A sétima edição do Concurso de Design Logístico da Toyota volta a sua atenção para África

A mais recente Competição de Design Logístico da Toyota, já está em curso. Desta vez, a competição centra-se no continente africano, convidando estudantes de design e recém-licenciados a apresentarem a sua perspetiva sobre África e os desafios únicos que este continente apresenta. Qualquer pessoa com uma mente curiosa pode enviar as suas ideias criativas para responder a questões críticas relacionadas com infraestruturas e acessibilidade, com soluções eficazes e sustentáveis. A sétima edição decorre em colaboração com os habituais parceiros de confiança, Toyota Motor Europe, Toyota Europe Design Development (ED²), Toyota Material Handling Design Center e – novidade deste ano – Toyota Open Labs, uma plataforma de inovação abrangente que reúne startups, scaleups e PMEs inovadoras, com unidades de negócio Toyota.

Pensamento colaborativo

A Toyota Material Handling Europe, desenvolve soluções premiadas de design de empilhadores e equipamentos de movimentação de cargas, acreditando firmemente no design colaborativo. Os jovens talentos trazem ideias criativas que levam a soluções inovadoras. Desde o início, em 2014, a Toyota Logistic Design Competition – TLDC, na sigla em inglês – tem crescido constantemente, gerando um espírito global ao longo dos anos e atraindo talentos de todo o mundo.

Laurent Bouzige, Diretor de Estratégia e Mobilidade da Toyota Europe Design Development, está entusiasmado com o novo parceiro: «Acolher a Toyota Open Labs como parceira desta competição cria oportunidades fantásticas. Cria novas pontes entre a criatividade, a inovação tecnológica e o impacto no mundo real, em ressonância direta com o desafio deste ano e o seu foco em África.»

 

Design impactante para superar os desafios da logística e da entrega

A questão fundamental colocada aos designers é: como podemos reimaginar soluções de entrega para superar os desafios de infraestrutura, disponibilidade e acessibilidade em África? A falta de redes rodoviárias estruturadas ou de um sistema de endereço normalizado, torna mais difícil chegar ou localizar os clientes africanos. Um panorama logístico fragmentado contribui para o aumento dos custos operacionais de entrega, na primeira e na última milha. Em certas regiões, em particular, a segurança e a proteção são também uma grande preocupação.

«Num mundo em que dependemos principalmente de mão de obra física e veículos pequenos para enfrentar os vários desafios de infraestrutura em África», explica Magnus Oliveira Andersson, diretor de design da Toyota Material Handling Europe, «a necessidade de soluções inovadoras é grande. Enfrentar esses desafios com um design circular impactante não só melhora a conectividade e o acesso, mas também impulsiona o crescimento económico, aumenta as oportunidades comerciais e impacta a vida das pessoas de maneiras significativas.»

 

Critérios de avaliação

O concurso aceita candidaturas em quatro categorias diferentes: Design de Produto, Plataformas Digitais, Inovação Empresarial e uma categoria aberta, que acolhe candidaturas únicas e criativas que não se enquadram nas categorias tradicionais, mas que demonstram um impacto ou inovação significativos.

As ideias apresentadas devem oferecer soluções eficientes que complementem ou melhorem o transporte, na entrega da primeira e última milha, simplifiquem os processos logísticos ou melhorem a conectividade nas operações de entrega. Os designers são desafiados a pensar em oportunidades para dar às comunidades carentes acesso a suprimentos importantes, como medicamentos, alimentos e materiais educativos. Olhando para o panorama geral, sistemas locais mais fortes e melhorados apoiam o comércio internacional e contribuem para uma melhor qualidade de vida para a sociedade em geral.

 

Mais do que uma competição

Toyota Logistic Design Competition é mais do que o título sugere. É uma plataforma para jovens designers aceitarem desafios e mostrarem a sua criatividade num palco global e é um convite aberto a ideias novas e inovadoras que impulsionem mudanças reais e ultrapassem as barreiras convencionais.

As inscrições terminam a 1 de dezembro de 2025 e os vencedores serão anunciados no próximo verão.

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