A Toyota Material Handling Europe e a SSAB* entram numa parceria sem combustíveis fósseis, e a cooperação faz da empresa o primeiro fabricante de equipamentos de movimentação de materiais a utilizar o SSAB Zero™.
A empresa garantiu a entrega de aços SSAB Zero™, que serão utilizados para produzir garfos e estruturas para porta-paletes manuais já nesta primavera. A qualidade e as propriedades do aço SSAB Zero™ são as mesmas do aço convencional da SSAB.
“O nosso objetivo é ser líder na transformação sustentável da nossa cadeia de valor e estamos a construir uma cadeia de abastecimento resiliente em conjunto com os nossos fornecedores”, afirma Giorgio Polonio, vice-presidente de compras e aprovisionamento da Toyota Material Handling Europe.
“Estamos satisfeitos por trabalhar com a Toyota na produção da próxima geração de equipamentos de movimentação de cargas com uma pegada de carbono mais baixa. A Toyota Material Handling Europe é nossa cliente através da nossa subsidiária, Tibnor, há mais de 20 anos, e estamos a intensificar a colaboração com base na nossa confiança mútua e no objetivo comum de um futuro sem combustíveis fósseis”, afirma Tony Harris, responsável da SSAB Europe.
No início de 2024, a SBTi validou as metas científicas de curto e longo prazo da Toyota Material Handling Europe, visando atingir ‘net zero’ até ao final de 2041. A iniciativa Science Based Targets (SBTi) fornece um caminho claramente definido para as empresas reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa, de forma a evitar os piores efeitos das alterações climáticas, e apoia as ambições de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.
Como parte dos esforços para atingir zero emissões líquidas, a empresa aumentará a utilização de aço reciclado produzido com eletricidade e biogás sem combustíveis fósseis, o que reduzirá a pegada de carbono das matérias-primas utilizadas nos nossos equipamentos. A Toyota Material Handling Europe tem como objetivo fazer do aço de baixo carbono, o padrão para os seus produtos, começando pelos modelos mais populares da nossa gama de porta-paletes manuais.
A cooperação com a SSAB garante que a Toyota Material Handling Europe pode reduzir a pegada de carbono das matérias-primas utilizadas nos seus produtos. A Toyota Material Handling Europe é a primeira empresa do setor a incluir aço reciclado de baixo carbono como padrão numa família de produtos, começando pelos modelos mais populares de porta-paletes manuais.
O material nos garfos e na estrutura do produto de alto volume LHM230 será substituído pelo SSAB Zero™, que tem uma redução de 77% de CO2 em comparação com o aço à base de minério de ferro, considerando toda a cadeia de valor. Esta iniciativa é um passo importante para reduzir as emissões e contribui para as metas ‘net zero’ da Toyota Material Handling Europe, até ao ano fiscal de 2041.
(*) SSAB é uma empresa siderúrgica com sede nos Países Nórdicos e nos Estados Unidos que constrói um mundo mais forte, mais leve e mais sustentável através de produtos e serviços de aço com valor acrescentado. A SSAB desenvolveu o aço SSAB Fossil-free™ e planeia reinventar a cadeia de valor desde a mina até ao cliente final, eliminando amplamente as emissões de dióxido de carbono das nossas próprias operações. O SSAB Zero™, é um aço amplamente isento de emissões de carbono, baseado em aço reciclado. Junte-se a nós nesta jornada!