Absolutamente indispensável para um processo de trabalho seguro com empilhador: cintos de segurança ou guardas laterais de cabine. Não é uma invenção nova no campo da segurança, mas é o primeiro passo real para a segurança. Se um empilhador tombar para o lado, os cintos de segurança ou as guardas laterais asseguram que o operador não fique preso entre a máquina e o piso.
Um operador pode entrar para um empilhador contrapesado por qualquer um dos lados e senta-se na direção de deslocamento. Durante o trabalho, o operador pode levar o empilhador a inclinar-se demasiado para a frente ou para os lados. Com uma inclinação lateral, quase todos os operadores tendem a saltar para longe, mas pelo lado baixo, criando o risco real de ficar debaixo do empilhador. Por isso, estes sistemas de segurança são obrigatórios em empilhadores com cabine aberta. Com uma cabine fechada, a cabine garante que o motorista não fique preso, mantendo-o dentro do espaço mais seguro.
A prática tem mostrado que os operadores não entendem a importância dos sistemas e não usam (ou usam incorretamente) o cinto de segurança. É por isso que atualmente um empilhador pode só funcionar quando esses sistemas de segurança forem usados corretamente.
Conduzir um empilhador demasiado rápido pode levar a situações de risco de vida e aumenta o risco de incidentes. A redução automática da velocidade de condução reduz o risco de acidentes e torna o local de trabalho muito mais seguro. Numa solicitação iminente, os sensores que monitorizam continuamente o ângulo do volante, emitem um sinal, por forma a impedir a aceleração e trazer a velocidade para níveis seguros. Isto acontece, quando por exemplo alguém conduz demasiado rápido numa curva. Mas também é possível atuar em áreas movimentadas com muitos pedestres ou onde há muito tráfego de passagem. A redução automática de velocidade em diferentes áreas também é chamada de zoneamento de velocidade.
A redução de velocidade é uma forma de tornar um empilhador mais seguro, mas é possível dar um passo mais à frente, com a monitorização ativa da estabilidade. Um sistema que oferece mais do que apenas reduzir automaticamente a velocidade de condução. Por exemplo, a posição do mastro também é monitorizada por meio de sensores, evitando sobrecarga ou inclinações perigosas do mastro, em altura.
Sistema Toyota de Estabilidade Ativa (SAS) é o primeiro e mais abrangente exemplo disso. É uma interação patenteada entre eletrónica e hidráulica, com vários sensores a medir continuamente a velocidade, o ângulo de inclinação, a deflexão do volante, a posição do volante, a altura de elevação, o peso da carga e a força centrífuga no empilhador, durante a operação.
Quando um, ou uma combinação dos fatores acima, atinge os limites de segurança, um sinal é enviado ao eixo traseiro, atuando um cilindro hidráulico. O fluxo de óleo neste cilindro é bloqueado, fazendo com que o eixo fique rígido, por assim dizer, eliminando a oscilação do eixo traseiro.
O bloqueio do eixo faz com que a área de estabilidade aumente - o triângulo de estabilidade é brevemente transformado num retângulo de estabilidade. A distância do centro de gravidade à linha limite de inclinação é aumentada, e assim, o risco de capotamento é reduzido.
Para reduzir riscos de segurança no ambiente de trabalho, é importante que os empilhadores se destaquem. Sabia que a visibilidade dos empilhadores ainda está entre as 10 principais medidas que podem ser tomadas para aumentar a segurança no armazém? Então, como se pode garantir que um empilhador em operação se destaca no armazém?
Boa iluminação, é claro! Mas um foco de segurança adicional também é uma boa medida. Pense numa luz azul ou vermelha de aviso. A luz de aviso projeta um foco de luz azul ou vermelho, claramente visível no pavimento, na direção de deslocamento do empilhador. Desta forma, fica claro para os pedestres e outros operadores que um empilhador está a aproximar-se. Estas luzes de segurança podem ser montadas na parte dianteira e na parte traseira.
Embora estes sistemas de segurança contribuam para um ambiente de trabalho mais seguro, nunca deve esquecer que são apenas ajudas. Infelizmente, os sistemas não evitam que o operador ou mesmo os pedestres cometam erros. Situações de risco de vida e incidentes são reduzidos, graças a estes sistemas, mas as pessoas continuam a ser o elo mais fraco. Portanto, certifique-se que os seus operadores de empilhador têm conhecimento atualizado dos riscos da sua função e um bom controlo do empilhador… Há quanto tempo os seus operadores não têm formação de segurança?
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