5 maiores benefícios de empilhadores elétricos

Nos últimos anos, percebemos uma mudança no tipo de energia que as empresas escolhem para abastecer as suas máquinas de manuseamento de materiais. Muitas operações estão a substituir os empilhadores de combustão interna por empilhadores elétricos. As empresas do sector industrial parecem preferir adotar soluções de energia elétrica, e por que não o fariam? Os empilhadores elétricos tornaram-se altamente potentes e eficientes. Podem facilmente manusear cargas pesadas, são versáteis e proporcionam oportunidade de organizar a movimentação de materiais de forma ambientalmente consciente (com eletricidade verde). Vamos analisar mais de perto alguns dos benefícios dos empilhadores elétricos e explicá-los com mais detalhe.

  1. Ambientalmente consciente 

Os empilhadores elétricos estão livres de emissões. Se optar pela eletricidade verde, poderá diminuir drasticamente a sua pegada de emissões de carbono. Mesmo depois dos melhores anos do seu empilhador, pode minimizar o impacto no meio ambiente ; As baterias de chumbo-ácido são compostas principalmente de chumbo, que é reciclável, e as baterias de iões de lítio são 30% mais eficientes em termos energéticos e têm uma vida útil três a quatro vezes maior do que as baterias de chumbo-ácido. 

 

Sabia que o novo Traigo80 tem uma bateria de iões de lítio de alta densidade da Toyota e dois packs de energia inteligentes, otimizando o consumo de energia

 

Também é possível optar por uma solução de energia ainda mais ecologicamente correta. Ao optar por célula de combustível, a sua operação pode eliminar as emissões, nomeadamente se for utilizado o hidrogénio verde, pois um empilhador movido a hidrogénio emite apenas calor e água. 

Sabia que 90% dos nossos empilhadores elétricos também estão disponíveis com célula de combustível?

Mas 'sem emissões' não significa que apenas beneficiará a nível de ambiente externo. Também irá criar um ambiente de trabalho mais saudável e com melhor custo-benefício dentro do seu armazém:

  • menos riscos de problemas de saúde na sua equipa
  • sem gases de escape - CO2 ou outros gases tóxicos
  • sem necessidade de ventilação e, portanto, menores custos em aquecimento
  • custos de energia mais baixos - empilhadores mais eficientes, consomem apenas a energia de que realmente precisam
  • também não perderá tempo a reabastecer; empilhadores elétricos movidos a iões de lítio podem ser carregados sempre que tiver tempo para tal, por exemplo, durante a pausa para o almoço.

 

  1. Produzido para desempenho seguro 

Graças à evolução tecnológica, os empilhadores elétricos contam com um sistema de travagem regenerativa aprimorado, para maior segurança, fazendo com que o empilhador pare assim que o operador tira o pé do acelerador. 

Na Toyota, também otimizamos o software de controlo para permitir que todos o tipo de operadores, mais ou menos experientes, possam manusear os empilhadores rapidamente e com precisão. Todos os empilhadores contrabalançados da Toyota são equipados de fábrica com o sistema SAS (Sistema de Estabilidade Ativa), garantindo que
permanecem estáveis em todas as situações e mantendo o seu armazém seguro e produtivo.

  1. Operações mais silenciosas 

Os empilhadores elétricos são muito silenciosos, principalmente quando comparados aos empilhadores de combustão interna! Ao operar empilhadores elétricos, pode ouvir dois tipos de ruído: os pneus a movimentar-se no chão e o alarme de marcha-atrás no empilhador. Ao reduzir o ruído no seu armazém, será mais fácil para outros operadores e pedestres ouvir os sons de alerta importantes no local de trabalho, como alarmes de outras máquinas, um empilhador que buzina, ou mesmo um colega de trabalho que o informa da sua próxima tarefa urgente. 

Um empilhador silencioso beneficia a segurança e a comunicação no seu local de trabalho, mas também a saúde dos operadores. Ruídos altos e constantes podem causar dores de cabeça, stresse e fadiga e no mínimo podem mesmo distrair os seus operadores. A exposição prolongada ao ruído pode inclusive causar danos ou perda auditiva. Os empilhadores elétricos são gentis com os ouvidos e a saúde dos funcionários do armazém. 

 

Sabia que o novo Traigo80 possui um compartimento do operador totalmente flutuante? Oferece aos trabalhadores um conforto de topo ao isolar do ruído e da vibração, mesmo em piso irregular. 

 

  1. Custos operacionais reduzidos 

Embora o custo inicial dos empilhadores com bateria de iões de lítio pareça ser mais elevado, a longo prazo, a sua contabilidade e armazém vão agradecer por esta escolha, nomeadamente em vez de empilhadores de combustão interna (diesel e GLP) :

  • Terá menos custos de manutenção e serviço, pois os empilhadores elétricos exigem menos peças (não é necessário líquido de arrefecimento ou óleo do motor) e precisam de menos serviço em geral
  • Por terem menos manutenção, também irá usufruir de maior disponibilidade, tendo o empilhador mais tempo ativo em utilização operacional
  • Poderá precisar de instalar uma sala de carregamento (se usar baterias de chumbo-ácido), mas a eletricidade ainda é mais barata do que combustível
  • Terá mais espaço, com empilhadores de iões de lítio, pois estes não precisam de uma sala de carregamento separada com ventilação

 

Sabia que pode usufruir do sistema de gestão de frotas I_Site, para aumentar a sua produtividade e ROI? Analisando os dados operacionais da sua frota, poderá economizar ainda mais.

 

  1. Ideal para todos os tipos de aplicações

Os empilhadores elétricos podem ser usados em operações simples, mas também podem ser usados em aplicações pesadas e de grande intensidade operacional. Por exemplo: para manuseamento de cargas pesadas, de grande dimensão, a solução pode ser o novo Traigo80 com maior distância entre eixos (600 mm). Mas se um empilhador de tamanho normal, mesmo assim é muito grande para si, um modelo compacto pode ser o ajuste certo. Estas versões estão disponíveis na gama Traigo de empilhadores elétricos Toyota.  Encontrará seguramente o modelo perfeito para navegar em corredores estreitos e espaços apertados, com chassi pequeno e raio de viragem compacto, melhorando a manobrabilidade. 

Os empilhadores elétricos são resistentes e adequados para aplicações internas e externas, ao contrário de empilhadores térmicos, nomeadamente a diesel. Já faz tempo em que as soluções elétricas de movimentação de cargas eram menos potentes ou resistentes do que os contrabalançados de combustão interna, a diesel ou GPL. 

Na verdade, atualmente os empilhadores elétricos podem operar tanto no interior como no exterior e lidar com cargas muito pesadas e quase todos os tipos de materiais. 

Quer tenha uma operação pequena ou muito grande, este é o momento perfeito para fazer a mudança para empilhadores totalmente elétricos. 

Por que não visita a nossa gama de empilhadores elétricos? Ou fica a conhecer tudo sobre a tecnologia de iões de lítio?

VERIFIQUE OS NOSSOS EMPILHADORES ELÉTRICOS CONTRABALANCADOS

DESCUBRA MAIS SOBRE LI-ION

 

Siga o nosso guia até ao Empilhador certo

 

Guia de Empilhadores Elétricos



Limpar tudo