Networking em logística: gestão de frotas para máxima eficiência

Qual a dimensão de frota ideal para a minha empresa? Como posso melhorar a utilização do meu equipamento? Que soluções me podem ajudar a reduzir custos com acidentes e danos? O que fazer para aumentar a segurança dos meus funcionários? De que forma posso aumentar a produtividade, economizar energia e reduzir os custos gerais?

Estes são temas que dizem respeito a todos os gestores de frotas de empilhadores e equipamentos de armazém. 
O funcionamento eficiente da Intra logística está a tornar-se cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa. Uma das razões para isto acontecer são as promessas de entregas com prazos cada vez mais curtos, a fim de corresponder com as expectativas do cliente. Outra razão é o avanço em termos de digitalização. Mas é exatamente aqui que está a solução: a digitalização, como base de sistemas inteligentes de gestão de frota, oferece oportunidades completamente novas para enfrentar os crescentes desafios logísticos. A gestão telemática da frota fornece respostas para as perguntas importantes sobre equipamentos e ajuda a otimizar processos e reduzir custos. 

Como funciona a gestão de frota telemática em empilhadores e equipamentos de armazém? 

Com a ajuda de soluções telemáticas, pode analisar os dados de utilização dos seus equipamentos de manuseamento de materiais, bem como realizar avaliações regulares e assim aumentar a eficiência da sua frota. Para poder registar todos os dados importantes da máquina, desde o estado de carregamento da bateria até às horas de utilização, ou até mesmo qualquer colisão, os empilhadores devem ser equipados com vários sensores/ hardware telemático que está integrado nos equipamentos. 

 

banner PT.jpg

 

 

Seja num empilhador frontal, empilhador de corredor estreito, empilhador retrátil, stacker ou porta-paletes - o princípio da telemática funciona de forma semelhante independentemente da indústria e do fabricante. Os empilhadores equipados com hardware telemático enviam os seus dados operacionais criptografados para o sistema de gestão de frota em rede, via rádio, Bluetooth ou WLAN. O software avalia os dados e organiza-os numa informação clara. Como operador de frota ou gestor de logística, estará sempre informado sobre os tempos de operação, utilização, consumo de energia, acidentes, datas de manutenção e muito mais. Graças à transparência da informação, poderá realizar melhorias em muitas áreas operacionais e de armazém. 

Por que vale a pena a gestão de frota em equipamentos de movimentação de cargas? 

Na maioria das empresas sem rastreamento de frota adequado, a utilização média da frota de empilhadores é de apenas cerca de 35%. Ao aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, otimizar os custos, está a desempenhar um papel cada vez mais importante na gestão da frota. É por isso que os sistemas de gestão de frotas que garantam que os empilhadores sejam utilizados ​​com eficiência e com a sua capacidade total está a tornar-se cada vez mais importante. Porém, mesmo que a maioria das empresas cite ‘custos operacionais mais baixos’ como o principal critério, há muitos outros motivos a favor do uso de uma solução de gestão de frota. 

Conectividade traz transparência - e muitas vantagens

Mais produtividade 

  • Melhoria da utilização do equipamento: pode verificar a utilização da frota e comparar os tempos de operação planeados e reais. Desta forma, garante que o potencial de todas as máquinas industriais seja aproveitado ao máximo. 
  • Todos os locais observados num relance: o desempenho dos equipamentos pode ser avaliado e comparado entre diferentes locais. Fica por dentro de tudo e pode intervir remotamente, se necessário. 
  • Redução de paragens: com a ajuda dos extensos dados de análise dos seus equipamentos de armazém, os processos lentos, os tempos ociosos e as ineficiências podem ser evitados. Os gargalos de capacidade também podem ser identificados e compensados ​​imediatamente. 

Mais segurança 

  1. Gestão de licenças de operadores: pode garantir que apenas os operadores com formação e autorizados tenham acesso aos seus equipamentos. Perfis pessoais de operadores com um código PIN ou acesso por meio de um cartão de identificação de funcionário também aumentam a segurança. Pode também facilmente ficar de olho nas datas de validade das licenças: se a data de validade se aproximar, receberá uma notificação. 
  1. Intervenção em caso de choques: os empilhadores com telemática possuem sensores de choque que registam o equipamento, o operador e o períodoem que ocorreu a colisão. Caso ocorra um incidente, será informado imediatamente para que possa tomar as medidas necessárias. Equipamentos industriais danificados, podem ser bloqueados imediatamente. 
  1. Verificação pré-operacional: opcionalmente, pode garantir que apenas sejam operados, equipamentos industriais que se encontrem nas boas condições pretendidas. Neste caso, os operadores terão de realizar um check-up e responder a perguntas importantes antes de iniciar o trabalho com a máquina. 

