Dicas para evitar a condensação no armazenamento em frio

Existem muitas aplicações em que as baterias de iões de lítio são uma boa opção, mas é precisamente na indústria de frio que estas baterias apresentam uma vantagem óbvia: permitem evitar a condensação.

Tecnologias como baterias de iões de lítio podem ajudar no armazenamento em frio, mas também é importante usar boas práticas.

 

Ao manter os operadores confortáveis, as cabines fechadas e aquecidas podem ajudar na produtividade.

 

Em ambientes de frio, a preocupação tem estado dirigida essencialmente para o conforto e segurança & saúde dos operadores.

Nestes ambientes agressivos, muitas empresas operam com sucesso, frotas de empilhadores elétricos que usam baterias convencionais de chumbo-ácido.

As novas tecnologias podem resolver alguns dos desafios com empilhadores que operam no armazenamento em frio , tal como as baterias de célula de hidrogénio ou de iões de lítio, mas as boas práticas também podem ajudar.

Para proteger os operadores, os empilhadores possuem recursos tais como cabines totalmente fechadas e aquecidas para isolar os operadores das condições de frio, reduzindo a necessidade de pausas frequentes na operação para se aquecerem. Mas também é necessário proteger os equipamentos. Quando um empilhador passa do armazém refrigerado para uma área ambiente do armazém, sofre condensação. Caso não haja um cuidado adicional, esta condensação pode congelar ao retornar novamente ao ambiente refrigerado, provocando desgaste no empilhador, bateria e conectores elétricos e possivelmente originar tempos de inatividade.

Problemas de condensação podem ser reduzidos com boas práticas. 

Algumas dicas de boas práticas em operações de frio

  1. Para reduzir o potencial de condensação, mantenha os operadores confortáveis, com roupas quentes, para evitar que eles precisem entrar e sair constantemente da zona de frio, para se aquecerem.
  2. Opte por instalar opções de aquecimento nos equipamentos de manuseamento das cargas. Por exemplo, uma cabine fechada aquecida, permite isolar o operador das condições de frio, mantendo-o operacional durante todo o turno, dentro do ambiente frio.
  3. Caso utilize baterias de chumbo-ácido e tenha espaço disponível, opte por substituir a bateria descarregada dentro da área de frio. Estas baterias necessitam ser carregadas numa zona de temperatura ambiente, mas podem posteriormente ser transportadas para dentro da área de frio.
  4. Uma dica inovadora e com vantagem no frio é a utilização de baterias de iões de lítio com aquecedor. Estas baterias são construídas em módulos totalmente selados e portanto, protegidas dos efeitos da condensação. Quando equipadas com aquecedor, as baterias de iões de lítio permitem o carregamento dentro da zona de frio, evitando que o empilhador tenha que sair e assim evitando a condensação.
  5. Outra dica, se houver espaço disponível, é colocar estrategicamente os carregadores próximos dos cais, (com temperaturas baixas positivas), em vez de em áreas mais aquecidas que só aumentarão a condensação.

 

“Cada aplicação é diferente, mas para operações de grande intensidade com mais de um turno, as baterias Li-Ion são uma ótima escolha, devido à capacidade do lítio funcionar bem numa ampla gama de temperaturas e ambientes”.

Certas químicas de iões de lítio podem fazer a diferença. As células de íões de lítio operam com eficiência em temperaturas que variam de -15° a 50°C, mas certas químicas de lítio podem expandir esse intervalo, permitindo que as baterias funcionem melhor e durem mais em condições extremas.

“Uma bateria com uma composição química de fosfato de ferro-lítio ou níquel-cádmio, por exemplo, funciona melhor em aplicações frias do que outros tipos – sendo eficaz em temperaturas tão baixas quanto -30°C”.

Uma grande vantagem destas baterias é que a temperatura pode ser mais facilmente regulada para combater o frio. Por exemplo, as baterias de iões de lítio podem ser fabricadas com aquecedores instalados para suportar ambientes frios. E funcionam durante todo o turno sem nenhuma perda de desempenho. Já as baterias de chumbo-ácido não funcionam tão bem no frio - por causa da condensação e também porque as temperaturas baixas dificultam a reação química que liberta eletricidade, resultando em redução do desempenho do empilhador.

As baterias de iões de lítio estão a mudar rapidamente o jogo. Longe estão os dias de atribuir duas ou mais baterias a um único equipamento, e de gerir as substituições e a rotação das baterias, de forma a ter uma sempre a carregar enquanto a outra alimenta o empilhador. E também, longe vão os dias de aumentar substancialmente a dimensão da bateria, para maiores capacidades e operações mais confiáveis.

No entanto, há alguns fatores que influenciam a mudança para Li-Ion. O custo inicial mais elevado, pode ser facilmente recuperado em ganhos operacionais e de consumo energético. É sobretudo à gestão das paragens e aos procedimentos necessários para os carregamentos de oportunidade destas baterias, que é preciso estar atento. Assim, as baterias de iões de lítio podem não se adequar a todas as operações, mesmo no caso do armazenamento frio.

Globalmente, os clientes concordam que faz sentido equipar os empilhadores para operar em frio, com recursos apropriados.

“Realmente achamos que as opções de cabine fechada e com aquecimento e baterias de iões de lítio aquecidas serão cada vez mais populares na indústria de frio. Vemos isso como uma solução inovadora para um desafio óbvio no armazenamento em frio e acreditamos que, ao resolver um dos grandes problemas do frio e ao aumentar o conforto do operador, estas opções resultarão em maior produtividade.”

 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão de Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 
Subscrever Newsletter
Limpar tudo