Empilhadores contrabalançados elétricos: usos e vantagens

O empilhador elétrico contrabalançado é, sem dúvida, o mais utilizado. É considerado uma ferramenta muito útil para o manuseamento de grandes e pesadas cargas, tanto em ambientes internos quanto externos. Mas ... quais são as diferenças face a outros equipamentos? A seguir, veremos principais características, para que é utilizado este tipo de empilhador e quais são as suas vantagens.

Operação de um empilhador contrabalançado

Os empilhadores contrabalançados (também conhecidos como empilhadores de contrapeso ou contrapesados) podem assemelhar-se a um “balancé”. O equilíbrio do empilhador, é assegurado com a incorporação de um grande contrapeso na parte traseira, que permite que a carga seja colocada na frente, sem risco deste, tombar para a frente.

Este equilíbrio, baseado no princípio da alavanca, assegura que um peso potente seja capaz de levantar outro resistente. Isso é possível apoiando o empilhador num ponto intermédio, que é chamado de fulcro. Graças a este ponto intermédio, consegue-se o equilíbrio e evita-se que o empilhador tombe, garantindo assim, a segurança do operador e da mercadoria.

 

 

O peso, contrapeso e outros itens definirão a carga que o empilhador contrabalançado pode manusear e levantar. Outro fator importante que influencia a capacidade de carga, além do peso, é o que se conhece como centro de gravidade da carga, definido como o ponto onde o peso total da carga poderia ser concentrado. Nesse sentido, é importante ter em mente que quanto maior a distância do centro de gravidade da carga, menor a capacidade de carga.

 

 

Se os empilhadores contrabalançados estiverem equipados com um Sistema de Estabilidade Ativa (SAS), a estabilidade do empilhador é garantida de forma assistida, através de sensores e atuadores que detetam antecipadamente riscos de instabilidade e atuam de forma ativa garantindo a segurança do operador e a produtividade.

Tipos de mastro em empilhadores contrabalançados

A altura máxima de elevação dos garfos em empilhadores elétricos contrabalançados é de cerca de 6 a 7,5 metros e depende do tipo de mastro.

Existem diferentes tipos de mastros :

  • Mastros simples: possuem apenas um estágio, uma única estrutura telescópica, mas estão mais limitados na altura máxima de elevação.
  • Mastros duplos: Possuem dois estágios, telescópicos (que podem ser estendidos desde o início da elevação) ou com elevação livre (com uma determinada faixa de elevação dos garfos sem elevar o segundo estágio do mastro).
  • Mastros triplos: Neste caso, trata-se de três estágios, telescópicos (como no caso anterior também podem ser estendidos desde o início da elevação) ou com elevação livre (os garfos elevam até uma certa altura/faixa de elevação, sem que o segundo ou terceiro estágio do mastro estenda). Estes mastros são os que permitem combinar a maior altura de elevação (mastro estendido), com a menor altura (mastro recolhido). São por isso ideais para usar nas cargas/descargas dentro de contentores ou passagens e zonas com tetos ou condutas muito baixas.

Garfos de empilhador

Os garfos do empilhador podem ser elevados e baixados para que as mercadorias – geralmente em paletes de madeira - possam ser carregadas e transportadas por determinada distância.

A largura do corredor de trabalho, deve estar entre 3,2 e 3,5 metros livres, para mercadorias paletizadas em europalete, embora esta medida possa ser ainda maior, principalmente se forem utilizados acessórios .

Disponível com três ou quatro rodas e diferentes tipos de tensão elétrica

Num empilhador frontal contrabalançado, a capacidade de carga está numa faixa entre 1 e 8 toneladas

Em função da capacidade de carga pretendida, do tipo e da intensidade da operação, existem diferentes tipos de tensão de alimentação elétrica, entre 24, 48 ou 80 volts. Existem igualmente diferentes configurações de empilhadores elétricos contrabalançados, com versões de três ou quatro rodas na gama de máquinas de baixa/média potência. Em ambos os casos, o eixo de direção está na parte traseira. No caso dos empilhadores de 3 rodas , é utilizado um conjunto de rodas direcionais na parte central traseira, permitindo melhor manobrabilidade , principalmente em espaços confinados, e por isso é mais destinado, ao empilhamento em corredores mais estreitos.

Quando o espaço para manobra não é um problema, quando o piso é irregular ou quando a carga a transportar é pesada (normalmente acima de 2 ton) os empilhadores de 4 rodas são a melhor opção, garantindo uma estabilidade superior.

Energia em empilhadores contrabalançados elétricos

Os empilhadores contrapesados ​​elétricos, são movidos por um motor elétrico alimentado por baterias industriais. Existem diferentes soluções de energia, desde baterias de chumbo-ácido até baterias de iões de lítio ou baterias de célula de combustível de hidrogénio.

Em comparação com os empilhadores de combustão interna (diesel ou gás/gasolina), eles apresentam desempenhos operacionais semelhantes, mas são mais silenciosos e geralmente de menor dimensão. A grande diferença está nas emissões de CO2 que emitem, sendo muito mais protetores do meio ambiente. Por esse motivo estão indicados para trabalhos em ambiente interior (produção, armazém, retalho, etc), apesar de também poderem operar no exterior.

Segurança com empilhadores contrabalançados

Lembre-se de que os empilhadores devem cumprir a legislação sobre segurança na utilização de equipamentos de trabalho . O condutor do empilhador contrabalançado deve ter a formação de operadores necessária e específica para poder conduzir o empilhador com segurança. Ele deve ser responsável por verificar o estado do empilhador antes de iniciar a operação.

Embora o empilhador contrabalançado seja o mais comum, existem diferentes equipamentos para diferentes tipos de aplicações. Para encontrar a opção mais adequada, contacte-nos. Temos especialistas que o podem aconselhar na sua escolha.

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão de Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo