O avançado conceito de VNA da Toyota, é baseado na série A do Toyota BT Vector e nos seus recursos exclusivos de economia de espaço e aumento de produtividade. Agora, esta gama está a ser expandida com dois novos modelos - Toyota BT Vector VCE100A e VCE120A - para operações com cargas de menor capacidade.
Como é característico da gama de produtos Toyota Material Handling, também nesta gama o foco principal está na qualidade, produtividade e segurança. Os clientes podem escolher o empilhador VNA (corredores muito estreitos) que melhor se adapta às suas operações: versões com operador em cima ou em baixo, com chassi fixo ou articulado.
Por serem equipados com direção articulada, estes empilhadores podem demonstrar uma excelente capacidade de manobra e alcançar mais localizações de paletes. O chassi de quatro rodas, e rodas de suporte Quadset, oferece ótima estabilidade e uma condução mais suave. Unidades tração duplas, potentes e o baixo peso do empilhador, reduzem os tempos de ciclo.
Para uma melhor experiência de condução, foi otimizado o compartimento do operador do Toyota BT Vector VCE150A, ou seja, comandos, banco do condutor e revestimento piso. Comandos totalmente novos e intuitivos, e um écran táctil a cores, tornam a condução dos empilhadores muito mais agradável. Os operadores obtêm informações críticas e podem programar funções muito rapidamente, aumentando o nível de desempenho. A verificação pré-operacional está integrada e acessível no écran e o acesso por código PIN, permitem um arranque fácil e seguro. Quando os equipamentos estão conectados com o sistema de gestão de frotas Toyota I_Site, os clientes podem obter Informações baseadas na situação operacional real, para aumentar a produtividade e garantir uma operação segura.
Por outro lado, um compartimento de operador mais compacto permite que os operadores entrem e saiam do empilhador com facilidade e trabalhem na posição vertical, se desejarem, aumentando a sua produtividade. Trabalhar na posição vertical também ajuda a que o operador fique menos propenso a dores lombares.
Especialmente ao trabalhar em alturas elevadas, o operador tem visibilidade limitada sobre o solo. Com a ajuda de dois scanners de segurança, o Sistema de Proteção Individual (PPS), substitui a ação do operador, desacelerando o empilhador, perante uma obstrução detetada no seu caminho, antes de parar completamente.
Sensores no empilhador comunicam entre si através de tags RFID ao longo do corredor. Esta é uma forma inteligente do empilhador saber a sua posição exata no corredor e quais os obstáculos a evitar (teto baixo, sprinklers, poços de ventilação ou má condição do piso). Os limites de velocidade ou movimentos do garfo podem ser definidos ou redefinidos de acordo com as necessidades das operações para tornar o movimento para frente ou para trás ao longo do corredor muito mais seguro.
Os empilhadores Very Narrow Aisle (VNA) são projetados especificamente para uso em armazéns de alta densidade e áreas de distribuição. Alta densidade significa que é possível armazenar mais produto, simplesmente estreitando a largura dos corredores entre estantes.
A estrutura articulada, também torna o design desta série perfeito para trabalhos em corredores muito estreitos, assegurando uma excelente estabilidade e manobrabilidade.
A combinação de segurança e eficiência – travagem regenerativa, baterias de iões de lítio, sistema de elevação avançado (no VCE150A) – asseguram uma gestão energética líder da categoria.
Com os 2 novos modelos, a gama Toyota VNA oferece agora capacidades de 1 até 1,5 toneladas e alturas de elevação até 16,8 metros. Estes novos modelos serão apresentados na LogiMAT deste ano, que se realizará no Centro de Eventos de Stuttgart, de 25 a 27 de abril.