Como melhorar a eficiência no consumo de combustível do seu empilhador

Aumentar os lucros do seu negócio envolve o controlo dos custos e a otimização das operações. Limitar o consumo de combustível do empilhador é uma ação para ajudar a reduzir custos. Conheça os fatores que podem contribuir para aumentar a eficiência com que o seu empilhador usa combustível.

Formação de Operadores

Todos sabemos que o comportamento do condutor e o tipo de condução efetuado podem afetar o consumo de combustível de um automóvel. Da mesma forma, a operação inadequada de um empilhador pode levar a um maior consumo de combustível. Na formação de operador exigida pelo decreto-lei 50/2005,é vantajoso que os operadores sejam instruídos sobre as melhores práticas para equilibrar a produtividade e a eficiência de combustível. As práticas recomendadas incluem soluções de bom senso, tal como desligar o empilhador quando este não está em operação ou executar uma aceleração gradual em vez de "disparar" o motor. Caso um empilhador apresente sinais de consumo excessivo de combustível, pode ser necessário um rastreamento mais aprofundado por turno e operador para identificar e corrigir as causas. 

Manutenção

Uma manutenção adequada, também é necessária, para o funcionamento eficaz do empilhador. As opções de manutenção planeada podem contribuir para uma operação mais eficiente em termos de combustível e custos. Combustível de qualidade e manutenção adequada da máquina e componentes, são fundamentais para minimizar o consumo de combustível. Por exemplo, os pneus sofrem desgaste com a operação normal. Pneus danificados podem causar uma condução mais difícil e exigir mais do motor do empilhador, aumentando o consumo de combustível. 

Medir o resultado atual – uma base para melhoria

A capacidade de carga do empilhador e o tipo de trabalho executado também podem afetar as taxas de consumo de combustível. Se não tiver registo do custo médio de combustível por unidade, na sua operação, poderá realizar um teste de condução para estabelecer os custos médios base, por equipamento. 

Para completar um teste de condução: 

  • Instrua os operadores a registar as leituras do conta-horas sempre que um tanque de combustível for abastecido  
  • As leituras de início e fim devem ser registadas até ao dígito decimal (último dígito do conta-horas) 
  • Guarde o registo das leituras de horas a bordo do empilhador, por motivos de conveniência.

Para calcular o custo médio de combustível por hora:

  • Multiplique o preço por litro de combustível (€/lt) pelo número de litros no tanque (lt) 
  • Divida o resultado acima pelo número de horas que o depósito de combustível esteve em operação  

Um exemplo de cálculo para um empilhador diesel:

  • Custo por litro: 1,6 €/ litro  
  • Custo por depósito: 96.00 € 
  • Hora de início (leitura do conta-horas): 600 
  • Hora de fim (leitura do conta-horas): 630 
  • Diferença: 30 horas (em operação) 
  • Custo de tanque por horas de uso: 96€ / 30 horas 
  • Custo de combustível por hora: 3,2 € / h 

Observar e Otimizar – duas ações para a melhoria

O consumo de combustível também pode ser afetado pela configuração das suas instalações. Layout, alturas de estantes e rotas de empilhadores podem contribuir para distâncias mais longas, mais sinuosas e consequentemente maior consumo de combustível. Realize uma auditoria, caminhando pelo armazém, para determinar se as suas instalações são a causa dos altos custos de combustível. Preste atenção especial às áreas de alto tráfego e aos principais destinos, como pontos de descarga, estacionamentos e armazenamento de alta intensidade. Os seus operadores podem ser a principal contribuição para essa auditoria – peça-lhes feedback sobre os desafios diários na operação e que eles identifiquem possíveis soluções para melhorar a eficiência. Considere reservar tempo nas suas operações para testar rotas alternativas com vista a determinar o que é mais eficiente para o seu negócio. 

 

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