O TPS procura destacar os problemas para os resolver, de modo a conseguir mais com menos.
Ocultar problemas operacionais conduz a erros dispendiosos. É essencial aceitar as anomalias (erros) e aprender com elas. Ao compreender a causa principal, podemos melhorar e resolver eficazmente os problemas.
A boa notícia é que é possível assinalar uma anomalia sem interromper imediatamente a produção. Os erros de fabrico podem ser evitados eficazmente através do desenvolvimento, adaptação e reinvenção fundamentais da cadeia logística. O que é preciso para isso? Continue a ler.
Jidoka é um dos pilares do TPS, ao oferecer qualidade através da deteção automática de defeitos. O termo japonês, traduzido como "autonomização", significa que a automação também deve incluir a autonomia humana. O princípio Jidoka descreve a capacidade de uma máquina se desligar a si própria em caso de erros, problemas de qualidade ou problemas de produção. Os funcionários podem agora fazer mais do que apenas monitorizar as máquinas para detetar erros. Tornam-se mais livres para construir e melhorar os sistemas até que estes sejam perfeitamente seguros, fiáveis e eficientes em termos de custos.
Quando ocorre um problema, temos de o resolver para que não volte a acontecer. A abordagem Lean oferece ferramentas adicionais que visam atingir zero defeitos. Uma delas é o método Dantotsu, que significa o número um indiscutível.
Tendo sempre como referência o trabalho normalizado, a Dantotsu pretende visualizar e tratar todos os defeitos de qualidade que ocorrem em cada departamento da empresa e permite que as respetivas equipas os tratem com base nos princípios de resolução de problemas em 8 passos. Deve ser executado rapidamente, pois a rapidez é a chave, quando falamos de qualidade.
A eficácia em termos de custos pode ser alcançada produzindo o que é necessário, quando é necessário e na quantidade necessária. Analisar um processo do ponto de vista do prazo de entrega é uma das melhores formas de cumprir melhor os prazos de entrega aos clientes e de obter um aumento significativo da eficiência, através do kaizen (ações de melhoria contínua).
Taiichi Ohno, o arquiteto do TPS, reconheceu a importância do Just-in-Time da seguinte forma: "Tudo o que estamos a fazer é olhar para a linha do tempo, desde o momento em que o cliente faz uma encomenda até ao momento em que recolhemos o pagamento, e estamos a encurtar a linha do tempo eliminando os desperdícios que não acrescentam valor".
A abordagem Lean aos processos empresariais tem como objetivo a produção eficiente de produtos de qualidade através da eliminação completa de requisitos não razoáveis na linha de produção, inconsistências e desperdícios (conhecidos respetivamente em japonês como muri, mura, muda).
O TPS é um sistema que o pode ajudar a gerir melhor as suas tarefas, a clarificar o que tem de fazer e a avaliar o seu desempenho. Garante que possa continuar a trabalhar sem interrupções, enquanto lhe fornece as informações necessárias para melhorar continuamente. Estes princípios podem ser aplicados a qualquer situação ou processo de trabalho - seja no escritório - seja também na sua vida privada. O objetivo é dar poder às pessoas, envolvendo-as em reuniões de rotina onde as anomalias são partilhadas e abordadas. Experimente! Ficaria surpreendido com o que pode conseguir, mesmo depois de implementar apenas uma pequena fração das normas TPS. Não se trata apenas de dinheiro: os funcionários ficarão menos stressados e mais empenhados, e as taxas de retenção de funcionários aumentarão.