As paletes são estruturas planas utilizadas para o transporte e expedição, que permitem mover cargas unitárias de forma mais económica, segura e ergonómica.
O uso das paletes como as conhecemos hoje, foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial. Normalmente feitas de madeira, plástico, metal, ou mais recentemente de papelão, a escolha do material geralmente depende da carga e do meio ambiente em que vai ser utilizada.
A palete europeia original foi desenvolvida pela BT, SJ (Svenska Järnvägar) e Gyllsjö Träindustri para movimentar mercadorias em ferrovias. A medida 800 x 1200 mm, foi padronizada e a europalete é a palete mais utilizada na Europa atualmente.
Não existem dimensões padrão especificas a nível internacional porque as definições, terminologias e padrões de construção variam bastante de país para país. No entanto, padrões nacionais e dimensões locais não oficiais são comuns, portanto, entre em contato com a sua associação ou organização local para obter mais informações.
Nem todos os tipos de empilhadores industriais são compatíveis com todos os tipos de paletes – certifique-se de verificar as dimensões das paletes e o tamanho da carga (incluindo a saliência) antes de especificar os seus requisitos sobre os garfos. O peso e o tipo de material afetam diretamente o centro de gravidade da carga, tal como, a capacidade residual da máquina, necessária para o empilhamento.
Os tamanhos das paletes de madeira são variáveis, dependendo do propósito. No entanto, a dimensão da palete mais comum e usada na Europa é de 1200 x 800 mm.