Com o uso regular, os pneus do empilhador podem sofrer danos ou simplesmente desgaste, e é compreensível presumir que os pneus não reclamem tanta atenção, por aparentemente parecerem estar a cumprir o seu propósito.
No entanto, pode estar a correr um sério risco ao ignorar os sinais de que os pneus devem ser substituídos.
Esteja atento à importância de saber quando trocá-los, percebendo os limites de desgaste ou qualquer outro dano notável.
Evite problemas futuros - para além de riscos para a segurança dos seus operadores, pode prejudicar a carga e a produtividade da sua operação.
As cargas podem ficar comprometidas devido aos choques e oscilações constantes, causando danos no produto e riscos de segurança.
Os operadores que conduzem empilhadores com pneus gastos ou furados podem experienciar maior fadiga e stresse no trabalho, possivelmente tornando-os menos cuidadosos e menos produtivos.
Um pneu pneumático fora do seu limite de desgaste pode sofrer um furo muito facilmente, imobilizando o empilhador e comprometendo a segurança do operador e da carga, se não for detetado a tempo.
Pneus gastos diminuem a altura da máquina ao solo e tornam mais fácil o operador arrastar os garfos pelo chão. Fica duplamente prejudicado – danos no piso e desgaste prematuro dos garfos - e aumenta risco de segurança.
O seu empilhador não possui suspensão, contrariamente ao automóvel, pelo que, no contacto irregular dos pneus com o piso, todos os componentes sofrem com os impactos e vibrações excessivas, nomeadamente o eixo traseiro, direção e mastro, encurtando a vida útil destes componentes.
No caso de um pneu pneumático, verifique se há rasto (relevos) em toda a largura do pneu.
No caso de pneus maciços, o fim do rasto já não é indicador que o pneu atingiu o seu limite, mas sim uma linha com a indicação “60J”. Esta linha indica o limite da presença de borracha para tração. A partir daí, entra na zona de absorção e vai deteriorar-se muito rapidamente. Esteja atento! É comum este tipo de pneus ser trocado antes do necessário, por analogia com a avaliação feita para os pneumáticos.
Obviamente, também é motivo para troca de pneus, a presença de danos e deformações visíveis, tais como bolhas, buracos ou outras irregularidades que prejudiquem o contacto regular com o piso.