Descarbonização e outras prioridades ambientais

Como fabricantes e fornecedores de soluções, procuramos oportunidades, tanto nos nossos próprios processos como no apoio às atividades operacionais dos nossos clientes, para reduzir a nossa pegada climática operacional. Fazemo-lo alavancando o nosso portifólio baseado em tecnologia e fazendo escolhas conscientes de design e produção: monitorizando dados, evitando desperdícios, dando prioridade à gestão eficaz de energia e emissões e focando-nos em soluções de baixo carbono.

A nossa ambição

Estamos empenhados seriamente em reduzir o seu impacto ambiental. Trabalhamos arduamente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em toda a nossa cadeia de abastecimento, alinhando os nossos objetivos de mitigação climática com os padrões europeus e indo mais além. O objetivo é alcançar emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa em toda a nossa cadeia de valor até ao ano fiscal de 2041. As metas para atingir este objetivo foram submetidas e aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) em 2024.

O nosso programa Net Zero exige uma ação coordenada em toda a cadeia de valor, tanto a montante como a jusante. Ao melhorar a eficiência operacional e ao priorizar cada vez mais a reparação, a reutilização, a renovação e a reciclagem de produtos, progredimos gradualmente para um modelo de negócio circular.

 

Relatório de Sustentabilidade 2025

 

"Queremos liderar o nosso setor em temas ambientais
como emissões líquidas zero e circularidade – e queremos que os nossos clientes
saibam que somos o parceiro ideal para os ajudar
a atingir os seus objetivos de sustentabilidade."

Por Fyrenius
Vice-presidente sénior de desenvolvimento corporativo

Gráfico com as metas de emissões zero líquidas da Toyota Material Handling Europe.

Progredindo net zero

A SBTi confirmou que as nossas metas a curto e longo prazo cumprem os critérios exigidos em termos de cronograma, abrangência de emissões e ambição, e que as nossas metas de Escopo 1 e 2 estão alinhadas com uma trajetória de 1,5 °C.

Os nossos compromissos incluem:

  • Redução de 50% das emissões de Escopo 1 e 2 até ao ano fiscal de 2031
  • Redução de 25% das emissões de Escopo 3 até ao ano fiscal de 2031
  • Redução de 90% nos Escopos 1, 2 e 3 até ao ano fiscal de 2041

Estabelecemos também uma meta de emissões líquidas zero baseada na ciência para alcançar emissões líquidas zero em toda a cadeia de valor até ao ano fiscal de 2041, o nível de ambição mais elevado da SBTi. As reduções diretas virão primeiro, sendo as restantes emissões neutralizadas de acordo com os critérios da SBTi. Mantemos o nosso compromisso com a gestão do carbono e continuaremos a promover a eficiência energética e as energias renováveis ​​em toda a nossa cadeia de valor.

Saiba mais sobre a SBTi e o nosso programa de emissões líquidas zero.

Iniciativas hoje

Icon de poluição

Monitorização e prevenção da poluição

Monitoramos e limitamos continuamente a utilização de substâncias potencialmente poluentes em todas as suas operações. Quando estas substâncias são necessárias, são utilizadas em pequenas quantidades e em ambientes controlados para minimizar o risco de poluição. Implementámos procedimentos rigorosos em todas as nossas fábricas, empresas de vendas e centros de logística para prevenir, gerir e reportar incidentes ambientais.

O nosso compromisso com as emissões líquidas zero e a circularidade também apoia a prevenção da poluição, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis em toda a cadeia de valor. Os riscos a montante são geridos através do nosso Código de Conduta para Fornecedores, incluindo os requisitos da ISO 14001 para fornecedores estratégicos e a monitorização do desempenho através da EcoVadis. Paralelamente, as nossas equipas de I&D e de compras trabalham em estreita colaboração com os fornecedores para identificar e reduzir as Substâncias de Muito Alta Preocupação (SVHCs), em conformidade com o regulamento REACH, garantindo transparência e conformidade para os nossos clientes.

 

Icon for deforestation

O nosso foco no Deflorestação

Como parte do nosso compromisso com o fornecimento responsável e a transparência da cadeia de abastecimento, a Toyota Material Handling Europe continua a preparar-se para a implementação do Regulamento da UE sobre Deflorestação Livre (EUDR). O regulamento afeta principalmente os materiais que contêm borracha natural e exige uma rastreabilidade completa desde a origem da matéria-prima até à entrega do produto final. Embora a maior parte do nosso fornecimento ocorra dentro da UE, estamos empenhados em garantir que todos os produtos estão livres de desflorestação, independentemente da origem.

