Vencedores do concurso Toyota Logistic Design 2024

Ouro, prata, bronze: apenas vencedores de excelência no Concurso de Design Logístico Toyota 2024, em Paris.

Com uma cerimónia espetacular realizada na Toyota House em Paris - especialmente construída para a parceria com os JOP Paris2024 - o último Concurso de Design Logístico Toyota, ‘Every little bit counts’, em colaboração com a Toyota Motor Europe, a Toyota Europe Design Development (ED²), a Kinto Europe e o Toyota Material Handling Design Center, termina com a revelação dos vencedores.

Concurso de Design de Logística da Toyota  

Realizado bianualmente, o Concurso de Design de Logística da Toyota celebra 10 anos desde a sua primeira edição. Os estudantes são desafiados a pensar em ideias inovadoras, originais e fora da caixa para fornecer soluções sustentáveis para diferentes problemas de logística.    

A ideia subjacente ao tema deste ano "Cada pequena coisa conta" é que a morte de uma coisa dá vida a outra. Uma vez que o nosso planeta só tem uma vida, o desafio desta vez foi promover a economia circular através da logística. Possivelmente, um dos maiores desafios alguma vez lançados neste concurso. O que significa que as propostas tinham de transcender o design tradicional para um âmbito mais alargado.  

 Monica Perez Lobo, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Toyota Motor Europe, foi extremamente positiva: "O design é o primeiro passo para a sustentabilidade: como os materiais são utilizados, de que forma os equipamentos podem ser desmontados e reciclados no futuro. Vejo que os estudantes têm realmente esta mentalidade em termos de contribuição para o planeta e para a sociedade, com os seus designs, o que é ótimo."  

 Cerca de 1000 designers de mais de 50 países mostraram o seu interesse no concurso. 160 apresentaram os seus conceitos criativos, muitos dos quais de excelente qualidade. Em duas rondas do júri, foram selecionados 10 finalistas, que foram apresentados na Semana do Design de Milão, em abril.  

 A novidade deste ano é que há apenas vencedores do prémio principal em três categorias:  nas áreas do transporte e design de produto, interface de utilizador e design de inovação empresarial. Cada vencedor de cada categoria recebe 5.500 euros.  

TLDC winner 2.jpeg

 

Categoria Design Industrial e Automóvel    

Nicolà Borrer do Royal College of Art, Londres, Reino Unido, com o Micro Cab  

Sobre MICRO CAB 

Em poucas palavras, o Toyota Micro Cab prevê um serviço de mobilidade autónomo, circular e autosuficiente para cidades inclusivas e sustentáveis no futuro. Os microtáxis movidos a energia solar transportam pessoas ou carga em deslocações curtas em áreas urbanas. Um método de estacionamento altamente eficiente poupa espaço urbano valioso e permite o equilíbrio energético entre os táxis. Cada cidade terá os seus próprios táxis, que são integrados na rede de transportes públicos locais, para uma economia circular de peças e materiais. O conceito funciona como uma rede, com os táxis a comunicarem entre si para satisfazerem eficazmente todas as necessidades de mobilidade. Utilizando inteligência de enxame, distribuem energia entre a frota e estacionam estrategicamente para otimizar as operações.

 

Categoria UI, UX e Serviço   

Maren Javenes (designer UX) / Elise M.L. Almaas (designer de serviços) / Anne Selseng (designer UX) da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, Trondheim, Noruega com Enviru  

Sobre ENVIRU 

"Conheça o nosso robot revolucionário, que redefine a recolha de lixo", é assim que Maren, Elise e Anne apresentam o seu projeto premiado. Reconhecendo os desafios relacionados com o lixo, o grupo de estudantes desenvolveu uma app de recompensas com gamificação.  

Os utilizadores tiram fotografias do lixo e ganham pontos que podem ser trocados por descontos em lojas. Surgiu uma preocupação de valor a longo prazo, na medida em que a aplicação não eliminava a barreira associada à recolha do lixo.  Discutir os desafios da gestão e transporte do lixo, levou a um robot de lixo que constitui uma solução eficaz.  

Elise: "Queríamos eliminar a vergonha de apanhar o lixo e recompensar as pessoas por quererem fazer a coisa certa. O sistema UX complementa o robot".  

 

Categoria Design de Inovação Empresarial   

Simon Lavender, da Universidade Estatal da Califórnia, Long Beach, EUA, com o Bloom Charge   

Sobre BLOOM CHARGE 

Tal como o designer descreve o conceito, o Bloom Charge tem como objetivo criar o ar fresco que alimenta o nosso futuro. O número de pessoas a viver nas cidades só vai aumentar. As infra-estruturas urbanas mais densas retêm o calor e aumentam os níveis de poluição do ar. O Bloom é efetivamente um sistema de abastecimento circular com estações de abastecimento em forma de árvore baseadas na biotecnologia, que arrefecem e limpam o ar urbano com algas. Um bosque de coberturas Bloom oferece infinitas oportunidades a uma sociedade multicombustível, na logística e não só.

 

Categoria Prémio Ian Cartabiano   

Juyeong Son, da Universidade de Coventry, Coventry, Reino Unido, com Flex 

O trabalho de Juyeong Son, Flex, ganhou o prestigiado Prémio Ian Cartabiano, um prémio especial que abrange todas as categorias, decidido pelo VP Advanced Design for Lexus & Toyota na Calty Design Research. Ian avaliou os trabalhos em todas as categorias para determinar qual o projeto que prestou mais atenção ao design. A grande escala da tarefa não tornou a escolha fácil, dada a excelente qualidade de muitas das entradas.

Sobre FLEX

Flex é uma plataforma de partilha de mobilidade tudo-em-um que responde ao congestionamento urbano e aos problemas da entrega urbana.Os veículos de entrega têm a dimensão de uma bicicleta, têm uma experiência de condução de 360° e utilizam tecnologia gimbal, que permite que a cabina ou uma encomenda se incline livremente em qualquer direção ou fique suspensa de modo a permanecer nivelada quando o seu suporte é inclinado. O efeito estabilizador evita danos no conteúdo do compartimento de armazenamento, como alimentos ou produtos pequenos e frágeis.

Limpar tudo