10 coisas que vai aprender numa formação de segurança de operador de empilhador Toyota

Empilhadores são usados todos os dias em todo o mundo para movimentar materiais e manter as cadeias de abastecimento em funcionamento. Quase tudo que se vê entrou em contacto com um empilhador em algum ponto do caminho. A necessidade de mover materiais por todo o país é a razão pela qual se vendem mais de 4000 equipamentos por ano, todos os anos.

Qualquer indivíduo que opera um empilhador é obrigado, pelo Dec.Lei nr 50/2005 e pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), a submeter-se a uma formação de segurança de operador de empilhador e ficar habilitado a operar diferentes equipamentos de movimentação de cargas. Mas o que envolve essa formação? Ainda bem que pergunta!  

Quando faz um curso de formação de segurança de operador com a Toyota Caetano Portugal, aqui estão alguns temas que você vai aprender: 

  1. Quem pode operar um empilhador

Somente operadores treinados e habilitados devem operar um empilhador. 

  1. A diferença entre empilhadores e carros 

Os empilhadores são diferentes dos automóveis. Embora à primeira vista possa não parecer, um empilhador pesa muito mais do que um automóvel ou camião. As rodas de direção estão na parte de trás, o que significa que têm uma direção e curvam de forma diferente. E ocasionalmente podem ser encontradas superfícies irregulares. 

Todos os operadores de empilhador devem estar conscientes das diferenças entre operar um empilhador e operar um automóvel e devem em conformidade, implementar práticas operacionais seguras. 

  1. Como entrar e sair de um empilhador

Deve ser usada uma postura de três pontos de apoio, ao entrar e sair de um empilhador. Duas mãos e um pé devem estar em contacto com o empilhador durante todo o tempo. Além disso, ter as mãos e os sapatos limpos reduzirá ainda mais a possibilidade de escorregar. 

  1. Como ler uma placa de identificação de empilhador 

Todos os empilhadores devem ter uma placa de identificação legível e precisa. Para cada acessório especial, também deve ser fixada no empilhador uma placa de informação refletindo as mudanças na capacidade de carga. 

O operador deve ter o cuidado de observar e seguir as limitações listadas na (s) placa (s) de identificação, incluindo áreas designadas, capacidades de elevação, dimensão da bateria, etc. 

  1. A operação de um empilhador com carga versus sem carga 

Um empilhador carregado é mais estável do que um empilhador sem carga devido à mudança de localização do centro de gravidade combinado. 

  1. O papel dos pedestres na operação segura de empilhadores

Os pedestres (colaboradores que se movimentam a pé no local de trabalho) desempenham um papel na segurança, assim como os operadores. Os pedestres devem compreender e estar conscientes das características operacionais dos empilhadores, bem como do ambiente que compartilham com os empilhadores. 

Devem usar sempre caminhos de passagem designados. Também é responsabilidade dos pedestres prestar atenção ao passar pelas portas e entrar em áreas onde os empilhadores operam e onde o produto é empilhado, armazenado ou movido. Também é importante fazer contacto visual com o condutor do empilhador. Nunca se deve presumir que o pedestre é visto pelo operador. 

  1. A necessidade de inspecionar o empilhador antes de o operar 

É necessário que todos os operadores realizem inspeções pré-operação para identificar se todos os sistemas do empilhador funcionam corretamente antes de serem colocados em serviço. Motores, transmissões, travões, mastro e sistemas hidráulicos, sistemas elétricos, acessórios, etc. devem estar todos a funcionar corretamente. Caso contrário, o empilhador deve ser identificado/removido de serviço e as necessárias reparações devem ser feitas antes de operar o empilhador. 

  1. Como operar um empilhador em rampas

Alguns empilhadores não devem ser operados em rampas. Consulte sempre o manual de operador do empilhador apropriado, para obter instruções sobre a operação correta em rampa. 

  1. Como a segurança de empilhadores é reforçada 

Cada empregador deve designar uma pessoa responsável para reforçar as regras e práticas de segurança, bem como corrigir o comportamento inseguro de operadores. 

  1. Há muito mais na formação de segurança de operador de empilhador do que apenas a execução de um teste. 

Apesar desta formação de operador envolver a execução final de um teste, os formandos também assistirão a vídeos de formação formal, receberão recursos visuais e participarão em demonstrações práticas de empilhadores e operação supervisionada de equipamentos. Cada empregador também tem a responsabilidade de treinar os operadores de empilhador e pedestres quanto ao seu ambiente de trabalho e aplicação específica onde o(s) empilhador(es) será(ão) usado(s). Idealmente, os operadores de empilhador devem ser avaliados no ambiente real onde irão usar o empilhador, seja no seu armazém ou centro de distribuição, ou outro. 

 

Interessado em saber mais sobre os nossos programas de Formação de Operadores? 

 
Toyota Caetano Portugal - Empilhadores
Formação
 
Se está interessado em acompanhar o setor siga-nos nas redes sociais /Subscreva a nossa newsletter:
 

Subscrever Newsletter
Limpar tudo