Os empilhadores VNA possuem rotação de garfos, o que facilita a recolha das paletes, significando que estes podem operar numa ampla variedade de situações. Geralmente, neste tipo de aplicação, as paletes têm um período de armazenamento mais longo e uma rotatividade diferente da que se obtém com um empilhador retrátil. O 'breaking point’ seria se estivesse à procura de gerar mais lucro. A redução dos custos logísticos é uma prioridade para qualquer empresa. Armazenar e armazenagem são os principais geradores de custo na cadeia de abastecimento.
Os benefícios de optar por VNA são:
Em armazéns e instalações de logística, a laje de cimento e o piso são essenciais para operações seguras e eficientes. Nas soluções VNA, os requisitos do piso são mais elevados em comparação com as operações tradicionais. O piso ideal deve ser plano, sem apresentar imperfeições. Como os empilhadores VNA não têm suspensão, cada pequena imperfeição é amplificada. O espaço estreito entre os corredores não permite a mais pequena margem de manobra. Nem mesmo quando o empilhador está parado. Ao mover-se, a margem de segurança é reduzida em 40% devido à relação dinâmica. Imagine o efeito dominó que um impacto criaria. Para o conforto do operador e o manuseamento seguro das paletes, qualquer desnível no piso do armazém deve ser eliminado. Certifique-se de que a superfície é resistente à deterioração e que pode suportar o impacto causado pelo rolamento dos empilhadores.
Para garantir uma operação segura, a movimentação do empilhador dentro do corredor precisa de ser guiada por trilhos (orientação mecânica) ou fios condutores. Tradicionalmente, a posição do empilhador no corredor é mantida por calhas instaladas em ambos os lados das estantes. O empilhador VNA é então equipado com rolamentos de orientação lateral para manter o empilhador em linha reta enquanto viaja ao longo do corredor estreito. Os vários tipos de calhas de guiamento são ligeiramente mais seguros, pois com este sistema aparafusado é mais difícil o descarrilamento ocorrer.
O Sistema de Proteção Individual (PPS) é um recurso que ativa um sistema automático de desaceleração e paragem, em ambas as extremidades do corredor, caso o empilhador encontre uma obstrução no seu caminho, ao percorrer o corredor.
A Indicação de Corredor é uma forma inteligente do empilhador reconhecer a sua posição no corredor, útil para encontrar localizações. Sensores no empilhador comunicam entre si através de tags RFID (identificação por radiofrequência) ou íman ao longo do corredor.
Os travamentos vs zonas, limitam a velocidade, a altura estendida ou o movimento do garfo do empilhador em certas áreas do armazém, ajudando a evitar colisões com poços de ventilação, sprinklers ou quaisquer outras obstruções a nível superior.
Empilhadores para corredores muito estreitos ajudam a maximizar a utilização do espaço do armazém sem o expandir. A estrutura articulada dos nossos empilhadores oferece uma excelente estabilidade e manobrabilidade, perfeita para estreitar os corredores e aumentar a densidade do seu armazém, como explicamos anteriormente.
Antes de começar a redesenhar o layout do seu armazém, pense nos seguintes fatores, conforme acima abordado:
Junto à zona VNA terá de deixar espaço para o transporte horizontal e prever estações ‘pick & drop’ para transferir a mercadoria do armazém VNA para a zona de transporte horizontal. Deve também decidir se pretende que a separação de pedidos seja feita nessa zona.
Quanto à estante, as estantes convencionais serão suficientes. Não há requisitos específicos numa aplicação de corredor estreito. Evidentemente, os racks serão montados mais alto, então a altura do teto pode precisar de ser ajustada. Esta é uma intervenção muito menos complicada do que a expansão do armazém.
A Toyota Caetano Portugal pode oferecer suporte e consultoria para fornecer uma solução que responda às necessidades das suas operações.