A ideia original começou com um conceito muito simples: “como podemos remover a caixa de bateria?” Eventualmente, conseguiu-se desenvolver o novo sistema de bateria em módulos tão pequenos que houve necessidade de adicionar peso para criar equilíbrio suficiente no equipamento.
Tanto de uma perspetiva de engenharia quanto de design, a Toyota Material Handling já tinha começado a trabalhar com a tecnologia de iões de lítio há muitos anos. No entanto, há cerca de dois anos, desenvolveu um protótipo de conjunto e, após algumas melhorias no design e na engenharia (filosofia Kaizen/ melhoria contínua), o segundo protótipo resultou no design final do equipamento.
Segundo o responsável pelo projeto, criar um conceito é a parte mais fácil do processo. A transformação numa máquina industrializada é que leva o seu tempo, face à necessidade de compra de novos componentes, testes e outros aspetos que garantem a qualidade Toyota, exigindo uma grande cooperação das equipas.
Felizmente, as equipas já trabalham juntas há muito tempo, o que resultou numa cooperação bastante tranquila.
A colaboração entre as equipas de P&D e de Design é muito forte envolvendo o projeto do equipamento, projeto mecânico, projeto elétrico, com foco exclusivo de juntos criarem uma plataforma e um produto melhor. As equipas de P&D sabem as diretrizes de design a seguir e como adicionar qualidade visual, com foco nos detalhes. Esta tem-se revelado uma forma inteligente de trabalhar resultando num produto de design modular com menos componentes e menos impacto no meio ambiente.
A abordagem modular traz mais flexibilidade criativa para projetar a bateria e fazer uma seleção melhor dos componentes. Em vez de trabalhar com grandes blocos de iões de lítio que limitam mais face às maiores dimensões e sobretudo peso, a marca opta agora por trabalhar com módulos menores, nos quais as células da bateria e o seu peso são divididos por toda a máquina.
A solução modular exclusiva, de iões de lítio, também é escalável e permite repensar o design, colocando os módulos de bateria onde eles se encaixam melhor. Especificamente para o BT Levio LWI160, foram colocados 7 módulos, sendo 4 de um lado e 3 do outro, com benefícios em termos de montagem, uso e manutenção do equipamento. A troca total da bateria já não é necessária. Os módulos podem simplesmente ser removidos, facilitando a manutenção para os técnicos. Também se pretende a redução de substituição de peças e consequentemente do custo geral.
A flexibilidade também é um fator procurado para atender às necessidades dos clientes. No caso do LWI160, o cliente pode escolher a capacidade da bateria e o tipo de carregador de acordo com as suas necessidades operacionais. E a possibilidade de carregamento dentro de um camião, representa uma grande vantagem em muitas indústrias.
Para além disso, flexibilidade é fundamental nos dias de hoje, onde as necessidades podem rapidamente mudar. Uma fonte de energia flexível - Radical Energy Design (RED) - pode ser a solução ao permitir que o cliente atualize o seu sistema de energia em vez de mudar para uma máquina totalmente nova.
O BT Levio LWI160 forneceu a maior oportunidade para aplicar o Radical Energy Design (RED). Os porta-paletes elétricos representam um grande volume de mercado e devido à sua versatilidade respondem à maior base de clientes - significando uma mudança valiosa e que pode definitivamente fazer a diferença.
Atualmente, o BT Levio LWI160 já recebeu os prémios de design iF e Red Dot. Estes prémios de design são o Oscar do design industrial e servem como um selo de qualidade. O júri avalia todos os aspetos do design do produto: a qualidade geral, detalhes específicos, marca, identidade do produto, mas também inovação, ergonomia e assim por diante. Acima de tudo, um design deve ser simples, limpo, funcional e fácil de entender.
Como o peso do LWI160 é muito reduzido, a direção é muito mais leve e fácil de manusear para o operador, criando menos tensão. A baixa localização e central do timão, em combinação com botões intuitivos, também contribuem para uma boa ergonomia.
Por causa do posicionamento ideal dos componentes em todo o equipamento, a unidade hidráulica está posicionada mais longe do operador. Ao eliminar o grande compartimento da bateria, o nível de ruído foi reduzido significativamente, não apenas em comparação com o resto da gama, mas também com os produtos concorrentes. É a máquina mais curta do mercado, graças ao seu chassi ultrabaixo, que oferece ao operador uma visão espetacular dos garfos e da carga.
O BT Levio LWI160 também inclui características de segurança exclusivas: o controlo em curva reduz automaticamente a velocidade nas curvas e a segurança de descida dos garfos evita ferimentos nos pés, bloqueando o comando de descida quando o ângulo de direção é superior a 80 °.
Graças ao seu tamanho e peso reduzido, este equipamento é perfeito para transporte dentro de camião. Também é pequeno o suficiente para caber entre corredores e espaços apertados, como no fundo de pequenas lojas e supermercados, mas também em elevadores. E com bateria de iões de lítio, limpa, também é ideal para a indústria da alimentação.
Para além do peso leve do LWI160, uma das principais melhorias é que o porta-paletes não eleva nem baixa a bateria. Isto em conjunto com a tecnologia da bateria de iões de lítio, resulta num equipamento com baixo consumo de energia. Na prática, garante mais tempo de atividade durante o turno e menos emissões de CO2.
Além disso, os clientes também beneficiam de: sem troca de bateria, sem sala de carregamento, sem manutenção da bateria, menos consumo de energia, maior vida útil, carregamento rápido e fácil, emissões mais baixas, resultando num custo total de propriedade mais baixo.
Todos os novos equipamentos produzidos pela Toyota Material Handling são inteligentes. Um Equipamento Inteligente também fornece aos clientes informações detalhadas, instantâneas e remotamente sobre a bateria de iões de lítio e avisa os operadores da hora de carregar. Isto permite que os clientes otimizem a utilização e a vida útil dos seus equipamentos e baterias. No futuro, seremos capazes de criar ainda mais possibilidades com novos modelos de negócios.
Como próximos passos, a marca está a planear redesenhar mais equipamentos de armazém com o design modular de iões de lítio, como a solução de energia standard. No futuro, o conceito modular definitivamente oferece um enorme potencial para soluções automatizadas e até autónomas. Nestes casos, onde não há operador, o equipamento pode ser totalmente redesenhado de forma mais económica, já que a ergonomia não precisa ser levada em consideração. O design no futuro pode ser radicalmente diferente: mais focado na comunicação no armazém e menos na visibilidade e ergonomia.