Baterias de chumbo-ácido são amplamente utilizadas em empilhadores e equipamentos de armazém. O seu peso, que é para outras aplicações um problema (automóvel por exemplo), é no caso dos equipamentos de movimentação de carga uma nítida vantagem.
A energia é armazenada graças a uma reação química entre placas de chumbo e ácido sulfúrico, daí o nome.
As baterias de chumbo-ácido são as mais económicas das três opções. Na relação entre a quantidade de energia acumulada (Ah) e custo, é nitidamente a melhor opção.
Tem ainda a vantagem de poder usar baterias de substituição (+1 bateria/maquina), o que é uma vantagem para laborações em contínuo…sem pausas, com mais do que 1 turno.
Em termos de manutenção e utilização, são um pouco mais exigentes.
A vida útil “teórica” de uma bateria deste tipo, mantendo uma autonomia aceitável, é de aproximadamente 150 ciclos carga-descarga, o que na maioria das aplicações significa 5-6 anos de uso. Sendo que, um uso cuidado ou descuidado, pode potenciar ou reduzir bastante esta duração. Cargas incompletas e descargas profundas são procedimentos a evitar. O processo de uma carga completa demora tipicamente 8h.
Para além da disciplina nos ciclos de carga-descarga, uma bateria de chumbo-ácido, exige a reposição periódica de água desmineralizada e cuidados de limpeza.
A processo de carga das baterias de chumbo-ácido não é completamento limpo; em certas fases da mesma são libertados gazes, o que implica a necessidade de uma boa ventilação do espaço de carga. Áreas fechadas, podem mesmo exigir uma exaustão forçada, de forma a evitar concentrações de gazes, ao ponto de atingir o risco de explosão. Em atividades mais exigentes do ponto de vista higiénico, tal como industria alimentar, as áreas de carga devem ser zonas devidamente separadas.
O custo de aquisição de baterias de iões de lítio continua a ser bastante superior às baterias de chumbo-ácido.
No entanto, os preços das baterias de iões de lítio caíram drasticamente nos últimos anos devido à oferta e à procura.
Espera-se que isto também aconteça com o hidrogénio a longo prazo.
Os iões de lítio apresentam uma vida útil até três vezes superior ao ácido de chumbo. As baterias de iões de lítio aceitam cargas de curta duração, em qualquer ponto de descarga, sem qualquer inconveniente. E são mais eficientes em termos energéticos. Possuem sistemas integrados de gestão da bateria para evitar que a bateria sobreaqueça ou descarregue completamente.
A disponibilidade de uma bateria de iões de lítio, pode ser prolongada por longos períodos, desde que exista a disponibilidade para fazer cargas intermédias regulares.
Uma ótima opção para atividades em que a utilização da máquina não é contínua, com oportunidades para carregar (+ ½ h), mas onde o seu uso pode ser solicitado em períodos muito extensos.
As baterias de iões de lítio são completamente “Maintenance free” e o processo de carga é completamente limpo.
Podem ser carregadas em qualquer espaço, mesmo que higienicamente exigente. Não ocorre a libertação de gazes ou risco de derrames, logo não existe necessidade de um espaço dedicado de carga!
Recomendamos, no entanto, alguma atenção à potência instalada onde são ligados os carregadores. Tipicamente, estes exigem potencias mais elevadas que os equipamentos convencionais para baterias chumbo-ácido.
O hidrogénio não se encontra isolado na natureza. Sendo o elemento gasoso mais rarefeito da natureza, a sua contenção e armazenagem é muito exigente. Na sua forma natural está sempre associado a outro elemento e por isso a forma de o obter, transportar e distribuir, ainda é atualmente uma alternativa dispendiosa.
Os empilhadores podem funcionar com hidrogénio se tiverem uma célula de combustível. O hidrogénio que é reabastecido nas células reage quimicamente com o oxigênio do ar para criar uma carga elétrica. A eletrólise produz eletricidade para acionar um motor elétrico e vapor de água como produto residual. Não há emissões poluentes - de CO2 ou de partículas.
O reabastecimento de um empilhador com célula de combustível é rápido e não exige qualquer disciplina de carregamento.
O hidrogénio está suficientemente disponível, mas o seu uso ainda é residual. Atualmente, existem muitas limitações em termos de rede de distribuição. O hidrogénio será uma boa opção para grandes e complexas operações logísticas, com picos de carga elevados, porque as baterias de chumbo-ácido e as baterias de iões de lítio exigem mais atenção em termos de manutenção e disciplina de carregamento, para obter disponibilidade constante. Uma célula de combustível fornece energia assim que reabastecida e exige pouca manutenção.
Existem riscos associados a todos os combustíveis. No entanto, se os equipamentos forem usados de acordo com as diretrizes dos fabricantes e assegurarem uma manutenção adequada, esses riscos não serão maiores do que o GPL, por exemplo. Para reabastecer com hidrogénio, é necessário um ponto de armazenamento e reabastecimento no local e por isso mesmo, o investimento total é muito maior do que com baterias de iões de lítio.
Em teoria, quase todas as matérias-primas são recicláveis e adequadas para reutilização. Os fornecedores de baterias criaram programas de reciclagem para isso. No futuro, será concebível uma reutilização alternativa das baterias de iões de lítio, por exemplo, como uma bateria doméstica para armazenamento de energia.
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