;

Que peso posso elevar com o meu empilhador?

Conheça a capacidade correta para o seu empilhador

Como calcular a capacidade real de um empilhador

Como qualquer operador de empilhador sabe, carregar e manobrar um empilhador é muito mais difícil do que parece. Pegar, mover e depositar uma carga com segurança envolve um complexo ato de equilíbrio com a força da gravidade. Da mesma forma, a capacidade de movimentação de carga de um empilhador é um tópico mais complexo do que imagina. Se um empilhador tiver uma capacidade nominal de 2,0 toneladas, isso não significa necessariamente que eleve todas as cargas até este peso. Neste guia, responderemos a algumas das perguntas mais comuns sobre a capacidade de empilhador e mostraremos como calcular o peso que um empilhador pode realmente elevar.

Qual é a diferença entre Capacidade de carga e Capacidade residual?

centro de carga empilhadores toyota

Um empilhador indicará a sua capacidade de carga ou capacidade nominal. Isto é calculado como o peso máximo que ele pode elevar a uma altura pré-determinada quando o seu centro de carga está num determinado ponto.

Se a carga precisar de ser elevada acima dessa altura ou o centro de carga estiver mais distante, a capacidade será reduzida. É isto que é capacidade residual: a capacidade real de elevação numa determinada situação, que pode ser menor que a capacidade nominal.

O que é o Centro de carga?

O centro de carga é a distância horizontal da face vertical dos garfos ao centro de gravidade da carga. Os centros de carga standard variam de acordo com a capacidade nominal do empilhador e serão um dos seguintes:

  • 0 – 1.000 kg: 400 mm
  • 1.001 – 5.000 kg: 500 mm
  • 5.001 – 10.000 kg: 600 mm

Em alguns casos, o centro de carga de um empilhador pode diferir do exemplo padronizado acima, portanto, verifique sempre a ficha de dados do empilhador que está a considerar.

Como podem os acessórios do empilhador afetar a capacidade?

A adição de um acessório de empilhador reduz a capacidade de elevação do empilhador, em primeiro lugar devido ao peso adicional e, em segundo lugar, porque normalmente move o centro de carga do empilhador mais para a frente. Se estiver em dúvida sobre o quanto um acessório reduzirá a capacidade da sua máquina, fale com um representante do produto antes de adicioná-lo.

Qual a capacidade que eu realmente preciso?

Claro, isto depende do tipo de carga que deseja transportar, bem como quão alto precisa de elevá-la. Para começar, aqui estão algumas perguntas que deve fazer:

  • Qual é o peso da minha carga? Pese a palete mais pesada que precise de elevar durante as operações. É melhor manter uma margem de erro, por precaução, em vez de arriscar sobrecarregar um empilhador.
  • A que altura preciso de elevar as minhas cargas? Meça a prateleira mais alta que necessita de alcançar e adicione uma margem de segurança de 200 mm.
  • Qual é o comprimento da minha maior carga? Lembre-se de que cargas mais longas podem empurrar o centro de carga para fora.
  • Que tipo de acessórios o empilhador usará? Lembre-se de levar em consideração o peso e a posição deles.

Capacidade nominal e residual - um exemplo com Traigo 48

A capacidade nominal de um empilhador é baseada no modelo e relacionada ao (contra)peso do equipamento. No exemplo abaixo, o Traigo48-8FBE16T tem uma capacidade nominal de 1,6 toneladas. Na tabela pode ver que a máquina tem uma capacidade residual de 1,6 toneladas com um centro de carga de 500 mm até a altura determinada de 5000 mm.

No entanto, se quiser elevar a carga acima de 5.000 mm ou se o centro de carga for movido, verá que a capacidade real de elevação diminui, que é o que chamamos de capacidade residual. Outros fatores que têm impacto no centro de carga, como acessórios do empilhador, comprimento do garfo, formato da carga, etc. também serão refletidos na capacidade residual. Se um ou mais desses fatores afetar o centro de carga, empurrando-o para, por exemplo, 1000 mm, pode ver na tabela que a capacidade residual é de apenas 990 kg.

Resultado de capacidade residual

Com capacidade nominal de 1,6 t para Traigo48-8FBE16T

  Centro de carga (mm)
Altura (mm) 500 600 1000
3000 1600 1420 990
4000 1600 1420 990
5000 1600 1320 930
6000 1510 1160 800
7000 750 660 460
7500 550 490 340

* A capacidade nominal descreve o peso máximo que um empilhador pode elevar a uma determinada altura no centro de carga padronizado

Nominal capacity

Segurança primeiro

empilhadores segurança

Para garantir a segurança dos seus funcionários, é crucial primeiro calcular a altura máxima e o centro de carga das cargas e espaços de armazenamento com os quais trabalha. Em seguida, certifique-se de que os seus empilhadores podem lidar com esses trabalhos – o que significa verificar não apenas a sua capacidade nominal, mas a sua capacidade residual para essa situação.

Cada empilhador tem um gráfico de capacidade de carga que indica o peso real que pode elevar em várias alturas e centros de carga. Isto ajudará a determinar se o empilhador que você está a pensar comprar é adequada para os trabalhos que tem em mente.

A Toyota Material Handling oferece uma ampla gama de empilhadores, desde opções elétricas de 3 rodas de 1,0 tonelada até opções elétricas de alta capacidade de 8,0 toneladas. Para descobrir qual empilhador é a escolha certa para o seu negócio, conheça agora a nossa gama ou entre em contato com um dos nossos especialistas em produtos.

Descobrir gama

Assuntos relacionados

Guia de empilhador elétrico

Siga este guia passo a passo para encontrar o melhor empilhador para o seu negócio. Também dá acesso a informações e conhecimentos úteis ao longo do caminho.

Inicie o guia >>

Guia de largura do corredor

Guia de largura do corredor

A largura do corredor de um empilhador é um fator importante a ter em consideração ao comprar um empilhador ou projetar um novo armazém.

Leia mais >>

Guia de mastro para Empilhadores

Quais são os critérios para definir o tipo de mastro certo? Este guia fornecerá a orientação que precisa.

Leia mais >>

Guia de Paletes

Os paletes ainda são o transportador mais comum para o transporte de mercadorias com empilhador. Saiba mais sobre os tamanhos e materiais disponíveis.

Leia mais >>

Limpar tudo