O iF Design Awards é reconhecido internacionalmente como o padrão de excelência em design, analisando produtos e serviços de consumo e industriais em mais de 80 categorias diferentes, com inscrições de designers líderes em empresas como Bosch, Samsung e Ferrari.
Não é de longe o primeiro iF Design Awards que a TMHE ganha, mas o responsável de Design, Magnus Oliveira Andersson, considera que os prémios deste ano se destacam:
“Estou extremamente empolgado com o reconhecimento deste ano e, além disso, o nosso Centro de Design de P&D será classificado entre os 50 melhores do ranking europeu da iF para 2018-2022 e o Melhor de Veículos Comerciais, sendo único na nossa indústria”
Em 2022, foram avaliadas quase 11.000 inscrições. Na fase final, 75 especialistas em design avaliaram fisicamente as inscrições com base em cinco critérios diferentes: Ideia, forma, função, diferenciação e impacto. O resultado: prémio iF Gold 2022 para o retrátil BT Reflex-E e prémio iF Design para o empilhador elétrico Toyota Traigo 80. O conceito Ultralifter da Toyota recebe um prémio de excelência em design.
Os vencedores do iF Design Award serão celebrados no lendário Friedrichstadt-Palast de Berlim na próxima segunda-feira, com Ernesto Domínguez, presidente e CEO presente na cerimónia.
“Sinto-me muito honrado por este reconhecimento. Melhorias contínuas e trabalho em equipe, juntamente com o compromisso com os valores centrais da Toyota, tornaram isto possível. Todos os dias, as nossas equipas estão focadas em fornecer qualidade, inovação e o mais alto valor aos nossos clientes. Eles estão ansiosos para explorar e testar novas ideias”, comenta Ernesto Domínguez.
Nos últimos 10 anos a Toyota Material Handling recebeu 25 prémios de design. Este nível de reconhecimento internacional confirma que a abordagem da empresa ao design é baseada em princípios sólidos: segurança, durabilidade, produtividade, condução e ergonomia.
O BT Reflex série E é o único empilhador retrátil do mundo com cabine basculante. Foi concebido para reduzir o esforço do condutor em operações repetitivas a grande altura.
O júri comenta: “É uma tarefa difícil projetar a máquina perfeita, mas foi isso que a Toyota fez com o novo empilhador retrátil BT Reflex E. Um design excecional em todas as dimensões, elevando a fasquia em termos de segurança, ergonomia e eficiência energética. Este amigável retrátil é um merecido vencedor do ouro.”
O BT Reflex foi lançado em maio de 2021 e, no início deste ano, também recebeu o German Design Award.
O compartimento do motorista, totalmente flutuante, do empilhador elétrico Toyota Traigo80, protege o operador do ruído e da vibração. No entanto, é confortável, aberto e altamente amigável. O display ‘touch’ oferece fácil interação entre empilhador e operador. Alimentado por energia de iões de lítio, este empilhador possui ótima ergonomia e um design robusto para operações internas e externas, permitindo que os utilizadores mudem para elétricos em vez de usar empilhadores com motores de combustão interna IC.
Inspirado no pensamento lean, o Toyota Ultralifter é um veículo que pode ser treinado para operar de forma autónoma dentro de um gémeo digital de um armazém real. Desta forma, o Ultralifter pode aprender a reconhecer pessoas e objetos, bem como a tomar decisões e priorizar determinadas ações. O Ultralifter foi projetado para trabalhar como parte de uma equipe, graças à inteligência artificial integrada e colaboração em nuvem. Isso permite a implantação mais rápida de soluções automatizadas nas instalações do cliente e flexibilidade para otimizar continuamente o fluxo de material.
Para além dos prémios recebidos pela TMHE, a Toyota Industries Corporation também recebeu um prémio iF para o trator de reboque elétrico autónomo.
Este trator foi projetado para rebocar carrinhos contentor, carregados com bagagem e outras cargas em aeroportos. Este veículo elétrico de alto desempenho totalmente autónomo tem eficiência comparável a um veículo com motor de combustão interna. Além de melhorar a eficiência em aeroportos movimentados, contribui para alcançar transporte e logística sem carbono.