Todas as empresas precisam de uma operação logística eficiente para manterem o seu negócio em funcionamento. Mas isto só é possível se todos os empilhadores estiverem operacionais e prontos para a ação. Os Equipamentos Inteligentes oferecem muitas vantagens, graças ao uso de dados fornecidos eletronicamente. Um exemplo, é a otimização do serviço de assistência técnica. No futuro, graças à conectividade, poderemos garantir um serviço preditivo e preventivo, ou seja, os empilhadores podem ser reparados antes mesmo que ocorra alguma avaria, evitando imprevistos indesejados com um único objetivo: zero avarias.
A conectividade é essencial para obter um serviço de manutenção eficiente. Graças a uma abordagem de assistência eficiente, melhor planeamento de serviço, maior valor agregado e redução de desperdícios. O resultado será a otimização da eficiência geral nas suas operações logísticas.
Ter equipamentos inteligentes permite caminhar para essa eficiência de serviço. Nas plataformas de gestão de frotas, tais como o Toyota I_Site, é possível fazer uma solicitação de assistência intuitivamente e muito mais rápida. Estes tipos de ferramentas permitem contacto direto com a equipa de após-venda, permitindo também adicionar uma imagem e/ou mensagem de texto para resolver o problema o mais rapidamente possível.
Uma ferramenta de serviço poderá disponibilizar dados dos equipamentos inteligentes aos técnicos de serviço, o que também contribui para uma maior eficiência e produtividade. Os técnicos, que possuem informações em tempo real, podem assegurar que o equipamento funcione corretamente e eficientemente. Além disso, com os dados recebidos por telemática, o horário de funcionamento pode ser verificado remotamente.
Todas as informações fornecidas pelos Equipamentos Inteligentes permitem suprimir visitas desnecessárias de assistência e facilitam um melhor planeamento das necessidades, o que resulta em menores custos em reparação. Poderá até ser possível executar atualizações remotas e realizar manutenções com base no histórico de atividades, graças aos dados telemáticos recebidos. Mais uma vez, a conectividade do equipamento otimiza os processos, reduz o tempo de inatividade e, por sua vez, o custo total de propriedade.
No futuro, os dados preditivos fornecidos pelos Equipamentos Inteligentes conseguirão manter as máquinas sempre em funcionamento. Ter todos os equipamentos em operação constante é uma vantagem competitiva. Graças à redução do tempo de inatividade das operações, a operação logística será mais eficiente, economizando tempo e dinheiro.
A curto prazo, poderemos processar as informações dos dados telemáticos para aconselhar e auxiliar de maneira apropriada em cada caso específico. Um modelo de serviço otimizado e com impacto comercial reduzido, com vista a maximizar o tempo de atividade das operações logísticas.