A mobilidade elétrica poderá e seguramente será uma tendência essencialmente em micrologística e last mile para melhorar o ambiente das cidades. Em muitas empresas já representa 20% da frota e com tendência a aumentar, também acelerada pela regulamentação e incentivos europeus. Os desafios são vários! Para além das questões ambientais, foram abordadas as dificuldades em termos dos carregamentos das viaturas e dos espaços nas vias para entrega de mercadorias e recolha de taras e paletes, especialmente no canal horeca. À pergunta do moderador, o segundo painel de palestrantes foi unânime em apresentar como uma mais-valia, uma melhor articulação e maior comunicação com as empresas privadas, na estratégia de mobilidade com implicação na logística de abastecimento às cidades. A atividade de empilhadores da Toyota Caetano Portugal, não podia deixar de apoiar este debate, que contou com a participação de empresas de renome, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Logística.
O desafio no setor da logística é constante, face às alterações nos hábitos de consumo e exigência do cliente final, com forte impacto na eficiência e pressão na mobilidade do abastecimento às cidades. Vivemos uma realidade de crescimento exponencial de compras online com entregas “para ontem”, aliada a uma preocupação ambiental e sustentável. Realidade esta que exige serviços mais rápidos e frequentes, sem comprometer o bem-estar das populações. Para fazer face a estas dificuldades, as empresas debatem-se com a necessidade de novas tecnologias e soluções que permitam uma maior eficiência das suas operações.
Especificamente pensados para o picking na distribuição e particularmente para a atividade de e-commerce, a Toyota disponibiliza variados modelos elétricos, nas suas gamas de preparadores de encomendas e tratores de reboque, com tecnologias atualizadas, para aumentar a eficiência e sustentabilidade das operações.