Os pontos cegos são áreas que escapam da visibilidade do operador, porque a configuração do empilhador não permite captar determinadas áreas ao redor do mesmo. Esta situação pode causar acidentes graves, em especial em locais de trabalho em que os pedestres e os empilhadores convivem no mesmo espaço.
Qualquer pessoa que já conduziu um empilhador sabe que é difícil manter uma visão ideal do ambiente de trabalho.
Os cruzamentos ou saídas de portas/corredores, áreas com obstruções em altura, como portas ou tubagens no teto, passagens subterrâneas ou desniveladas no armazém são pontos que exigem cuidado adicional. E não é apenas a carga nos garfos, a limitar a visão para os motoristas. O próprio empilhador também tem alguns pontos cegos que aumentam a dificuldade ao operador de perceber se há outro veículo ou pedestre nesse ponto.
Locais de trabalho pouco organizados, a pouca visibilidade durante a condução e um comportamento de condução inadequado, potenciam a ocorrência de acidentes e infelizmente, não são exceções. Muitas vezes, a visibilidade limitada leva a situações inseguras, resultando em hospitalização, lesão permanente ou até mesmo morte. E grande parte das vezes os incidentes ou “quase acidentes” nem sequer são reportados.
Um empilhador tal como um automóvel ou camião pesado possui pontos cegos. Os pilares dianteiros e traseiros da cabine do operador, os espelhos e o mastro são uma obstrução a uma visão livre do ambiente circundante ao empilhador. Adicionalmente o bastidor de garfos, as mangueiras hidráulicas, cilindros e quaisquer acessórios são também uma obstrução a uma visão livre do pavimento e da carga. Sem mencionar periféricos, como terminais ou scanners, que equipam os empilhadores nos modernos armazéns de hoje.
Ajustar a infraestrutura e/ou o layout do armazém pode melhorar a segurança. Grande parte dos riscos é eliminada pela separação física entre pedestres e o transporte interno.
Medidas organizacionais, como a introdução de tráfego de sentido único em corredores e a programação automática (ou não) nos empilhadores, de velocidades reduzidas em áreas de alto risco, são ações com um impacto positivo em termos de segurança.
O piso também deve ser adequadamente marcado com sinais de alerta corretamente colocados, mas os motoristas devem sempre assumir que os pedestres não prestam atenção!
Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para melhorar a visibilidade. Um exemplo económico e muito adotado é a colocação de espelhos nos pontos mais obscuros do armazém ou outro tipo de ajudas mais avançadas que monitorizam e avisam por meio de um sinal acústico e / ou visual se houver perigo.
A condução em marcha-atrás é menos ergonómica e para além disso existem os pilares traseiros a criar pontos cegos. Um foco que projeta um ponto de luz azul alguns metros antes do empilhador aparecer na área é uma solução fácil para aumentar a segurança.
Medidas que podem ajudar a reduzir acidentes:
Em áreas com pouca visibilidade, tal como saída de corredores entre estantes ou portas, o SpotMe alerta os condutores de empilhadores e pedestres para o potencial risco de colisão, através de sensores de movimento que ativam uma luz de aviso no local de perigo.
Dica adicional