A iniciativa Science Based Targets (SBTi) é a principal organização que ajuda as empresas a definir objetivos de redução das emissões de GEE e a avaliar a sua validade científica. A SBTi é uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute e o World Wide Fund for Nature. *
Ao validar os objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa que as empresas estabeleceram com base nas recomendações científicas mais recentes, o SBTi fornece um quadro e orientações de base científica para que as empresas estabeleçam objetivos que estejam de acordo com a ciência climática mais recente, objetivos necessários para limitar os impactos mais dramáticos das alterações climáticas, em oposição a objetivos arbitrários.
Para permitir que as empresas estabeleçam objetivos de redução ambiciosos e significativos, a SBTi também fornece orientações específicas para a indústria, ferramentas de cálculo e outros recursos.
Mais informações sobre empresas em ação e a Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência >
* Carbon Disclosure Project (CDP) - ONG que fornece um sistema global para empresas e cidades medirem, divulgarem, gerirem e partilharem informações ambientais
* United Nations Global Compact (Pacto Global das Nações Unidas) - a maior iniciativa empresarial do mundo baseada nos compromissos assumidos pelos diretores executivos no sentido de aplicar princípios universais de sustentabilidade e tomar medidas para apoiar os objectivos das Nações Unidas
* World Resources Institute (WRI) - organização de investigação global nos domínios do ambiente e do desenvolvimento socioeconómico
* WWF - organização independente de conservação da natureza
Os âmbitos são definidos pelo Protocolo sobre os Gases com Efeito de Estufa (GHG Protocol). Estes âmbitos de contabilização do carbono permitem classificar as emissões de GEE de uma empresa em função da sua origem e do seu controlo direto ou indireto. Isto constitui a base de uma estratégia eficaz de gestão e redução das emissões.
Clientes
Os nossos clientes procuram parceiros fiáveis e dignos de confiança que se comprometam com objetivos baseados na ciência, que possam oferecer estimativas da pegada de carbono do seu equipamento e que apresentem ações concretas para reduzir essa pegada ao longo das diferentes fases de vida. Damos prioridade a 6 áreas-chave para chegar ao zero líquido até ao ano de 2041, fornecendo um roteiro claro e tangível.
Fornecedores e parceiros
Os fornecedores representam 30% da nossa pegada de carbono total (Âmbito 3 - a montante). O envolvimento com eles é, portanto, essencial para atingirmos os nossos objetivos de redução de carbono. Começámos a colaborar com os fornecedores críticos para a ação climática para que se comprometessem com o SBTi e partilhassem dados sobre o carbono. Estamos também a investigar formas inovadoras de reduzir a pegada de carbono das matérias-primas e baterias com elevada intensidade de carbono. Para além dos nossos fornecedores, os nossos parceiros logísticos também estão a ser instados a adotar soluções alternativas para reduzir as emissões de CO2 provenientes do transporte.
Como primeiro passo, definimos a nossa linha de base (ano de 2023), ou seja, o que emitimos todos os anos. Isto resultou num programa que nos ajudará a atingir o zero líquido. O nosso objetivo é atingir zero emissões líquidas em toda a nossa cadeia de valor até ao ano de 2041. A maior parte do ano de 2041 situa-se no ano civil de 2040, o que coloca a Toyota Material Handling Europe na liderança no que respeita às ambições climáticas.
Para atingir os nossos ambiciosos objetivos, temos uma equipa dedicada ao net zero que, juntamente com colegas de toda a organização e - até à data - mais de uma centena dos nossos clientes e 88 dos nossos fornecedores estratégicos, se concentra em seis áreas. Saiba em que ponto estamos atualmente.
Definimos seis áreas onde podemos descarbonizar as nossas emissões.
A primeira área centra-se nas nossas emissões de Âmbito 1 e 2. As restantes áreas abordam as nossas emissões de Âmbito 3. Especificamente, a segunda e terceira áreas visam os materiais, que representam 23,6% das nossas emissões. A quarta área aborda as emissões da fase de utilização, que representam 66,7% das nossas emissões, enquanto a quinta área se centra nos transportes, que representam 8% das nossas emissões. A última área cobre os restantes 0,7% das nossas emissões.
Assegurar que toda a energia utilizada tenha um valor líquido nulo e melhorar a eficiência energética:
Concentrar-se nos dois principais materiais com maior intensidade de CO2e:
Melhorar a conceção ecológica e a vida útil do empilhador:
Colaborar com os clientes para mudar para fontes de energia com baixo teor de carbono:
Otimizar as soluções logísticas:
A iniciativa Science Based Targets (SBTi) fornece às empresas um caminho claramente definido para reduzir emissões em linha com as metas do Acordo de Paris. Mais de 6.000 empresas ao redor do mundo já estão a trabalhar com a SBTi.
Para atingir o net zero, precisamos garantir que o dióxido de carbono que libertamos no ar seja equilibrado pela quantidade que removemos. Este equilíbrio ajudará a interromper o aumento de gases de efeito estufa na atmosfera.
Alcançar o net zero significa que temos que mudar completamente como produzimos e usamos energia, como transportamos materiais e como fabricamos e consumimos bens. Estas mudanças são cruciais para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.
Uma linha de base é um ponto de referência (ano) usado para comparação com o SBTi.
Não é. No entanto, as empresas que se comprometeram com o SBTi em ou após 15 de julho de 2022 são obrigadas a usar a Versão 5 dos critérios, que exige alinhamento com uma trajetória de 1,5 °C para a maioria das empresas.
Sim, eles estão.
Em 27 de março de 2024, a SBTi validou as metas de emissões de gases de efeito estufa baseadas na ciência enviadas pela Toyota Material Handling Europe AB em conformidade com o SBTi Corporate Net Zero Standard. A nossa meta é atingir o net zero em toda a nossa cadeia de valor até o ano de 2041.