“Investimos muito em novas tecnologias nos últimos anos, nas nossas próprias equipas, nos nossos produtos, através da colaboração com outras empresas”, explica Ralph Cox, vice-presidente senior de operações de mercado da Toyota Material Handling Europe. "Reconhecemos que cerca de 250.000 pessoas visitam Hannover para saber mais sobre tecnologias futuras, por isso é uma escolha natural esta mudança para um espaço que nos torne muito fáceis de encontrar - para que possamos partilhar a nossa abordagem".
O Pavilhão 4 abrigará expositores que trabalham com automação no setor da logística e a Toyota apresentará uma série de soluções na chamada "Vila Toyota". Neste espaço vão existir várias áreas principais de foco. Ralph Cox acrescenta: “A Toyota tem uma reputação muito bem estabelecida de ser a fonte do pensamento lean - e para nós isso significa “zero muda” (zero desperdício). É a base de tudo o que fazemos, e isso será demonstrado através das histórias que vamos partilhar na Vila Toyota.”
Na perspectiva do hardware, a Toyota fará a diferenciação entre equipamentos manuais, automatizados e autónomos. Conceitos autónomos serão demonstrados fisicamente, para mostrar como, no futuro, os equipamentos serão orientados à tarefa, determinando a sua própria metodologia otimizada e usando câmeras para visão. Os equipamentos automatizados da Toyota também serão demonstrados fisicamente, focando a simplicidade e facilidade de integração dentro das operações logísticas existentes. "Acreditamos que os recursos humanos devem ser utilizados da forma mais valiosa - tanto para a empresa quanto para as próprias pessoas", explica Ralph Cox, "e a automação é cada vez mais o caminho mais lógico e comercialmente benéfico de conseguir isso".
A Toyota vai igualmente focar a possibilidade de agilizar e capacitar as operações manuais por meio da chamada 'logística de equipa', baseada numa abordagem racionalizada que garante os princípios 'equipamento certo para tarefa certa' - em resumo: organizar os processos de forma a utilizar o tipo ideal de máquina para cada etapa do processo, eliminando assim o desperdício.
A Toyota foi a primeira empresa do setor a integrar a tecnologia telemática como standard em equipamentos elétricos de armazém, anunciada na CeMAT em 2018. Até abril deste ano, vão existir 130.000 equipamentos inteligentes conectados. Na HMI 2020, haverá uma zona dedicada à conectividade, onde será possivel ver os benefícios do serviço em termos de assistência preditiva e apoio de realidade aumentada para os técnicos, e como os dados telemáticos podem ser usados para eliminar danos e aumentar a eficiência da utilização do equipamento - duas das principais áreas de desperdício no setor da logística.
Questões ambientais também fazem parte da história da Toyota, na HMI 2020. Nos últimos anos, a empresa montou as suas próprias células de bateria de iões de lítio com um design modular exclusivo. Isto permite uma revolução no design de empilhadores, com economias de espaço e peso. E também planeamento de vida útil múltipla, com as células de bateria capazes de responder a várias vidas dos equipamentos, e posteriormente usadas para armazenar energia, gerada a partir de fontes como painéis solares, antes de serem recicladas. Este ciclo completo de energia será apresentado na zona de energia da Vila Toyota.
Outro elemento progressivo da presença da Toyota na HMI 2020 é a zona de colaboração em que a empresa demonstrará como está a trabalhar com outros líderes do setor. Isso inclui a Eneo, parceira da Toyota em energia solar, EcoVadis, Vanderlande e Bosch para rastreamento de encomendas.
A Toyota Material Handling Europe organizou um evento chamado Fórum Logiconomi em novembro de 2019, com a participação de mais de 500 líderes do setor, e apresentou sessões educacionais sobre as novas tecnologias, desenvolvidas em colaboração. O palco Logiconomi será outro recurso do evento da empresa em abril, com uma série de breves briefings da Toyota e dos seus parceiros.
A base continua a ser o pensamento lean, com o 'Lean 4.0' a liderar a Vila Toyota no evento. “Lean está no centro de como pensamos e o que fazemos”, explica Ralph Cox. “Quando os clientes começam a adotar os benefícios da tecnologia digital nas suas operações logísticas, vemos uma clara necessidade de uma estratégia lean para apoiar o planeamento futuro. É o que chamamos de Lean 4.0 ".