Empilhadores são ferramentas cruciais nas operações diárias da maioria das atividades logísticas. O nível de utilização frequente não deixa espaço para negligências. A verificação pré-operacional, implica que seja realizada pelo operador, uma verificação de segurança, antes de arrancar com a máquina.
O operador precisa de responder às perguntas de segurança - que os gestores responsáveis programam na aplicação I_Site . As perguntas aparecem no display da máquina e o operador é obrigado a responder dentro de um período de tempo, (mínimo e máximo), que também pode ser definido, enquanto verifica o estado da máquina. As perguntas podem ser configuradas para aparecer de forma aleatória de modo a evitar que os operadores memorizem a ordem, e podem ser categorizadas em críticas ou não críticas. Alguns exemplos de como se podem categorizar.
Perguntas críticas:
Perguntas não críticas:
A máquina será bloqueada para condução se um problema crítico for detetado. O supervisor também será notificado instantaneamente sobre questões críticas. Se algo não crítico for detetado, o operacional poderá operar a máquina, mas é reportado e fica registado um aviso no I_Site.
Para saber se existe uma máquina em más condições, deve procurar máquinas com falhas nas verificações pré-operacionais para poder examinar primeiro os problemas críticos da máquina. Os avisos que indicam problemas não críticos podem ser tratados posteriormente. As perguntas marcadas positivamente significam que a máquina está em boas condições.
O I_Site Explorer permite criar diferentes listas de perguntas para diferentes máquinas ou grupos de máquinas e extrair relatórios de verificações pré-operacionais concluídas, que mostram por exemplo
Em muitos países, os legisladores tornaram obrigatória a verificação pré-operacional. Alguns, exigem apenas que seja feita em papel, mas cada vez mais as empresas estão a adotar a digitalização de processos. Num mundo digitalizado e sem papel, o I_Site é uma ferramenta segura, fácil de usar e eficiente.
Assista ao nosso webinar sobre como melhorar fiabilidade da frota com a função inspeção pré-operacional
O objetivo de uma verificação pré-operacional é prevenir incidentes relacionados com falhas de máquinas e o resultado disso será o aumento da segurança, mas também a redução dos custos de manutenção devido à utilização continuada de máquinas defeituosas. Disponibilizar alguns minutos por dia, para realizar ações com base nos resultados da verificação pré-operacional, pode ajudar a tornar o ambiente de trabalho mais seguro e a aumentar o tempo de atividade dos equipamentos.
Juntamente com a gestão de impactos , a verificação pré-operacional garante que as máquinas com altos custos de danos e de intervenções de assistência, sejam verificadas regularmente. Adicionalmente, fazer perguntas específicas, permite garantir que os operadores cuidem dos equipamentos da melhor maneira possível, evitando o desgaste das peças e avaria prematura da máquina. Como tal, a verificação pré-operacional I_Site ajuda a prolongar a vida útil de uma máquina.
Resumindo, com a Verificação Pré-Operacional (POC) está a realizar manutenções preventivas diariamente, resultando em menos interferências de assistência e mais segurança no local de trabalho. Os operadores passam a confiar mais nas máquinas e as equipas ficam igualmente mais atentas quando se trata de manter as máquinas em boas condições.