Em Portugal, existe um grande mercado de máquinas usadas de diversos fabricantes, comerciantes e intermediários independentes. Também há empresas que se desfazem dos seus empilhadores antigos e os vendem como empilhadores usados. Assim, a probabilidade de já existir o empilhador certo para si, é portanto, relativamente alta. Encontramos ainda 5 boas razões para se optar por equipamento usado. Ora veja:
O primeiro argumento para comprar um empilhador usado é óbvio: os custos de aquisição são significativamente menores do que com um equipamento novo. É claro que os custos de manutenção também devem ser incluídos na sua consideração. Dependendo do estado do empilhador, os custos de manutenção e, em particular, de reparação podem refletir-se mais cedo do que o esperado.
Uma vantagem do mercado de segunda mão é que os equipamentos já existem e, portanto, podem ser entregues mais rapidamente. Se existir abertura para aceitar alguns detalhes da especificação do equipamento, as necessidades de disponibilidade podem ser rapidamente superadas, com um empilhador usado que esteja totalmente pronto para venda. Um desvio da configuração inicial desejada pode, portanto, revelar-se como vantajoso face à alternativa de comprar um novo.
Um empilhador usado em aluguer também pode ser uma opção sensata para o período de transição até que o novo seja entregue.
Se a previsão de utilização futura do empilhador for bastante baixa, por exemplo se este só for usado para tarefas muito específicas, considere isto como um bom argumento para optar por um empilhador usado. O custo elevado de um novo equipamento seria desproporcional à utilização planeada.
Para pequenas e médias empresas que não têm um empilhador em operação contínua todos os dias, uma máquina usada, bem recondicionada, pode fazer o seu trabalho de forma confiável por anos e, ao mesmo tempo, proteger as suas finanças. Como regra geral, um empilhador usado é considerado vantajoso para uma utilização até 800 horas de trabalho por ano.
Um preconceito que muitas vezes relacionam com os equipamentos usados, é a sua condição duvidosa. Esta preocupação costuma ser injustificada, nomeadamente com os Usados Aprovados Toyota. Os nossos empilhadores usados foram regularmente assistidos por profissionais da Toyota durante a sua "primeira vida", obtendo aprovação nos certificados de inspeção anuais, obrigatórios. Além disso, foram usadas sempre peças originais na manutenção e, assim, o empilhador mantém uma condição ideal.
A ideia de sustentabilidade também pode ser decisora na hora de comprar um empilhador usado. A renovação de um equipamento usado é muito mais eficiente em termos de recursos do que uma nova produção e é até boa para a sua própria pegada de carbono.
A confiança é importante, sobretudo quando se aplica à compra de um empilhador usado. Considere como ponto de partida, a oferta de equipamento usado que encontra online, para por exemplo reservar o equipamento que lhe interessa. Para realmente garantir que não cai numa armadilha cara ao comprar, opte posteriormente por uma visita ao local, para ver o equipamento. Se não tiver a experiência necessária, procure envolver alguém experiente. A ajuda de um profissional pode reduzir significativamente o seu risco, na hora de comprar.