Perguntas frequentes sobre a manutenção de um empilhador

Incidentes envolvendo empilhadores ainda são responsáveis ​​por uma parte significativa de todos os acidentes de trabalho. Muitas vezes acontecem por se verificarem falhas técnicas ou má manutenção. É recomendável que o seu parque de máquinas seja acompanhado de uma manutenção regular. Descubra tudo o que precisa saber sobre a manutenção regular do seu empilhador.

1. Com que frequência o meu empilhador precisa de manutenção?

A frequência com que deve efetuar a manutenção do seu empilhador vai depender muito da severidade da sua operação e do número de horas de trabalho do empilhador. A manutenção regular aumenta a segurança e a produtividade na sua empresa, motivando os colaboradores para respeitar o equipamento e o ambiente.  No caso de empilhadores com menos de xx horas de utilização por ano, recomenda-se uma revisão a cada ano. Isto vai permitir manter o seu empilhador em boas condições. A Toyota possui uma equipa qualificada para o aconselhar sobre isso.

2. Qual é a diferença entre manutenção e inspeção?

Com uma manutenção regular limita os riscos de danos e acidentes industriais. O Decreto-Lei 50/2005 de 25 de fevereiro (artº 3º) estabelece que o empregador é obrigado a assegurar a manutenção adequada dos equipamentos de trabalho durante o seu período de utilização, de modo que os mesmos respeitem os requisitos mínimos de segurança. Mas, e se ocorrer um acidente?  

Para além de manutenção adequada, o mesmo decreto-lei estabelece (artº 6º) que o empregador deve proceder a verificações periódicas nos equipamentos sujeitos a deteriorações suscetíveis de causar riscos. Portanto, em situação de acidente, um certificado de inspeção técnica, validado pela marca, pode comprovar que assegurou as condições para garantir o uso seguro do equipamento de trabalho. A Toyota realiza a inspeção de segurança gratuitamente, uma vez na compra de empilhador novo, e em todas as manutenções efetuadas durante a vida útil do empilhador. Para a maior parte das operações, recomenda-se que a manutenção do empilhador seja efetuada uma vez a cada ano. Dependendo das condições da operação e do número de horas de trabalho com o empilhador, poderá ser necessário mais do que uma intervenção por ano.

3. Por que escolher um contrato de manutenção?

Travões desgastados, perda de óleo, racks e paletes danificados, uma má posição de condução, danos visíveis na cabine ou outras áreas do empilhador, marcações ilegíveis no piso ou mau estado dos pneus do empilhador, ... Tudo isto são sinais de atenção e podem representar riscos para os operadores de empilhadores e para as mercadorias no armazém. Por vezes, os sinais de alerta, podem aparecer num estado de deterioração avançado. Em alguns casos, os custos de reparação podem chegar a um valor correspondente ao valor de compra de um empilhador novo.  A manutenção regular evita tempos de inatividade e reparações dispendiosas ao permitir que as peças danificadas sejam identificadas a tempo e substituídas antes que os problemas realmente ocorram. Para assegurar que as manutenções e inspeções de segurança são efetuadas com a regularidade recomendada, deve optar por um contrato de manutenção. Um contrato de manutenção dá-lhe a tranquilidade de saber que os seus empilhadores estão sempre nas melhores condições, evitando custos inesperados e problemas legais. Na Toyota, pode escolher o contrato de serviço mais adequado para o seu negócio: desde manutenção preventiva até um contrato de serviço completo.  

Os seguintes serviços são oferecidos de série em todos os nossos contratos de manutenção: inspeção do empilhador, lubrificação, ajuste, verificações (operacionais e de segurança) e elaboração de checklist. A inspeção de segurança é uma obrigatoriedade legal (dec.lei 50/2005).

 
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