Menos Custos 

  • Aproveitar ao máximo os serviços do contrato: pode verificar o aproveitamento do contrato, vendo quantas horas acordou para aluguer ou leasing de equipamentos e quantas horas realmente utilizou. Desta forma, pode reajustar a utilização da frota e aproveitar ao máximo os serviços, evitando custos adicionais. 
  • Redução dos custos de danos e seguro: tem a opção de ficar de olho nas colisões e outras causas de danos, podendo prevenir de forma proativa, danos materiais nos seus equipamentos, mercadorias transportadas ou infraestruturas. A prevenção de danos e manuseamento adequado podem reduzir custos. 
  • Monitorizar e otimizar a vida útil da bateria: pode ver o estado da bateria e os ciclos de carga/descarga e, assim, identificar processo inadequado, consumo desnecessário e custos de energia desnecessários. Carregar na hora certa também permite que a bateria dure mais. 
  • Vida útil mais longa dos seus equipamentos: um sistema de gestão de frotas pode ajudá-lo a usar e operar os seus empilhadores de forma eficiente, reduzindo o desgaste do equipamento. A manutenção preditiva e reparações oportunas podem estender ainda mais a vida útil dos seus equipamentos. 

Visual I_Site _Starter_NEW_Reflex.jpg

 

Pioneira no setor da conectividade, a Toyota Material handling tem vindo a equipar os seus equipamentos com tecnologia telemática, de fábrica, desde 2018. Atualmente, todos os empilhadores e equipamentos de armazém da Toyota são equipamentos inteligentes que oferecem a oportunidade de aceder aos dados operacionais do equipamento, para analisar, comparar e planear desde o início. Com a Toyota Material Handling, a sua empresa pode dar um passo importante rumo ao futuro digital, sem nenhum custo adicional de hardware. 

Não importa se utiliza apenas uma máquina ou uma grande frota, espalhada por vários locais ao redor do mundo; os equipamentos inteligentes fornecem as informações que precisa, para manter uma visão geral e completa de todos os processos e até mesmo intervir remotamente, se necessário.  

A solução de tecnologia da Toyota pode ser instalada em praticamente qualquer equipamento, usando o chamado “kit genérico”, mesmo no caso de frotas mistas, com máquinas de diferentes fabricantes. Os dados gerados pelos empilhadores em rede são transferidos automaticamente para um banco de dados central, de onde podem ser visualizados através de uma aplicação e um portal web. Todas as comunicações são criptografadas, é claro. Os dados são executados em canais protegidos. Vários centros de dados na Europa são utilizados ​​para máxima segurança, com firewalls e monitorização de tráfego. 

A gestão de frota Toyota: simplesmente tudo à primeira vista 

O sistema de gestão de frotas I_Site da Toyota é a ferramenta ideal com a qual pode identificar o potencial de otimização em áreas essenciais - seja para reduzir custos, aumentar a ocupação, gerir autorizações de operadores, melhorar a compatibilidade ambiental ou aumentar a segurança no local de trabalho. A página inicial do portal da web é amigável e oferece uma visão geral precisa em tempo real dos processos operacionais, para que possa identificar e resolver problemas rapidamente. Pode ser acedido a qualquer momento: no browser do pc, no tablet e até no smartphone - não é necessário instalar software adicional. 

Melhor desempenho do empilhador compensa 

As análises mostram claramente que os nossos clientes conseguiram uma melhor utilização dos seus equipamentos e, como resultado, um maior nível de eficiência com os seus equipamentos inteligentes. O sistema de gestão de frota Toyota I_Site, tem assegurado uma utilização dos empilhadores até 65% mais e uma redução dos custos com danos até 70%. 

Opte por equipamentos inteligentes e o sistema de gestão de frota Toyota I_Site como a chave para uma logística otimizada que permite que trabalhe com mais rapidez, segurança, sustentabilidade e eficiência do que nunca. 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo