Estabilidade, confiança e segurança são aspetos importantes no manuseamento de mercadorias. O sistema SAS acompanha constantemente as operações do empilhador e de forma automática toma ações corretivas quando deteta fatores que podem levar o empilhador e a carga a instabilidade.
Ao monitorizar ativamente os principais parâmetros de desempenho do empilhador, o risco de possíveis acidentes é reduzido e a quantidade de manuseamento de paletes é maximizada. Isto permite que os operadores trabalhem com total confiança, mantendo a máxima produtividade durante todo o dia de trabalho.
"O SAS garante segurança e produtividade para o operador e é exatamente o que os clientes que operam em ambientes desafiantes necessitam", explica Vitor Monteiro, Diretor Divisão Norte na Toyota Caetano Portugal.
É essencial que o operador manuseie as cargas em altura, sem stress e sem causar danos à propriedade ou carga. Isto resultará em mais movimentos de paletes e menores custos operacionais. A função SAS - Controlo de Mastro, não monitoriza apenas a altura da carga e a posição do mastro, mas também define a velocidade otimizada do mastro e o ângulo de inclinação máximo, para esses parâmetros. Desta forma, o balanço do mastro será minimizado, permitindo que os operadores armazenem ou recolham as paletes em altura, mais rapidamente.
+ Operadores mais confiantes e produtivos
+ Menos danos na carga/infraestrutura ou perda de carga
+ Redução de acidentes
+ Mais paletes movimentadas
+ Menor custo operacional
Ajustar os garfos para uma posição horizontal nivelada, para pegar uma palete, exige um pouco mais de tempo. Com a função SAS - Nivelamento Automático, os garfos ficam imediatamente nivelados ao pressionar um botão, tornando esta tarefa simples e rápida para o operador, para um manuseamento de carga mais eficiente e produtivo, especialmente em altura. O nivelamento dos garfos ajuda o operador a empilhar as mercadorias de forma correta e uniforme, evitando danos nas mercadorias e nas estantes, reduzindo os custos.
+ Operadores mais confiantes e produtivos
+ Menos danos na carga e infraestrutura
+ Mais paletes movimentadas
+ Menor custo operacional
Curvar sem ajustar a velocidade, aumenta o risco de acidente. Atuando ainda mais rápido do que o mais experiente operador, o SAS ajuda a proteger os operadores, ao fazer uma curva sem comprometer a segurança e a produtividade. Os modelos Traigo e Tonero de 4 rodas possuem o patenteado Cilindro de bloqueio do eixo traseiro SAS, que proporciona uma estabilidade lateral inigualável nas curvas, bloqueando automaticamente o movimento de oscilação do eixo traseiro. Na gama Traigo de 3 rodas, o SAS otimiza a velocidade de condução em curva. Desta forma, a estabilidade do empilhador permanece sempre sob controlo.
+ Operadores mais confiantes e produtivos
+ Menos danos no empilhador
+ Redução de acidentes
+ Mais paletes movimentadas
+ Menor custo operacional
Reduz tensões físicas nos operadores, oferecendo-lhes uma posição de condução confortável, que afetará positivamente a produtividade e a segurança. O Sincronizador Ativo de Direção SAS alinha automaticamente o volante com a posição das rodas traseiras. Este alinhamento ajuda os operadores a terem uma posição de condução mais ergonómica e a manobrar o empilhador de forma mais eficiente, para operações seguras e produtivas. Adicionalmente, a nossa gama de 4 rodas tem um design exclusivo do eixo traseiro, com cilindro de bloqueio de oscilação, oferecendo estabilidade superior e conforto, ao condutor, em todas as condições de piso.
+ Operadores mais confiantes e produtivos
+ Mais paletes movimentadas
+ Menor custo operacional
O SAS contribui ativamente para a segurança no local de trabalho, com um sistema dinâmico composto por 10 sensores, 3 atuadores e 1 controlador. Este sistema permite ao SAS supervisionar constantemente as operações do empilhador, e automaticamente toma medidas corretivas, assim que deteta fatores que podem levar à instabilidade do equipamento ou da carga. Seis funções tecnologicamente avançadas trabalham em conjunto para manter ativamente operador e produtos em segurança durante as operações – aumentando a produtividade e reduzindo os custos.
Cilindro de bloqueio do eixo traseiro
Se o empilhador ficar instável enquanto curva, o cilindro SAS, patenteado, bloqueia o eixo traseiro, para aumentar a estabilidade e reduzir o risco de capotamentos laterais.
Redução de velocidade em curva
Se o SAS detetar que a velocidade em curva é elevada, sobrepõe-se ao condutor, reduzindo automaticamente a velocidade, para manter as rodas e a carga na posição correta.
Controlo do ângulo de inclinação do mastro
O SAS impede que a carga e o empilhador tombem perigosamente para a frente. Monitoriza a altura da carga e a posição do mastro e se necessário, limita o ângulo de inclinação do mastro.
Controlo da velocidade de inclinação do mastro
O risco aumenta, quando as cargas são inclinadas para trás muito rapidamente. O SAS analisa os possíveis fatores de risco e reduz a velocidade de inclinação do mastro, em conformidade.
Nivelamento automático dos garfos
Com o nivelamento automático dos garfos SAS, os garfos ficam nivelados com um simples premir de um botão, tornando mais fácil e rápido o trabalho para o operador.
Sincronizador ativo da direção
Ao eliminar o desfasamento da direção hidráulica, as rodas traseiras ficam automaticamente alinhadas com o volante. Operadores trabalham com confiança, pois sabem sempre em que direção o empilhador se vai mover.