Como escolher o sistema de orientação certo para o seu preparador de encomendas?

Preparadores de encomendas de nível médio a alto circulam por corredores estreitos, para que os operadores possam recolher os itens das estantes, para as suas máquinas. Operar tão perto das estantes pode ser stressante para o operador e pode causar danos aos bens armazenados ou à infraestrutura. Os preparadores de encomendas da Toyota podem trabalhar com diferentes sistemas de orientação para trabalhar em segurança pelos corredores e evitar danos. Explicaremos os prós e contras dos nossos dois sistemas de orientação.

Algumas definições primeiro

A gama de preparadores de encomendas de nível médio e alto da Toyota permite a escolha entre dois sistemas de orientação.

  • Orientação por carris

Este sistema mecânico é composto por perfis metálicos que são instalados nas laterais do corredor na largura das rodas do preparador de encomendas. Os rolos de guia instalados em ambos os lados do equipamento, permitem que a máquina toque os carris, de cada lado, percorrendo o corredor com segurança e com risco mínimo de danificar as estantes, o produto ou o equipamento.

  • Orientação por fio

A orientação por fio é um sistema de controlo para preparadores de encomendas de nível médio e alto (e empilhadores VNA) para ajudar a operar facilmente num corredor estreito. Através da montagem de um fio elétrico no pavimento, os empilhadores possuem sensores que detetam este fio e acompanham o seu trajeto.

Uma vantagem dos sistemas de orientação por fio é que o operador pode desligar o sistema quando necessário, para viajar sem guiamento – oferecendo mais flexibilidade à operação de picking.

Que sistemas de orientação (guiamento) escolher?

Vários fatores podem afetar a sua decisão ao escolher um sistema de guiamento:

  • Preço: o preço dos dois sistemas pode variar muito. Normalmente a dimensão da sua frota e armazém determinará o custo. Os sistemas de guiamento por fio tendem a ser mais caros de instalar, devido aos sensores e equipamentos que devem ser adicionados ao empilhador e à instalação dos cabos e elétricos nos corredores.

 

  • Local: aplicações com corredores mais largos, em que o operador percorre o corredor acedendo a ambos os lados das estantes, podem beneficiar mais de um sistema de guiamento físico que permita este tipo de deslocamento.

 

  • Carga: dependendo do tipo, tamanho e peso do produto que está a ser recolhido, a distância das estantes, necessária para fazer uma recolha segura, pode variar. Encontrar o equilíbrio certo entre limitar a distância entre o preparador de encomendas e as estantes e otimizar a distância para uma operação segura e eficiente, desempenha um papel importante na escolha que fizer.

Lembre-se de que os sistemas de orientação podem proporcionar maior produtividade e reduzir danos ao produto, mas não são ideais para todas as aplicações. Às vezes, os modelos de condução livre são mais adequados. Ao selecionar o sistema de orientação correto, certifique-se de consultar um profissional que conheça os requisitos da sua operação e possa orientá-lo durante todo o processo. Os nossos especialistas da área comercial estão disponíveis para ajudar a projetar o layout ideal para a sua operação.

DESCUBRA A NOSSA GAMA DE PREPARAÇÃO DE ENCOMENDAS

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão de Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 
Subscrever Newsletter
Limpar tudo