Na Toyota, quando se fala sobre combustíveis, surgem sempre os empilhadores. Atualmente, estes são o principal mercado para as células de combustível de hidrogénio, pois, como se verá mais adiante, combinam o melhor entre o respeito pelo ambiente de um empilhador elétrico e o mínimo tempo para reabastecimento de um motor de combustão interna.
O funcionamento de um empilhador movido a hidrogénio é basicamente o seguinte:
O hidrogénio pode ser armazenado por longos períodos de tempo, geralmente em estado gasoso, em grandes botijas ou em tanques de combustível em camiões.
Na hora de reabastecer, o processo é extremamente simples e não demora mais do que três minutos:
Quando se trata de decidir sobre o uso de hidrogénio em empilhadores, os prós superam os contras (ainda que também existam).
O principal contratempo encontrado é a dificuldade de obtenção de hidrogénio.
As opções são duas (que se dividem em três):
A utilização de hidrogénio como combustível em empilhadores é o futuro e, em muitos casos, já é o presente. 90% da gama de empilhadores elétricos da Toyota está disponível com essa tecnologia. Além disso, a energia de hidrogénio também é usada nas fábricas Toyota no Japão e em Itália, bem como em parceiros na França, Noruega e Finlândia.
Além das desvantagens acima mencionadas, é necessário considerar os - às vezes exasperantes - requisitos legais e técnicos, bem como o elevado investimento inicial necessário para a instalação de hidrogeradores.
Porém, com a generalização do uso deste tipo de energia, é certo que ambos os aspetos irão melhorar no futuro. Além disso, é um investimento que se paga facilmente, principalmente pela economia nos custos operacionais.
O tempo exato para se chegar a uma amortização total dependerá da dimensão da frota, do setor da empresa e, em última instância, da operação. Aspetos que devem ser analisados com atenção antes da decisão final.
Como regra geral, a utilização de hidrogénio como combustível, em empilhadores, faz mais sentido para grandes frotas que operam num único local. Haverá também um retorno notável no caso de máquinas utilizadas em vários turnos ou que apresentem trocas contínuas de baterias.
Empilhadores com célula de combustível de hidrogénio serão para si?