Os stackers elétricos são compactos e manobráveis e podem elevar paletes até 6 metros de altura. Projetados para operações de empilhamento leve a pesado, a nossa gama de stackers oferece ótimo desempenho durante o transporte horizontal, separação de pedidos, empilhamento em bloco e empilhamento em altura elevada. Quer seja utilizado nas traseiras de uma loja, em armazéns ou em centros de distribuição ou fábricas para transporte de longa distância, encontrará o modelo certo na nossa gama.
Ajudamo-lo a encontrar o melhor stacker para a sua empresa, com a ajuda dos seguintes passos:
Siga o guia descubra qual é o stacker elétrico mais adequado para si!
Aqui reunimos perguntas e respostas frequentes sobre stackers elétricos para o ajudar a encontrar o seu próximo empilhador de paletes.
Os stackers elétricos da Toyota Material Handling são compactos e altamente manobráveis, com capacidades de carga de 1 a 2 toneladas e alturas de elevação até 6 m. Muito adequados para aplicações de armazenamento em armazéns, áreas de produção ou lojas. A gama inclui modelos pedestres, de plataformas e stand-in.
Os stackers para trabalhos ligeiros, com o BT Tyro SHE e o Toyota Staxio HWE, foram concebidos para uma utilização ocasional: algumas elevações e movimentos ao longo do dia. Se pretender que um stacker tenha um desempenho frequente, recomenda-se que opte por uma máquina para trabalhos de intensidade média e pesada.
Para evitar danos no stacker quando este sobe uma rampa ou passa por cima de soleiras, deve ser escolhido um modelo com braços de apoio elevatórios. Os braços podem elevar-se e foram concebidos para superar rampas.
Existem diferentes razões para escolher um stacker com plataforma ou um stacker com operador apoiado em vez de um stacker pedestre. Se pretender aumentar a produtividade, uma máquina com plataforma será mais rápida. Se pretender melhorar a ergonomia e a segurança do condutor, os stackers de operador em pé/apoiado, podem oferecer mais proteção e conforto.
Depende do tipo e dimensão da bateria. No caso de baterias de chumbo-ácido, recomenda-se escolher uma capacidade de bateria que dure o dia inteiro, uma vez que o carregamento demora 8 horas. Para operações de alta intensidade e com vários turnos, as baterias precisam ser substituídas. Uma opção mais flexível é a tecnologia de iões de lítio, disponível em toda a gama de stackers. Esta, permite o carregamento entre mudanças de turno e sempre que o stacker não está a ser usado, possibilitando um funcionamento quase contínuo do equipamento.
Na sua essência, ambos podem realizar tarefas semelhantes, de transportar paletes e armazená-las em altura. As principais diferenças são:
No entanto, o compartimento de operador de um empilhador retrátil está bem distribuído e oferece maior conforto e proteção durante o turno. Se estiver à procura de um empilhador também para a utilização no exterior, recomendamos que consulte o nosso guia de empilhadores elétricos.
As cargas têm diferentes tamanhos. O comprimento e a largura ajudam-no a definir o porta-cargas adequado. Quanto mais comprido for a carga, maior será o centro de carga. As dimensões da carga podem afetar a capacidade de elevação do seu empilhador e apresentar limitações em termos de largura do corredor.
A saliência da palete ocorre quando as mercadorias são maiores do que a palete. Isto pode causar danos na carga. O tamanho correto do seu porta-cargas ou uma melhor colocação das mercadorias na palete melhorará o manuseamento de materiais com um empilhador.
Os stackers da Toyota podem elevar cargas até 2000kg. Para capacidades de carga superiores, oferecemos empilhadores retráteis ou empilhadores elétricos contrabalançados.
Um stacker com mastro retrátil - o mesmo princípio de um empilhador retrátil - será uma boa solução quando os braços de suporte do seu stacker estiverem obstruídos ao nível do solo por, por exemplo, um transportador, estantes ou outros obstáculos. Estes stackers também permitem o carregamento lateral. A Toyota oferece stackers de mastro retrátil com e sem plataforma.
Quando procura melhorar a sua produtividade, os stackers duplos podem ser a solução certa. Foram concebidos para manusear duas cargas ao mesmo tempo, permitindo-lhe movimentar o dobro da carga. O seu chassis compacto, mastros baixos e manuseamento de paletes duplas também os torna úteis para carregar ou descarregar camiões.
Na maioria dos casos, os stackers são utilizados para manusear as paletes EURO a partir do lado curto. Algumas empresas têm paletes fechadas, paletes pequenas ou suportes de carga não normalizados para transportar mercadorias. A Toyota tem uma vasta gama de stackers e opcionais para se adequar a diferentes suportes de carga, por exemplo, diferentes opções de largura sobre garfos, modelos com mastro extensível e modelos com braços de suporte abertos (straddle).
Para corresponder aos diferentes suportes de carga existentes no mercado e para otimizar a estabilidade da carga que está a ser manuseada. Largura típica sobre os garfos: 570 mm para paletes da UE.
O comprimento típico dos garfos é de 1150 mm, ideal para manusear paletes com 1200 mm de comprimento, como a palete UE. Os stackers também podem ser equipados com garfos mais compridos, até 1400 mm, adequados para manusear suportes de carga mais compridos.
O empilhamento em bloco é uma forma de armazenar mercadorias: as cargas (paletes ou outras unidades) são colocadas no chão e empilhadas umas sobre as outras, formando pilhas até uma altura estável e segura. Os stackers são ideais para empilhamento em bloco, de paletes. São mais estreitos do que o lado mais curto de uma palete EURO, otimizando assim ao máximo a utilização do espaço.
A largura do corredor é o espaço mínimo que um empilhador necessita para virar num corredor (ou entre estantes, ou outro, para colocar ou retirar uma carga).
O cálculo varia consoante o modelo. As especificações que devem ser consideradas para calcular a largura do corredor (Ast) são as seguintes
Os dados sobre a largura do corredor são mencionados na ficha técnica de cada stacker; a comparação das fichas técnicas de vários modelos permite-lhe encontrar a melhor combinação para a sua operação.
Um stacker pedestre é muito compacto e tem uma largura de corredor típica de 2200 mm (transportando uma palete UE sem saliência). Se optar por uma versão com plataforma ou stand-in, a largura necessária aumenta para cerca de 2500 mm. Um empilhador retrátil necessita de uma largura mínima de corredor de cerca de 2800 mm.
Se quiser comprar um novo stacker, tem de se certificar de que o equipamento é adequado ao espaço. Aqui estão quatro coisas que deve ter em mente para encontrar o empilhador certo para a largura do corredor que tem:
Para saber a altura máxima de elevação, descubra a altura da viga mais alta da estante e adicione 150-200 mm para dar ao operador algum espaço de manobra extra para arrumar a carga.
Os modelos ligeiros, os stackers duplos e as máquinas de mastro único, como o Toyota BT Staxio HWE100 e SWE080L, foram concebidos para aplicações de baixa elevação. Estes mastros vão até 2 m. Todos os outros stackers têm uma gama de mastros com alturas de elevação até 6 m.
A altura superior do stacker ou a altura do mastro recolhido, definirão a altura mais baixa que se pode obter. Tenha em atenção que, a secção interior de um mastro sem elevação livre, eleva-se assim que os garfos começam a subir, aumentando o ponto de passagem mais baixo. Tenha também em atenção, a altura de elevação dos braços de suporte, uma vez que também influenciam a altura total.
A capacidade de carga ou capacidade nominal de um stacker é calculada como o peso máximo que pode elevar a uma altura pré-determinada, quando o seu centro de carga se encontra num determinado ponto. Se a carga tiver de ser elevada acima dessa altura, ou se o centro de carga estiver mais afastado, a capacidade será reduzida. É isso que é a capacidade residual: a capacidade real de elevação numa determinada situação, que pode ser inferior à capacidade nominal.
Dependendo da aplicação e da altura de elevação necessária, a gama de stackers da Toyota vem com estes tipos de mastro:
Mastro mono de uma fase: Este é um mastro posicionado centralmente. Adequado para alturas de elevação baixas onde o operador trabalha frequentemente perto do stacker, por exemplo, quando o utiliza como mesa de trabalho.
Mastro de três fases com cilindro de elevação central: Um mastro de três secções com cilindro de elevação central e elevação livre máxima para alturas de elevação muito elevadas em combinação com uma altura de mastro baixa.
Não, os stackers não foram concebidos para utilização no exterior. Os equipamentos adequados para utilização no interior e exterior são os empilhadores contrabalançados elétricos, empilhadores diesel ou gas/gasolina ou empilhadores retráteis para exterior.
Os stackers podem, de facto, ser utilizados para trabalhar de forma mais ergonómica ao retirar mercadorias das paletes. Os garfos podem ser colocados à altura do picking. Melhor ainda, os modelos Toyota BT Staxio HWE100 e SWE080L vêm com a opção de ajuste automático da altura, em que uma fotocélula deteta quando algo é colocado na palete ou retirado e ajusta automaticamente a altura para a melhor altura de recolha. Ideal para reabastecimento em lojas ou para servir como pequenas estações de trabalho numa linha de produção onde os produtos são embalados e preparados antes de serem transportados.
Ao selecionar um stacker, deve verificar se o modelo é capaz de funcionar nas inclinações que tem no seu local de trabalho. A classificação sobre a capacidade de subida, pode ser encontrada na ficha técnica do stacker. A capacidade máxima de subida é a inclinação máxima que um stacker pode subir num curto período. A capacidade de subir um declive é importante, mas também a de o descer em segurança, quando carregado. A distância ao solo do stacker também deve ser tida em consideração.
Os stackers com braços de apoio elevados podem ser utilizados para carregar ou descarregar camiões a partir da traseira de um camião, através de um cais de carga ou de uma porta traseira. Os stackers duplos são altamente eficientes e adequados para esta aplicação. A gama de stackers com mastro retrátil também é capaz de carregar um camião a partir da lateral.
Os stackers Toyota foram concebidos para trabalhar eficazmente sem necessidade de modificações em temperaturas até 0°C. No entanto, para temperaturas tão baixas como -30°C, é recomendado adicionar proteção aos stackers. As características específicas podem incluir óleo para câmaras frigoríficas, plataformas antiderrapantes e baterias aquecidas.
Para questões relacionadas com câmaras frigoríficas, entre em contacto com os nossos especialistas de vendas.