Toyota Material Handling Europe apresenta conceito A.I.TeamDelivery

Num mundo que regista um crescimento contínuo do comércio eletrónico, a preocupação com o impacto nas redes de distribuição, é inevitável. Não apenas por razões ambientais, mas também devido à pressão crescente sobre o tráfego rodoviário. A Toyota Material Handling Europe desenvolveu uma abordagem alternativa: o conceito A.I.TeamDelivery. 

O conceito é apresentado num pequeno filme, que retrata as compras online de uma família típica, com diversas necessidades de produtos - desde brinquedos, a tecnologia e ferramentas. As atuais cadeias logísticas que lidam com uma situação como esta, podem resultar em várias entregas diferentes – cada uma transportando um único artigo – todas entregues no mesmo endereço, no mesmo dia.   

 

A Toyota prevê uma solução alternativa e melhorada, onde, após a realização do pedido, os consumidores podem optar por um serviço ‘TeamDelivery’. Esta opção desviaria os itens encomendados para um centro de consolidação onde um veículo automatizado funcionaria efetivamente como agente de coleta do endereço de entrega. Usando IA e por meio da comunicação direta com os veículos de abastecimento, a unidade de coleta sairia assim que os itens chegassem ao polo de consolidação, formando uma remessa completa.   

 

Depois de montada, a remessa de mercadorias é carregada num veículo de entrega autónomo que faz uma única entrega consolidada no endereço do pedido.   

Do clique à entrega: ao finalizar um pedido online, o consumidor inicia um fluxo logístico. Encontrar a solução certa para atendimento de pedidos, é crucial para qualquer negócio. Fazer certo, significa satisfação do cliente e sucesso geral do negócio. Cada etapa conta para criar um fluxo logístico contínuo, desde o armazenamento e gestão do stock até ao processamento de pedidos e gestão de entregas e devoluções.   

 

“Há muitos benefícios neste tipo de abordagem. É particularmente adequado para áreas urbanas, onde determinados centros de consolidação cuidadosamente localizados simplificariam os fluxos de tráfego e reduziriam significativamente os veículos que realizam as designadas entregas de última milha. Isto também traz benefícios ambientais.”   

 

“Embora o conceito que estamos a apresentar seja, nesta fase, apenas uma ilustração de como as entregas consolidadas poderiam funcionar, a tecnologia é baseada em soluções com as quais já estamos a trabalhar. O nosso objetivo aqui é incentivar a colaboração na indústria para otimizar a forma como movimentamos as mercadorias.”  

 

Veja o conceito aqui>>

 

Limpar tudo