, como forma de enfrentar os desafios de mão-de-obra e de melhoria dos níveis de resiliência. As novas tecnologias começarão a competir por quota de mercado, o que tende a reduzir os custos para os utilizadores finais.

Guillermo Albaladejo acredita que, com a explosão do desenvolvimento tecnológico, muitos dos atuais fornecedores de soluções não existirão daqui a 10 anos. É muito importante que tanto investidores como utilizadores finais reconheçam este risco e escolham sabiamente o fornecedor de tecnologia ou o integrador com quem pretendem estabelecer parceria nestes investimentos estratégicos.

 

Pode ver o vídeo completo aqui.

 
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