Gerir a frota com menos, parte 1: Como fazer as baterias de empilhadores durarem mais

Os gestores de frotas têm a tarefa desafiadora de manter as frotas a funcionar de forma otimizada, enquanto controlam os custos ao mesmo tempo. Iremos revelar três maneiras de reduzir custos, que os gestores de frotas podem ainda não ter considerado. Essas dicas ajudarão a descobrir como economizar um valor considerável a cada ano. Neste blog iremos abordar a primeira parte: gestão de baterias.

Poupar baterias é poupar dinheiro 

A responsabilidade de um gestor de frota não diz respeito apenas aos equipamentos, mas também às baterias. Embora muitas vezes negligenciadas, as baterias são responsáveis ​​por uma parcela significativa do orçamento. A gestão adequada das baterias dos empilhadores irá prolongar a sua vida útil, evitando o custo de comprar baterias extra, durante o período do contrato. 

Quer estender a vida útil das baterias do empilhador? Primeiro, precisa saber duas coisas: como é que as suas baterias estão a ser carregadas e se o tipo de bateria é adequado à operação. 

Responder a estas perguntas pode ser mais difícil do que pensa. É por isso que desenvolvemos o Toyota I_Site com o pack Explorer , que lhe dá acesso instantâneo a uma série de dados úteis da bateria, diretamente no portal I_Site. 

Como e quando as suas baterias são carregadas? 

Na prática, é quase impossível monitorizar como e quando todas as baterias são carregadas. Mas com o I_Site, pode visualizar os dados do ciclo de carga/descarga para cada bateria de empilhador. Isso vai sinalizar rapidamente o manuseamento ineficiente da bateria, permitindo que tome medidas quando necessário, por exemplo, fornecer formação extra sobre gestão de baterias para operadores de empilhadores. 

Monitorizar o uso da bateria no nível de frota também ajudará a melhorar a eficiência energética.  

Está a usar o tipo certo de bateria? 

O nosso sistema de gestão de frota deteta automaticamente a tecnologia de bateria usada. O pack Explorer também pode ajudar a selecionar o tipo certo de bateria para as operações: chumbo-ácido ou iões de lítio. 

Como aproveitar ao máximo as baterias? 

As melhores práticas de gestão de baterias variam dependendo do tipo de bateria. 

Se estiver a usar baterias de chumbo-ácido: 

Baterias de chumbo-ácido devem ser carregadas quando o nível de carga atinge os 20% de energia. Isso manterá a expectativa de vida útil da bateria em cinco anos ou mais. A expectativa de vida útil é afetada pela frequência de carregamento. Se a bateria for carregada com frequência por curtos períodos antes de atingir 20% — algo conhecido como carregamento de oportunidade — a vida útil da bateria diminuirá drasticamente, e precisará de comprar uma bateria extra muito mais cedo. 

Se estiver a usar baterias de iões de lítio: 

As baterias de iões de lítio são mais flexíveis, quando se trata de carregamentos. Ao contrário das baterias de chumbo-ácido, a expectativa de vida de uma bateria de iões de lítio não é afetada pela frequência de carregamento. Na verdade, o carregamento de oportunidade é incentivado para manter o tempo de atividade da operação. Usar o I_Site Explorer permitirá verificar se as baterias estão sempre totalmente carregadas quando os empilhadores estão parados. Fazer isso vai garantir que não tenha que carregar a bateria quando o empilhador for necessário, desperdiçando um tempo valioso de produção. 

 Com o tipo certo de bateria, carregada de forma otimizada, pode usar os empilhadores em capacidade total, economizando energia e custos. É um win-win. 

Limpar tudo