Empilhadores com baterias de iões de lítio em armazenamento frio: funciona mesmo?

A tecnologia de iões de lítio instalada nas baterias de empilhadores e equipamentos de armazém pode ser muito benéfica para os seus processos intralogísticos. Energeticamente eficiente, esta solução de energia permite carregamentos de oportunidade e não sofre quedas de desempenho. A questão é, se isso também é verdade em ambientes com temperatura controlada, por exemplo, em câmaras frigoríficas? Saiba como o desempenho das baterias de iões de lítio pode ser mantido em condições de frio.

Manuseamento de produtos congelados: o tempo é crítico

As baterias de iões de lítio são uma boa solução para processos de tempo crítico, por exemplo, na logística de alimentos. Nesta indústria encontramos o sortido de secos, frescos e congelados. Enquanto o sortido seco é armazenado à temperatura ambiente normal, os produtos do sortido fresco, como produtos lácteos, carne fresca ou peixe fresco, frutas e legumes, devem ser armazenados a temperaturas entre 2 a 8 graus Celsius. Como regra, estes produtos têm uma vida útil curta e, portanto, devem ser movimentados no menor tempo possível. Alimentos congelados são armazenados em temperaturas mais baixas de -18 graus Celsius ou até mais baixas.

O desafio dos empilhadores no frio

Para armazenamento e transporte nestas condições extremas, são necessários empilhadores e equipamentos de armazém preparados para trabalhar em espaços com temperaturas desde os -30ºC e pensados para ser sujeitos à humidade resultante da condensação, quando os equipamentos saem da zona de congelado. 

Para o operador, as cabines aquecidas oferecem um espaço de trabalho mais confortável, isolado das condições de frio. 

 

O desafio das baterias no frio

Baterias de chumbo-ácido para empilhadores

As baterias descarregam mais rapidamente em baixas temperaturas, perdendo energia. Em geral, quanto menor a temperatura, menor a capacidade da bateria. A capacidade de uma bateria de chumbo-ácido está no seu ponto mais alto a uma temperatura do eletrólito de 30 graus Celsius; a uma temperatura do eletrólito de -20 graus Celsius, a capacidade disponível cai para 55%. O carregamento também demora mais em baixas temperaturas, porque a bateria absorve mal a energia, tornando-o mesmo impossível em temperaturas abaixo de zero. Portanto, as baterias de chumbo-ácido devem ser armazenadas e carregadas em temperatura ambiente. Por outro lado, em aplicações de ultracongelamento, geralmente são necessárias mais uma a duas baterias de substituição, ou seja, duas a três baterias de chumbo-ácido por equipamento. Os custos de manutenção e cuidados com as baterias de chumbo-ácido em aplicações de ultracongelamento também são maiores, sendo um exemplo a prevenção de humidade e sujidade à superfície, que favorecem o desenvolvimento das chamadas correntes de fuga e descargas concomitantes.

Baterias de iões de lítio para empilhadores

O que muitos operadores e gestores de frota não sabem é que, mesmo em condições extremas, a utilização de baterias de iões de lítio faz sentido. Vejamos:

  • Maior eficiência energética e baixas emissões de CO2
  • Manuseamento fácil e seguro
  • Tempos de carregamento mais curtos
  • Não são necessárias baterias de substituição
  • Livre de manutenção e sem libertação de gás durante o carregamento ou operação
  • Sistema seguro garantido e com alta disponibilidade
  • O sistema de gestão térmico monitoriza a temperatura de cada célula individual dentro da bateria
  • Disponibilidade de aquecimento da bateria para uma operação contínua em câmara frigorífica:
    • O aquecimento da bateria integrado em cada módulo é ativado apenas quando necessário, protegendo as células do arrefecimento
    • As baterias de iões de lítio podem ser carregadas dentro da área de frio sempre que necessário

 

 

Solução Li-ion da Toyota para ambientes frios

A nossa solução de bateria de iões de lítio é especialmente projetada para as necessidades dos equipamentos industriais e também está disponível numa versão para câmara frigorífica. O sistema oferece um design robusto, uma alta qualidade das células e módulos individuais, bem como componentes de segurança complexos. Isto significa que, cada módulo em todo o sistema de bateria está protegido contra poeiras e sprays de água. O sistema autónomo é totalmente livre de manutenção e não liberta gases no meio ambiente durante o carregamento ou a operação, eliminando a necessidade de ventilação extra da área de carregamento e a necessidade de os operadores fazerem qualquer manutenção ou manuseamento de baterias, nomeadamente a reposição do nível do eletrólito com água desmineralizada.

Graças à capa protetora e ao calor gerado durante a operação, as baterias Toyota Li-ion não arrefecem rapidamente e mantêm os padrões de desempenho, mesmo em baixas temperaturas. A bateria Li-ion standard vem com um sistema de gestão térmico que monitoriza a temperatura dentro das células de cada módulo. Se um módulo da bateria de iões de lítio ficar muito frio, o operador receberá uma mensagem de advertência informando-o para se deslocar até um ambiente mais quente. Consequentemente, o empilhador pode ser operado a -10 °C por até 4 horas e até -30 °C por até 2 horas. Mas, se o equipamento for usado permanentemente na câmara frigorífica e carregado também na câmara de frio, está disponível a versão de bateria para coldstore com aquecedor de bateria.

A nossa solução Li-ion é extremamente eficiente em termos de energia. O aquecimento da bateria apenas é ativado, quando um módulo cai abaixo de uma certa temperatura, evitando que a bateria arrefeça demais e perca capacidade. Isto tem um efeito positivo na disponibilidade e nos custos operacionais e aumenta a vida útil dos equipamentos. Graças à gestão térmica e ao aquecimento da bateria, o empilhador pode permanecer constantemente na área ultracongelada, mesmo em temperaturas de -30 graus Celsius. Os custos adicionais em termos de consumo de energia são compensados ​​pela economia devido ao menor desgaste da bateria e do equipamento.

Boas práticas para aumentar a produtividade e tornar-se altamente eficiente em câmaras frigoríficas

Para evitar janelas embaciadas, prevenir a corrosão e reduzir a tensão mecânica, especialmente nas vedações e na bateria, a operação e os hábitos de carregamento, devem ser executados de forma a minimizarem as mudanças de temperatura que afetam o empilhador e a bateria. Para isso, um sistema de gestão térmico integrado, rastreia a temperatura e a tensão nos módulos da bateria, individualmente, mantendo-os continuamente na faixa de temperatura ideal, graças à ajuda do aquecimento da bateria.

Para também poder carregar as baterias de iões lítio na área de refrigeração, o carregador e o cabo devem ser isolados contra o frio ou permanecer numa área menos fria, de pelo menos + 5° Celsius, e conectados ao equipamento a carregar, na área ultracongelada, através de um cabo longo. Os LEDs na tomada de carga Toyota mais recente, permitem verificar a indicação do status de carregamento. Isto é perfeito quando o carregador é colocado fora da câmara frigorífica. O empilhador permanece alimentado durante o carregamento, mantendo os aquecedores da cabine ligados e assim economizando uma capacidade considerável da bateria, que seria necessária para voltar a aquecer a cabine. A tomada Toyota, especialmente concebida para ligar e desligar frequentemente, é também muito fácil de manusear com luvas.

Em resumo, os empilhadores equipados com baterias de iões lítio são uma boa opção para operações em armazéns frigoríficos, graças à sua facilidade de uso, carregamento rápido, opção de aquecimento e retenção de capacidade. 

Consulte os nossos especialistas em caso de dúvidas ou leia mais sobre as nossas soluções para câmaras frigoríficas. 

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