Dicas para manter a sua frota segura e produtiva

Gostaria de obter mais informações sobre as suas operações diárias e sobre os níveis de desempenho da sua frota de equipamentos? O sistema de gestão de frotas I_Site da Toyota é a ferramenta perfeita para si. No entanto, o I_Site é muito mais do que isso; ele conecta os gestores de armazém aos operadores e aos equipamentos.  Desta forma, o I_Site facilita a análise de incidentes como choques, de níveis de acesso aos equipamentos ou mesmo a enviar mensagens para o display nos equipamentos. O I_Site pode ser um verdadeiro trunfo no apoio à colaboração entre chefes de armazém e operadores de empilhadores e/ou equipamentos de armazém. 

Teletrabalho na logística?  

Com a pandemia COVID-19, muitas empresas decidiram deixar os funcionários a trabalhar a partir de casa. Numa empresa de logística, entendemos que os chefes de armazém devem ficar de olho em tudo o que está a acontecer, tornando o teletrabalho bastante difícil. Gerir funcionários à distância pode ser um desafio, mas graças ao I_Site tem sempre à sua disposição as atualizações mais recentes do seu armazém, onde quer que esteja. Basta fazer o login na aplicação, através do computador ou telemóvel, e verificar o estado da sua frota. A aplicação avisará quando algo estiver errado com um ou mais dos seus equipamentos em operação; por exemplo, receberá uma mensagem se ocorrer um choque. Pode até configurar notificações de alerta, para não perder um único erro.  

Ajudas para controlar a frota e gerir o pessoal  

Possui uma frota mista, onde só determinados operadores podem operar determinadas máquinas? O sistema I_Site também o ajuda a controlar isso. Garante que apenas os funcionários com formação podem aceder a máquinas específicas e pode atribuir remotamente, o acesso à máquina, através de cartões de acesso inteligentes ou códigos PIN.  Também pode criar perfis de operadores. Por exemplo, para funcionários iniciantes, pode criar um perfil que limita a velocidade do equipamento, significando que as suas máquinas não excederão o limite de velocidade atribuído e irão acelerar mais gradualmente.  

Os códigos PIN podem mudar diariamente, semanalmente ou mensalmente, com base nas suas preferências. Pode configurar os códigos com base nos perfis do operador, tipo de máquina, etc. e também pode garantir a operação de determinado equipamento apenas por pessoal autorizado, através de um cartão de acesso inteligente.  

Tal como acontece com os códigos PIN, saberá qual o operador responsável por qual máquina e, portanto, responsável pelo que acontecer a esse equipamento. Os níveis de acesso podem ser programados nos cartões e crachás existentes ou mesmo nas portas das instalações.  

Se um operador causar um choque ou se falhar uma verificação pré-operacional, o sistema de gestão de frota I_Site envia um alerta pela aplicação ou por email. A mensagem indicará qual o operador e a máquina em causa. O equipamento poderá ficar bloqueado automaticamente, deixando-o inoperacional até ser consertado. Este alerta dá-lhe a oportunidade de entrar em contacto imediato com o operador e com um técnico de serviço para intervir sobre o choque ou o resultado negativo da verificação. Operadores não autorizados são simplesmente proibidos de iniciar o equipamento e, portanto, não podem operá-lo. E ainda lhe permite avaliar necessidades e recomendar diretamente certos workshops de segurança ou sessões de formação de operadores, para aqueles que realmente precisam.  

Uma licença legítima  

Não seria excelente se pudesse monitorizar facilmente os perfis dos operadores e as datas de vencimento das formações? O I_Site faz tudo isso, e até pode configurar uma notificação automática por e-mail que será enviada assim que as licenças expirarem.  Além de que, pode criar um painel de controlo onde terá instantaneamente uma visão geral das licenças dos seus operadores e as suas datas de conclusão.   

Operar com confiança 

O I_Site tem uma opção de verificação pré-operacional, para que possa verificar se os seus equipamentos estão em ordem, mesmo que não esteja fisicamente presente. Ao realizar uma verificação pré-operacional, garante a segurança, não apenas para a sua frota, mas também para os funcionários do armazém.  

As perguntas pré-operacionais podem surgir de forma aleatória, com base no equipamento ou pode randomizar a ordem das perguntas cada vez que um operador faz login. Isto permite que faça certas perguntas diariamente ou semanalmente. Alguns exemplos: 

  • Os garfos estão em boas condições?  
  • As rodas ou pneus estão danificados?  
  • O cabo da bateria ou o plug estão danificados?  

 

Prepare-se para colisões  

Sabia que os custos de danos em empilhadores foram, em média, 11% do custo total de aquisição de todas as máquinas Toyota Material Handling em 2019?  

É do interesse da sua operação melhorar as medidas de segurança. E para cada euro que gasta a reparar o seu equipamento, gastará até dez vezes mais em manutenções! Possui um período de pico de colisões ou choques?  Tente identificar possíveis problemas, padrões e fatores-chave. Pode também estimular um comportamento de operação seguro ao verificar quais os operadores que causam mais choques. Desta forma, pode ajudá-los, por exemplo, realizando formações de conscientização e organizando cursos adicionais para operadores de equipamentos de movimentação de cargas. Incentive o comportamento de condução cauteloso e faça os seus operadores perceberem a importância da segurança, ajude-os a entender as consequências de danificar uma máquina em termos de possíveis riscos e custos.  

Planear melhor desempenho  

Com o I_Site pode identificar as rotinas dos seus funcionários, saber quando certos operadores estão realmente ocupados e como otimizar a produtividade e o desempenho de cada um. O I_Site ajuda-o a planear o turno de trabalho para que os seus funcionários possam aproveitar ao máximo o tempo operacional.  

Nota de segurança de dados: todos os dados do I_Site são armazenados de acordo com as últimas normas de conformidade legal e de segurança (RGPD).  

 

DESCUBRA TUDO SOBRE O I_SITE AQUI 

 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Gestão Produto
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo