Métodos de carregamento de um empilhador

Dependendo do tipo de operação, bem como de quantos turnos e horas os seus empilhadores trabalham, pode utilizar diferentes métodos de carregamento das baterias.

Selecionar o método de carregamento correto pode ter um grande impacto no retorno do seu investimento (ROI), e selecionar o método de carregamento errado é muitas vezes um dos principais motivos pelos quais as operações não obtêm a eficiência que desejam dos seus empilhadores elétricos. 

Use este guia para o ajudar a explorar métodos comuns de carregamento de baterias de empilhadores. Trabalhar com um fornecedor experiente de soluções de movimentação de materiais, facilita na escolha da melhor opção. Assim, para uma decisão mais confortável, não deixe de contactar a Toyota Caetano Portugal. 

O que significa Carregamento CONVENCIONAL da bateria do empilhador?  

O carregamento convencional da bateria do empilhador é normalmente usado em baterias de chumbo-ácido. Consiste em colocar a bateria à carga no carregador no final de um turno de trabalho e retomar o uso do empilhador quando a bateria estiver totalmente carregada. O tempo de carregamento de uma bateria depende essencialmente da capacidade da bateria (Ah) e da corrente elétrica de saída do carregador (A), sendo que o carregamento convencional é também conhecido como carregamento “lento”.   

Em operações de um turno existe tempo suficiente para este processo. A desvantagem deste método de carregamento é que adicionar turnos, muitas vezes exige baterias adicionais para cada empilhador e que estes nem sempre estão preparados para a substituição rápida das baterias. 

Assim que o primeiro turno termina, é preciso pedir a um operador que retire a bateria da máquina e a substitua por uma nova antes do início do próximo turno, colocando a bateria vazia à carga. Além do espaço adicional no armazém, para substituição e recarregamento das baterias, o tempo disponível dos operadores para manobrar o empilhador fica reduzido e, consequentemente, a sua produtividade. 

Carregamento convencional de bateria de empilhador funciona melhor em operações de um turno. 

O que significa Carregamento RÁPIDO da bateria do empilhador?  

O carregamento rápido consiste numa carga parcial da bateria do seu empilhador por cerca de 10-20 minutos, geralmente durante os intervalos ou entre os turnos. 

Uma vantagem deste método é não precisar de espaço extra para armazenamento de baterias suplementares nem especificação e equipamento especial para a troca de bateria - você usa a mesma bateria e carrega-a com mais frequência. 

A desvantagem do carregamento rápido é que ele é extremamente penoso para a bateria, afetando a garantia e reduzindo a vida útil da bateria. 

O método de carregamento rápido é mais usado em operações de uso contínuo, uma vez que precisam manter os empilhadores em movimento com a maior frequência possível - quanto menos tempo levar para carregar, mais tempo o empilhador pode estar em operação. 

Mas é preciso ter em atenção que mesmo as operações de carregamento rápido precisam de pelo menos uma noite por semana para carregar totalmente e equalizar as baterias dos empilhadores. Isso normalmente é efetuado no fim de semana. 

Carregamento rápido de bateria de empilhador é mais usual em operações de uso contínuo. 

O que significa Carregamento de OPORTUNIDADE da bateria do empilhador?  

O carregamento de oportunidade é semelhante ao carregamento rápido uma vez que aproveita os intervalos e mudanças de turno para carregar o empilhador. 

A maior diferença entre carregamento de oportunidade e carregamento rápido é a taxa inicial dos carregadores. 

A taxa inicial para carregamento de oportunidade é entre 21-30 amperes por 100 Ah, enquanto no carregamento rápido é 31-60 amperes por 100 Ah. 

Para o carregamento de oportunidade são necessárias baterias diferentes, tais como baterias de iões de lítio. Este tipo de baterias, representam um investimento inicial superior às baterias convencionais de chumbo-ácido. No entanto, este investimento é recuperado com os ganhos durante a utilização. 

O carregamento de oportunidade também exige carregadores diferentes dos carregadores usados para os métodos convencionais ou rápidos. 

Se usar um carregador convencional ou rápido para carregamentos de oportunidade, pode danificar a bateria e diminuir a sua vida útil. 

Carregamento de oportunidade é indicado para operações de uso contínuo com grande exigência de disponibilidade do empilhador 

Para obter mais informações ou assistência na avaliação do método de carregamento de empilhadores, ideal para a sua operação, entre em contacto connosco hoje! 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo