A Toyota Industries Coorporation (TICO) iniciou esta jornada de transformação há mais de 25 anos. A Toyota Material Handling Europe tem um papel de liderança a desempenhar na condução de mudanças na indústria, cujo futuro será livre de emissões de carbono. A Toyota Material Handling comprometeu-se agora publicamente a ser livre de carbono até 2030, nas suas próprias operações.
Esta meta de emissões zero é apoiada pela Visão Ambiental de 2050 da Toyota Industries Corporation (TICO) e pelo seu Sexto Plano de Ação Ambiental, que é um roteiro ambicioso para as mudanças climáticas. A política energética também está em conformidade com a Diretiva de Eficiência Energética da UE e com a legislação nacional de vários países europeus.
Em resposta, a Toyota Material Handling Europe definiu uma política de energia, que resume as expectativas dos seus stakeholders, como clientes, proprietários e reguladores. Cada um com expectativas altas, mas diferentes, que estão resumidas de forma clara neste roteiro para que os líderes de cada entidade Toyota Material Handling sigam e adaptem a sua estratégia energética dentro da empresa.
A política de energia da Toyota Material Handling é baseada em 3 pilares e metas para 2030:
A meta da Toyota Material Handling Europe é ter zero emissões de carbono em todo o negócio até 2050. Uma das maneiras de atingir zero emissões de carbono é obter a certificação ISO50001 em todas as entidades europeias. Qualquer sistema ISO é um compromisso formal para implementar uma abordagem de melhoria contínua (Kaizen); no caso da ISO50001, o foco está na eficiência energética. Usar menos energia para produzir o mesmo resultado comercial ajuda a reduzir custos e cria uma oportunidade de investir numa transição mais rápida para a energia verde.
ISO50001 é um sistema de gestão que começa com uma auditoria energética por partes externas, e identifica oportunidades como mudança para iluminação LED, automação, direção ecológica, etc. um plano de ação com projetos para obter a certificação com base na sua auditoria energética. Os projetos devem ser continuamente acompanhados e as políticas atualizadas com base nisto; tudo de acordo com a abordagem PDCA (planear, fazer, verificar, agir). Um exemplo pode ser a simples aplicação dos 5S nas viaturas de assistência e assim reduzir o peso e o consequente consumo de energia. Outro exemplo é mudar para um edifício com classificação A para reduzir as emissões.
Em Portugal, a Toyota Caetano Portugal, também já começou a dar os primeiros passos para a certificação energética ISO 50001. Ultrapassada que foi a 1ª fase em novembro de 2019, está agora focada na 2ª e fase final de implementação do SGE – Sistema de Gestão de Energia, previsto para novembro de 2020.
“Procuramos as melhores práticas e soluções disponíveis e por isso queremos implementar um Sistema de Gestão moderno, focado na eficiência energética e que seja igualmente uma solução ambientalmente correta e de melhoria dos negócios.”
- Joaquim Moura, Responsável de Certificação Sistemas de Gestão na Divisão Equipamento Industrial Norte da Toyota Caetano Portugal
“A norma define práticas de gestão de energia consideradas as melhores do mundo e tem por base o modelo de gestão de melhoria continua - Kaizen.
Esta certificação dará continuidade ao projeto de integração de normas, como a ISO9001, 14001 ou 45001 e por isso tornou-se natural e mais simples para nós estabelecer ações que visam integrar a gestão de energia com os esforços de melhoria da qualidade e de gestão ambiental já implementados”.
Apesar de um histórico baixo nos preços do petróleo, os preços da energia podem não cair muito durante a crise causada pela atual pandemia. Eles podem até aumentar, já que os governos à procura de dinheiro e de uma solução verde para a crise podem aumentar ainda mais os impostos sobre a energia. Infelizmente, na generalidade, exceto em alguns setores, as questões de energia e outras questões climáticas não são tão importantes quanto outros drivers de custos. No entanto, as empresas precisam conduzir este tema como um programa de elevada prioridade. Na Europa, os reguladores de cada região assumem diferentes formas de lidar com as mudanças climáticas. O Norte da Europa por exemplo, parece estar a assumir a liderança, estabelecendo uma forte coalizão entre as empresas e a sociedade para definir metas ambiciosas de sustentabilidade, que vão além da conformidade legal.
Desde agosto de 2019, a Toyota Material Handling Manufacturing Sweden (com sede em Mjölby) foi reconhecida como uma fábrica livre de carbono, emitindo zero CO2 e usando apenas eletricidade verde, aquecimento urbano e biogás líquido. Esta conquista foi possível com a mudança do gás liquefeito de petróleo (GLP) para o biogás líquido (LBG). A fábrica de Mjölby é a primeira entidade dentro da Toyota Material Handling Europe a atingir zero emissões, com esperança de mais entidades em breve. Este projeto foi galardoado com o Prémio Anual de Excelência Ambiental do Grupo TICO.
"Estamos felizes com o resultado, mas devemos continuar a empenhar-nos e tentar fazer cada vez melhor (Kaizen), em termos de eficiência energética, mas também de transporte e muitos outros aspetos."
- Maria Välitalo, gestora de sustentabilidade da Toyota Material Handling Manufacturing, Suécia
A fábrica em Mjölby também planeia obter a certificação ISO50001 até o final do ano. Isto exigirá um mapeamento extensivo de como se pode economizar ainda mais energia em outros aspetos. Terão que determinar quais as mudanças que podem ter o maior impacto, quais ações devem ser tomadas a seguir e definir algumas metas claras e específicas.
Outro projeto em que a fábrica sueca tem vindo a investir é a instalação de painéis solares na cobertura das instalações. Mesmo que isso não contribua tanto para a ausência de carbono quanto a mudança para o biogás, uma vez que já usam eletricidade verde, é uma maneira de comprarem menos eletricidade.
"Como na maioria das empresas comprometidas com a mudança climática, o nosso desafio é que apenas uma pequena parte das nossas emissões esteja sob o nosso controlo direto. Os outros 80% vêm da utilização dos nossos equipamentos e 15% das operações dos nossos fornecedores. Ao encorajar fornecedores, clientes e todas as outras partes interessadas a mudar para a eletricidade verde, podemos começar a reduzir as nossas maiores emissões. Ao atingir zero emissões na nossa fábrica sueca, pretendemos liderar pelo exemplo."
- Tom Schalenbourg, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Toyota Material Handling Europe
A próxima mudança de etapa crucial para a Toyota Material Handling é agir e incorporar a sua nova política de energia. Com forte compromisso e envolvimento de todos os funcionários, isto pode se tornar uma realidade. O maior desafio continua a ser a total transparência em toda a cadeia de abastecimento, sobre todos os aspetos relacionados com energia e otimizar a eficiência energética na utilização dos equipamentos dos clientes, como uma próxima etapa.