Como fabricante e fornecedor de soluções, procuramos oportunidades, tanto nos nossos próprios processos como no apoio às atividades operacionais dos nossos clientes, para reduzir a nossa pegada climática operacional. Fazemo-lo tirando partido do nosso portfólio baseado em tecnologia e fazendo escolhas conscientes em termos de design e produção: monitorizando dados, evitando desperdícios, dando prioridade a uma gestão eficaz da energia e das emissões e concentrando-nos em soluções com baixo teor de carbono. Alinhamos as nossas divulgações ambientais com as Normas Europeias de Sustentabilidade (ESRS): E1 Alterações climáticas, E2 Poluição, E3 Recursos hídricos e marinhos, E4 Biodiversidade, E5 Utilização de recursos e circularidade.
‘Pretendemos ser líderes na ação climática e agir de forma responsável nas questões ambientais’
Per Fyrenius,
Vice-Presidente Sénior de Desenvolvimento Empresarial
Continuamos empenhados em liderar a ação climática. Em outubro de 2023, submetemos as nossas metas de base científica ao SBTi para aprovação, o que nos ajudou a estabelecer o ano base da nossa pegada de carbono corporativa e a dar prioridade às principais alavancas de descarbonização. Enquanto aguardamos a aprovação do SBTi, estamos a planear para garantir que temos os recursos necessários para acelerar a redução de emissões e atingir essas metas.
Trabalhar em direção ao Net Zero
Começando com estes dados, estamos a fazer uma contagem decrescente até ao net zero. O nosso objetivo atual de atingir o carbono líquido zero nos três âmbitos está fixado para 2050. As nossas metas atualizadas serão divulgadas durante 2024, após aprovação do SBTi.
Mobilização da nossa cadeia de valor utilizando a plataforma EcoVadis
O meio ambiente é uma das quatro áreas em que a EcoVadis nos pontua - e a área em que recebemos a classificação mais alta de "excelente", (90%).
Paralelamente, continuamos a colaborar com clientes, fornecedores, funcionários e a sociedade em geral para acelerar a descarbonização. Desde o nosso relatório anterior, convidámos parceiros para a plataforma EcoVadis para aumentar a transparência ESG. Além disso, mais de 200 fornecedores partilharam connosco a sua classificação de maturidade em termos de carbono na plataforma EcoVadis.
Ler sobre E1 - Alterações climáticas no nosso relatório de sustentabilidade >>
Existem procedimentos certificados de gestão ambiental em conformidade com a norma ISO 14001 em todas as nossas fábricas e estão a ser implementados em todas as nossas empresas de vendas. Espera-se que todos os principais fornecedores tenham igualmente a certificação ISO 14001 e que assinem o nosso Código de Conduta para Fornecedores, que estabelece requisitos específicos sobre o controlo da poluição por parte dos nossos fornecedores. A avaliação EcoVadis que estamos a aplicar a todos os nossos fornecedores também nos permitirá gerir o risco a montante.
De acordo com o regulamento REACH da UE, a empresa tem o dever de informar os clientes sobre todos os seus produtos que contenham uma substância que suscite elevada preocupação (SVHC). Atualizamos anualmente a nossa carta REACH no nosso site para garantir que os clientes têm acesso a estes dados.
Ler sobre E2 - Poluição no nosso relatório de sustentabilidade >>
Como fabricante de empilhadores, as nossas partes interessadas consideram improvável que as nossas próprias operações tenham um impacto material nos recursos hídricos e marinhos. No entanto, estão disponíveis dados sobre a captação de água em toda a nossa rede europeia e as nossas fábricas são principalmente unidades de montagem com captações de água limitadas. Se existirem quaisquer impactos materiais na nossa cadeia de valor, é provável que se encontrem em atividades a montante da cadeia de valor.
Como parte da Toyota Industries Corporation (TICO), também estamos classificados com A- no questionário de segurança da água do CDP (Carbon Disclosure Project - gere o sistema global de divulgação do desempenho ambiental das empresas).
Ler sobre E3 - Água e recursos marinhos no nosso relatório de sustentabilidade >>
Na qualidade de fabricante de empilhadores, as nossas partes interessadas consideram improvável que as nossas operações tenham um impacto material na biodiversidade local, mas iremos efetuar uma avaliação de risco a nível europeu para confirmar este facto. No nosso sector, os impactos da biodiversidade estão mais concentrados a montante da nossa cadeia de abastecimento, razão pela qual a biodiversidade está integrada no nosso Código de Conduta para Fornecedores.
Ler sobre E4 - Biodiversidade no nosso relatório de sustentabilidade >>
A inovação do modelo de negócio circular é uma forma de manter a competitividade e abordar as questões de sustentabilidade. Como pedra angular do Pacto Ecológico da UE, vemos uma mudança substancial na legislação da UE relativa a este domínio. Estamos a trabalhar ativamente com especialistas para desenvolver um mapa de riscos e um roteiro de circularidade e esperamos ver melhorias contínuas em toda a nossa cadeia de valor.
Zero muda: materiais regenerados
Já restauramos e reutilizamos cerca de 60% das devoluções da nossa frota de aluguer para uma segunda vida como empilhadores usados vendidos aos nossos clientes diretos, geridos diretamente pelas nossas empresas de marketing e vendas. Outros 30% são reutilizados através de clientes não diretos, ou seja, distribuidores ou comerciantes independentes.
Aluguer circular e inovação de serviços
A nossa capacidade de renovação está continuamente a ser alargada em toda a nossa rede europeia e cerca de 40% das máquinas em segunda vida de clientes diretos voltam a entrar nos nossos esquemas de aluguer para apoiar as aplicações dos clientes.
O serviço é também parte integrante da nossa abordagem para maximizar a vida útil dos nossos empilhadores. Para minimizar os resíduos e melhorar a circularidade, queremos aumentar estes números através de programas internos centrados na identificação de oportunidades de primeira e segunda vida para equipamentos e baterias.
Leia sobre E5 - Utilização de recursos e circularidade no nosso relatório de sustentabilidade >>
Uma cultura empresarial ética