Estamos a trabalhar em colaboração com os nossos fornecedores para recolher os dados necessários e reforçar a rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento. À luz dos recentes desenvolvimentos da UE, prevê-se que o prazo de conformidade com o EUDR seja adiado para dezembro de 2026. Estamos a acompanhar de perto as decisões regulamentares e retomaremos as atividades de implementação assim que os requisitos revistos forem confirmados.

Operador a remodelar empilhador usado da Toyota

Privilegiando a circularidade

A circularidade é um pilar fundamental da estratégia de sustentabilidade, apoiando a redução de emissões, a inovação e a resiliência empresarial a longo prazo. Estabelecemos uma política de economia circular alinhada com a Toyota Industries Corporation e estamos a desenvolver uma estratégia multifuncional focada em prolongar a vida útil dos produtos, minimizar o desperdício e aumentar a reciclagem de materiais. Estão já em curso diversas iniciativas, incluindo a refabricação de peças, o prolongamento da vida útil dos empilhadores e uma rede europeia de reciclagem de lítio. As equipas de Design para o Ambiente (DfE) incorpora práticas de ecodesign, garante a conformidade regulamentar e mede o desempenho ambiental dos produtos. Em conjunto, estas ações impulsionam a nossa transição para um modelo de negócio mais circular e eficiente em termos de recursos.

Finalizámos uma nova metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) alinhada com as normas ISO 14040 e 14044 para uniformizar a forma como avaliamos o impacto ambiental dos nossos produtos. Um estudo piloto sobre o Stacker SWE120 está a validar a abordagem e a gerar insights ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Este trabalho apoia uma maior circularidade, o envolvimento dos fornecedores e um design de produto mais sustentável.

 

O Centro de Recondicionamento em Ancenis restaura, repara e revitaliza camiões usados, prolongando a sua vida útil e apoiando um modelo de negócio mais circular. Inaugurada em 2021, a instalação de 3.000 m² reúne técnicos qualificados e um processo industrial alinhado com o Sistema de Produção Toyota. Ao fornecer camiões recondicionados de alta qualidade em toda a Europa, o centro ajuda a reduzir a utilização de recursos, oferecendo soluções sustentáveis ​​aos nossos clientes.

 

A nossa estratégia de economia circular

Principais conquistas até ao momento

Gestão ambiental certificada para identificar riscos e avaliar impactos.

Procedimentos de gestão ambiental certificados pela ISO 14001 estão em vigor em todas as nossas fábricas e estão a ser implementados em todas as as nossas empresas de vendas. Todos os principais fornecedores também devem possuir a certificação ISO 14001 e assinar nosso Código de Conduta para Fornecedores, que estabelece requisitos específicos para o controlo da poluição por parte deles. A avaliação EcoVadis, que estamos a implementar para todos os nossos fornecedores, também nos permitirá gerir o risco.

De acordo com o regulamento REACH da UE, a empresa tem a obrigação de informar os clientes sobre todos os nossos produtos que contenham substâncias de elevada preocupação (SVHC). Atualizamos anualmente a nossa carta REACH em nosso site para garantir que os nossos clientes tenham acesso a esses dados.

Mobilizando a nossa cadeia de valor usando a plataforma EcoVadis

O meio ambiente é uma das quatro áreas em que a EcoVadis nos avalia – e a área em que recebemos a classificação mais alta, “excecional”, de 90%.

Paralelamente, continuamos a interagir com clientes, fornecedores, funcionários e a sociedade em geral para acelerar a descarbonização. Desde o nosso relatório anterior, convidamos parceiros para a plataforma EcoVadis para aumentar a transparência em ESG (Ambiental, Social e de Governança). Além disso, mais de 400 fornecedores compartilharam a sua classificação de maturidade de carbono conosco na plataforma EcoVadis.

PFAS 

Em 2025, lançamos um programa abrangente de due diligence para lidar com o crescente escrutínio regulatório e as preocupações dos clientes em relação às PFAS (substâncias per e polifluoroalquiladas), um grupo de mais de 10.000 produtos químicos industriais conhecidos por representarem riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Como parte dessa iniciativa, contatamos fornecedores para obter informações detalhadas sobre o conteúdo de PFAS em materiais e componentes, além de conduzir avaliações de risco internas para mapear o uso potencial de PFAS nos nossos produtos e processos de fabricação. Esses esforços visam orientar a avaliação de alternativas mais seguras, fortalecer as estratégias de mitigação de riscos e garantir a conformidade com as regulamentações em constante evolução, reduzindo, em última análise, os impactos ambientais e na saúde, ao mesmo tempo que apoiamos as metas de sustentabilidade dos nossos clientes.

Informações importantes

Operador a trabalhar no chassi do trator de reboque Toyota em produção.
Limpar tudo