Alguns gestores acham difícil confrontar os funcionários sobre comportamento inseguro nas operações de manuseamento de cargas. Apesar de compreensível, isto pode prejudicar gravemente o funcionamento da equipa e até do negócio. As possíveis consequências são:
Feedback para um ambiente de trabalho seguro
Estar consciente e bem preparado já é metade da batalha ganha. Neste blog encontra 5 dicas práticas para iniciar uma conversa com os seus colaboradores. Desta forma, pode garantir um melhor ambiente de trabalho e naturalmente mais seguro.
Baseie a sua conversa em factos. Os seus funcionários criam resistências, quando o feedback lhes chega como um julgamento, culpa ou acusação.
Indicadores de desempenho podem fornecer informações sobre a frequência com que o comportamento inseguro ocorre.
Um sistema de gestão de frotas, fornece-lhe indicadores de desempenho, em termos de saúde e segurança, precisos. Desta forma, pode facilmente analisar tendências e tomar as medidas necessárias. Estes sistemas são uma grande vantagem, não só para grandes frotas, mas também em equipamentos únicos, utilizados por exemplo, por vários operadores.
Na hora de partilhar críticas, pode surgir uma situação precária e o funcionário sentir-se inseguro e vulnerável. Partindo do pressuposto que não quer prejudicar o relacionamento, e que as críticas são inevitáveis no feedback sobre comportamento inseguro, no local de trabalho, tente ser construtivo. Transmitir a mensagem na primeira pessoa “Eu” em vez de na segunda pessoa “tu”, evita que o colaborador se sinta atacado.
Não se foque apenas nos erros, mas principalmente nas consequências. Identifique o comportamento a mudar. Tente evitar descrições gerais tanto quanto possível e explique explicitamente o que é esperado por parte do funcionário. Não presuma que a outra pessoa entende o que quer dizer, evitando possíveis confusões.
Relembre os funcionários dos riscos de segurança consequentes do seu comportamento.
No caso de violações graves e repetidas das regras, é útil explicar as consequências futuras se o comportamento continuar.
Dependendo do aspeto de segurança em questão, pode decidir se é mais eficaz discutir o assunto em grupo ou a nível individual. Indicadores de desempenho, tais como, número de dias sem acidentes, absentismo ou custos de danos colaterais no local de trabalho, são perfeitamente adequados para feedback durante uma reunião de equipa. Seja cauteloso ao discutir em grupo, um comportamento inseguro individual.
O momento de uma conversa difícil determina em parte como a mensagem é transmitida. Imediatamente após um incidente, as emoções podem aumentar. Por outro lado, se adiar o feedback por muito tempo, poderá ficar frustrado e irritado, uma vez que o funcionário já não retém o incidente fresco na sua consciência.
Situações inseguras no local? Chame o funcionário à parte, na hora certa, para uma reunião confidencial.
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